O QUE É A PEDAGOGIA VIVENCIAL? UMA DIDÁTICA CRIATIVA AUTORIZANTE?

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
O QUE É A PEDAGOGIA VIVENCIAL? UMA DIDÁTICA CRIATIVA AUTORIZANTE?
Autores
  • Zoraya Maria de Oliveira Marques
Modalidade
Oficina Artcurrículo (sob indicação da Coordenação do Evento)
Área temática
Currículo, Diversidade e Didáticas
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/387792-o-que-e-a-pedagogia-vivencial-uma-didatica-criativa-autorizante
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Pedagogia Vivencial. Atos de Currículo. Interpretação Musicada.
Resumo
Pretendemos pretende EXPERIENCIAR 04 espaçostempos imaginativos, mediante o entrelaçamento de extratos teóricos e provocativos musicais, literários, poéticos e humorísticos, enfatizando múltiplas possibilidades didáticas que a presença da linguagem multirreferencial reinventa no ensino superior. Para tanto, iremos abordar CONTEUDOS distintos e intercomplementares, como: 'Tensionando as implicações do Currículo Ato e Diversidade; As ressonâncias dos Etnométodos produzidos por Atores e Atrizes Curriculantes; O que é a Pedagogia Vivencial? Quando se torna Didática Criativa Autorizante? ; Vivendo a Interpretação Musicada e as Linguagens Artísticas no Ensino Superior'. No que se refere a METODOLOGIA de trabalho, Os princípios de trabalho desta Oficina se inspiram na Teoria Etnoconstitutiva de Currículo tecida por Macedo (2016) uma vez que se constituem em meio as (in)certezas e debates sobre o significado de aprender-ensinar-aprender. Não é por outra razão que, é através da experimentação de expedientes didáticos musicais - que privilegiam a produção de sentidos e o reconhecimento de que também se aprende pelos sentimentos - que ela se singulariza, reinventa, seduz, questiona, cutuca, encanta e se revela em etnométodos que se (des)arrumam em processos de aprendizagem questionante e autorizante. Há, no entanto, uma única e incontornável ‘EXIGÊNCIA’ que precisa ser atendida com a antecedência máxima de 07 dias (com relação a data em que acontecerá a Oficina): todos os inscritos e inscritas precisarão enviar para o e-mail: projetounebcomunidade@outlook.com o nome da Música que considerariam como “a canção da sua vida”, caso fossem elegê-la como tal. No que se refere a AVALIAÇÃO, por se desenrolar na dinâmica formacional do encontro humano, prenhe de imprevisibilidades e potências, a Reunião de Cooperativa Freinet (eu proponho, eu critico, eu parabenizo) reúne as construtivas condições de feedback, ágil e direto, consoantes com esta proposição oficineira. E finalmente, no que diz respeito as referencias teóricas que darão corpo as atividades, proposições e experiencias que iremos compartilhar, teremos como interlocutores bem próximos: ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Como desenvolver o potencial criador: um guia para a libertação da criatividade em sala de aula. 2º. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992. CUNHA, Maria Isabel da. Inovação como perspectiva emancipatória no ensino superior: mito ou possibilidade? In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) - Rio de Janeiro: DP & A, 2000. FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, l996. 165p. (Coleção Leitura). MACEDO, Roberto Sidnei. A Teoria Etnoconstitutiva de Currículo: Teoria-Ação e Sistema Curricular Formacional. Curitiba: Editora CRV, 2016. FREIRE Paulo Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à prática educativa: Paz e Terra, 1996. MARQUES, Zoraya M de O Marques. Projeto de Experiências Criadoras/PEC. Serrinha: UNEB, 2015.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARQUES, Zoraya Maria de Oliveira. O QUE É A PEDAGOGIA VIVENCIAL? UMA DIDÁTICA CRIATIVA AUTORIZANTE?.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/387792-O-QUE-E-A-PEDAGOGIA-VIVENCIAL-UMA-DIDATICA-CRIATIVA-AUTORIZANTE. Acesso em: 03/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes