PERSPECTIVA HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA GUINÉ-BISSAU: CURRÍCULO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 1963- 2017

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
PERSPECTIVA HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA GUINÉ-BISSAU: CURRÍCULO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 1963- 2017
Autores
  • Leonel Vicente Mendes
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Formação de Professores
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/395569-perspectiva-historica-da-formacao-de-professores-na-guine-bissau--curriculo-e-as-praticas-pedagogicas-1963--2017
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Formação de professores; Guiné-Bissau; Currículo; práticas pedagógicas.
Resumo
O presente trabalho constitui o ponto de partida para um projeto de investigação sobre o tema, tendo como o objetivo de analisar de que forma tem ocorrido o processo histórico da formação de professores na Guiné-Bissau e as relações entre as práticas pedagógicas e o currículo de 1963-2017. Essa análise terá como fundamento um olhar analítico e multirreferencial sobre a temática em questão, considerando dois contextos diferentes: O período colonial e pós-colonial. A formação de professores durante o período colonial teve o seu início na Guiné-Bissau, segundo fontes históricas em 1966, com a criação da primeira escola de formação de professores no país, denominada Arnaldo Schultz em Bolama, antiga capital do país, cujo objetivo era formar professor de posto, isso conforme a política educativa que vigorava na época. Essa escola pretendia com isso formar guineenses que se encontravam culturalmente adaptados à realidade que se vivia no território. Os saberes mediados através do currículo nas escolas coloniais guineenses eram voltados a realidade portuguesa, a sua história, a sua geografia, a sua cultura – como a melhor, a mais agradável e a mais heroica. Aos alunos eram apresentados um mundo estranho com o qual eles tinham de se identificar, levados a desprezar a sua comunidade e, afinal, a desprezarem-se a si próprios para imitar o branco – senhor. Ainda durante a luta pela independência sob orientação de Amílcar Cabral, foi construída a Escola Piloto que se destinava aos filhos dos guerrilheiros e também formar quadros guineenses, sobretudo os professores que atuavam nas escolas de regiões libertadas. A Escola Piloto assegurava a formação de quadros para que, na perspectiva da reconstrução nacional, pudessem contribuir positivamente para o projeto da reconstrução que estava sendo pensado. Depois da independência na tentativa de superar a alta taxa de analfabetismo foram criadas algumas escolas de formação de professores, destacando seguintes: Em 1974 foi criado o Centro de Formação de Professores Máximo Gorki. Foi uma extensão dos centros criados na Guiné-Conacri e do Centro de Jabadá, uma zona libertada da Guiné- Bissau, na luta de libertação. Em 1980, foi criada em Bissau, a Escola Normal 17 de Fevereiro, com o plano de estudos que vigorava em Portugal na altura. Este continua atualmente a formar professores do ensino básico, em Bissau. Em 1975, criou-se a escola de Formação Amílcar Cabral, em Bolama, para a formação de professores de ensino básico. Em 1979, foi aberta a Escola Normal Superior TchicoTé para a formação de professores para o ensino secundário, com duração de três anos, com grau de bacharelato. Em termos metodológicos o trabalho irá desenvolver-se a partir da perspectiva interdisciplinar possibilitando um diálogo horizontal entre o campo da educação e outras áreas do conhecimento.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MENDES, Leonel Vicente. PERSPECTIVA HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA GUINÉ-BISSAU: CURRÍCULO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 1963- 2017.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/395569-PERSPECTIVA-HISTORICA-DA-FORMACAO-DE-PROFESSORES-NA-GUINE-BISSAU--CURRICULO-E-AS-PRATICAS-PEDAGOGICAS-1963--2017. Acesso em: 02/08/2025

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