O ENTRELAÇAMENTO DA MATEMÁTICA COM A LITERATURA INFANTIL: UM CAMINHO PARA AULAS LÚDICAS

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
O ENTRELAÇAMENTO DA MATEMÁTICA COM A LITERATURA INFANTIL: UM CAMINHO PARA AULAS LÚDICAS
Autores
  • Rhebeca Oliveira Mendonça
  • MARIA CECILIA SILVA DE AMORIM
  • MARIA GORETTI QUINTILIANO CARVALHO
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Escola Básica
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/385682-o-entrelacamento-da-matematica-com-a-literatura-infantil--um-caminho-para-aulas-ludicas
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Literatura Infantil, Matemática, Interdisciplinaridade.
Resumo
Esse texto vincula-se ao desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso - TCC de graduação em Pedagogia em uma Universidade Estadual. O tema abordado é o entrelaçamento do ensino da matemática à literatura infantil nos anos iniciais enquanto prática curricular, cujas vertentes poética e estética podem favorecer a aprendizagem, tornando o processo mais fluido e interdisciplinar, além de lúdico. Nossa abordagem é qualitativa com levantamento de dados em bases de pesquisa, pesquisa bibliográfica e análise de obras literárias pesquisadas até o momento, as quais contribuem ou possibilitam o entrelaçamento proposto. O estudo teórico fundamenta-se nos referenciais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e suas possibilidades bem como em autores como Coelho (2000), Matos (2005), Smole (2001), Machado (2012) os quais discutem sobre a literatura infantil. No que tange à educação matemática, apresentam-se contribuições de D’Ambrosio (1996), Kamii (2012) e Lopes (2014). Acreditamos que o ensino que parte da literatura e suas funções estéticas envolvendo a matemática, quando bem articulado, pode facilitar e enriquecer o processo de construção do letramento das crianças. Trazemos a literatura infantil como ponto de partida para o letramento e o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos, considerando a oportunidade de inserir novos conhecimentos ou problematizações de forma interdisciplinar no fazer pedagógico. Segundo Coelho (2000), a literatura, em especial a infantil, tem uma tarefa a cumprir na sociedade: a de servir como agente de formação, seja na espontaneidade do convívio leitor/ livro, seja no leitor/ texto estimulado pela escola. O ensino da matemática na educação básica, especialmente no primeiro ciclo da alfabetização deve contar com o apoio de outras disciplinas curriculares visando ampliar a visão de mundo e o que Magda Soares abordou como letramento. Desse modo, o professor que alia literatura e matemática poderá obter melhores resultados com a alfabetização de forma global. A literatura infantil emerge com oportunidades de ressignificar experiências através das jornadas formativas, encontros e oficinas com repertório renovado. Até o momento, a pesquisa conta com um levantamento de trabalhos publicados em duas bases: o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Diante da pesquisa que vem sendo desenvolvida e o levantamento de dados que será apresentado, percebe-se que há um número reduzido de pesquisas acadêmicas as quais, teses e dissertações, que abordam o entrelaçamento da matemática à literatura. Assim, entendemos que a possibilidade de atender as duas áreas sendo a linguagem e a matemática de forma interdisciplinar a partir da experiência escolar no ciclo de alfabetização, pode vir a ser trabalhada por meio de diferentes modalidades organizativas tais como atividades permanentes, sequências didáticas e projetos que vislumbram a interdisciplinaridade.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MENDONÇA, Rhebeca Oliveira; AMORIM, MARIA CECILIA SILVA DE; CARVALHO, MARIA GORETTI QUINTILIANO. O ENTRELAÇAMENTO DA MATEMÁTICA COM A LITERATURA INFANTIL: UM CAMINHO PARA AULAS LÚDICAS.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/385682-O-ENTRELACAMENTO-DA-MATEMATICA-COM-A-LITERATURA-INFANTIL--UM-CAMINHO-PARA-AULAS-LUDICAS. Acesso em: 05/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes