AS CORES DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA QUE MERECE SER CONTADA

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
AS CORES DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA QUE MERECE SER CONTADA
Autores
  • Sarafina Moreira Gomes Carneiro
  • Rita de Cácia Santos Chagas
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Escola Básica
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/396039-as-cores-do-curriculo-na-educacao-infantil--uma-experiencia--que-merece-ser-contada
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Currículo, Educação infantil, Questões étnico-raciais.
Resumo
O descompasso entre o currículo prescrito e o que emerge do chão da escola acerca das questões étnico-raciais, em uma turma da educação infantil, nos desafiou a problematizar sobre as “cores” do currículo da escola municipal Criança Feliz em Riachão de Jacuípe, Bahia. O objetivo deste artigo é relatar a experiência sobre um projeto de intervenção com crianças de uma turma da educação infantil com dificuldade de convívio com as diferenças. Fizemos a opção metodológica pela pesquisa-ação, que viabilizou o diálogo com princípios e prática pedagógica, o que nos ajudou a compreender fenômeno pesquisado, e, ao mesmo tempo, intervir na realidade apresentada. Percebia-se que uma criança branca se recusava a pegar na mão de uma criança negra no momento das atividades coletivas em sala de aula. Situação recorrente que sinalizava a necessidade de realizar práticas educativas voltadas para a afirmação identitária destes sujeitos. Procurou-se desenvolver um projeto de intervenção sobre contação de histórias para trabalhar as questões étnico-raciais e as “cores” do currículo. O projeto teve como foco a identidade da criança negra, que, através da leitura de obras literárias que abordavam cultura, diversidade e questões étnico-racial, tematizou a identidade negra, aqui compreendida como uma construção social, cultural, mediada pelos conflitos ao longo da história. As ações pedagógicas baseadas nas interações e experiências vivenciadas pelas crianças, articuladas com saberes e conhecimentos socialmente construídos, contribuíram para a afirmação da identidade das crianças negras, permitindo-as sentirem-se representadas nas histórias que foram trabalhadas, considerando suas potencialidades e singularidades, o que nos convidou a repensar o currículo numa perspectiva que contemple as questões étnico-raciais. Observou-se que dentro da escola o colorido do currículo se movimentava de acordo com a compreensão que os professores têm sobre o processo formativo das crianças. O lugar da diversidade no currículo e no cotidiano escolar, o que perpassa pelo conhecimento-de-si-mundo dos professores precisa ser trabalhado. Como resultado, observou-se o empoderamento das crianças negras por se identificarem com as histórias trabalhadas no projeto que se cruzavam com suas histórias de vida. A problematização acerca das histórias resultou na interação com a criança que se recusava a pegar na mão das crianças negras. Contudo, evidenciou-se que trabalhar as questões étnico-raciais apenas em um projeto pontual não atende o que preconiza a Lei 10.639/03. Portanto, o currículo se revela potente na dinâmica da formação humana e na reprodução de valores, ideologias e preconceito que se manifestam nas atitudes das crianças da educação infantil/estudantes no chão da escola, mas que pode ser construído outro movimento dos sujeitos, a partir das múltiplas necessidades apresentadas, assim como trabalhar a Lei 10.639/03 na perspectiva da transversalidade no currículo escolar desde a educação infantil.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARNEIRO, Sarafina Moreira Gomes; CHAGAS, Rita de Cácia Santos. AS CORES DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA QUE MERECE SER CONTADA.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/396039-AS-CORES-DO-CURRICULO-NA-EDUCACAO-INFANTIL--UMA-EXPERIENCIA--QUE-MERECE-SER-CONTADA. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes