BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017): DA PROPOSIÇÃO AOS ATRAVESSAMENTOS NEOLIBERAIS

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

DOI
10.29327/157695.1-33  
Título do Trabalho
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017): DA PROPOSIÇÃO AOS ATRAVESSAMENTOS NEOLIBERAIS
Autores
  • Thays Romeiro de Oliveira
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Escola Básica
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/397558-base-nacional-comum-curricular-(2017)--da-proposicao-aos-atravessamentos-neoliberais
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Currículo, Base Nacional Comum Curricular, Neoliberalismo.
Resumo
Este trabalho tem a perspectiva de sintetizar discussões atuais acerca da Base Nacional Comum Curricular (2017), que se fundam na identificação do neoliberalismo na configuração do cenário educacional, particularmente, o curricular. Esta tentativa de identificação ancora-se na hipótese de que os sentidos atribuídos ao neoliberalismo na proposição da Base Nacional Comum Curricular estão orientados pela defesa do mito da qualidade da educação, alinhado à nova ordem econômica, política e social. Organizamos a exposição das análises apoiada em estudo qualitativo-descritivo, que, de um lado delineia atravessamentos do neoliberalismo na reclamação e proposição da Base Nacional Comum Curricular, particularmente os retratados no/pelo Movimento pela Base; de outro, identifica o neoliberalismo no campo do currículo, e em especial na Base Nacional Comum Curricular, como expressões do neoliberalismo educativo, que abandona o campo social e político para ingressar no mercado e funcionar segundo sua lógica. No Brasil, o neoliberalismo passa desde a década de 1990 a impulsionar reformas do Estado materializadas enquanto práticas políticas, econômicas, ideológicas após a promulgação da Constituição Federal de 1988, sob pressão de Organizações e Organismos Internacionais oriundas do Consenso de Washington (1989). Perante contingências históricas como estas, não há como o currículo ser neutro, uma vez que é produto do equilíbrio de interesses das forças que disputam e constroem o sistema educativo padronizado por meio de avaliações. Seu caráter homogeneizador não dá conta das especificidades e particularidades, porque não considera as experiências vividas, as desigualdades, as violências e problematizações que devem incorporar o conhecimento escolarizado, e por isso forja a ideia de igualdade de oportunidades. A base e o movimento que a sustenta, não estão interessados na materialidade das relações da sociedade e, sim, voltados aos interesses do mercado e das grandes empresas, limitados pelas competências e habilidades mensuradas por um sistema de avaliação. Diante disso, a importância dos resultados de avaliações em larga escala ignora o protagonismo dos professores e das entidades ligadas a área da Educação e, neste contexto, a mais forte expressão do neoliberalismo em textos/documentos curriculares se dá pelo caráter normativo e centralizador, que estabelecem o direito à Educação ligado à concessão de serviços educacionais determinados por ideias genéricas prático-instrutivas, que suportam a defesa da qualidade da educação.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

OLIVEIRA, Thays Romeiro de. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017): DA PROPOSIÇÃO AOS ATRAVESSAMENTOS NEOLIBERAIS.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/397558-BASE-NACIONAL-COMUM-CURRICULAR-(2017)--DA-PROPOSICAO-AOS-ATRAVESSAMENTOS-NEOLIBERAIS. Acesso em: 12/05/2025

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