AS VOZES DISCENTES NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA EM TRAVESSIA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - BRASIL

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
AS VOZES DISCENTES NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA EM TRAVESSIA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - BRASIL
Autores
  • Renata Cardoso Oliveira
  • Rita Silvana Santana dos Santos
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Cotidianos
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/396162-as-vozes-discentes-na-construcao-curricular--uma-experiencia-em-travessia-no-curso-tecnico-em-agropecuaria-do-ins
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Vozes discentes, Saberes, Currículo, Instituto Federal
Resumo
O presente artigo emerge de uma dissertação de mestrado, que teve como foco analisar (im)possibilidades de reconhecimento e mobilização dos saberes dos/as discentes na recriação curricular do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Goiano/Campus Posse. O currículo nessa pesquisa é entendido como um texto discursivo carregado de sentidos, construído social e historicamente por todos/as que dele participam, e movimentado pelas experiências cotidianas e saberes dos atores curriculantes. Embasamos nossos estudos nas ideias dos pesquisadores Macedo (2004, 2007, 2012, 2013, 2016), Arroyo (2011), Candau (2011), Lopes e Macedo (2011) acerca da construção curricular. Pautadas na etnopesquisa crítica (MACEDO E COULLON) analisamos o projeto pedagógico do curso visando compreender se, e como, os pressupostos possibilitam a participação discente na (re) construção curricular. Em seguida realizamos entrevistas em grupo com estudantes representantes de turma e concluintes do 3º ano do ensino médio, para entender como as/os discentes se veem no currículo do curso, além da influência dos espaços de escuta discente na construção e/ou mobilização do currículo. A pesquisa evidenciou que efetivar nas Instituições Educacionais os espaços de fala e escuta, a acolhida, o reconhecimento e validação das vozes dos/as discentes oportuniza possibilidades de se verem enquanto atores e protagonistas das suas histórias, e, portanto, construtores de conceitos, ideias, concepções e de currículo. A investigação revelou que as experiências, os sentidos e os significados atribuídos pelos/as discentes acerca do pertencimento ao currículo, estão relacionados com os espaços de escuta possíveis na instituição. Conforme as/os partícipes, os referidos espaços possibilitam a construção identitária enquanto jovem e discente do curso. As descobertas acerca de si e do curso, a superação de inseguranças, a construção de sonhos e projeto de vida, a autonomia e coragem para promover mudanças no curso indicam como as/os discentes se reconhecem como autor/autora do currículo. O estudo indicou que a promoção de diferentes e complementares espaços de fala e escuta dos/das estudantes são fundamentais para o sentir-se discente curriculante do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Goiano/Campus Posse. A instituição de pressupostos pedagógicos e posturas dialógicas são fundamentais a mobilização dos saberes dos/as discentes na recriação curricular.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Renata Cardoso; SANTOS, Rita Silvana Santana dos. AS VOZES DISCENTES NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA EM TRAVESSIA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - BRASIL.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/396162-AS-VOZES-DISCENTES-NA-CONSTRUCAO-CURRICULAR--UMA-EXPERIENCIA-EM-TRAVESSIA-NO-CURSO-TECNICO-EM-AGROPECUARIA-DO-INS. Acesso em: 29/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes