PODEM AS TELAS NOS AFETAR? ENTRE A ARTE E AS APRENDIZAGENS NA PONTA DOS DEDOS

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
PODEM AS TELAS NOS AFETAR? ENTRE A ARTE E AS APRENDIZAGENS NA PONTA DOS DEDOS
Autores
  • Steferson Zanoni Roseiro
  • Janete Magalhães Carvalho
  • Suzany Goulart Lourenço
  • Ana Cláudia Santiago Zouain
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Formação de Professores
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/384795-podem-as-telas-nos-afetar-entre-a-arte-e-as-aprendizagens-na-ponta-dos-dedos
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Tela, Currículo, Aprendizagem, Pandemia, Formação de Professores
Resumo
Em um encontro-formação, uma professora indaga pelos possíveis artísticos do trabalho docente com suas turmas. Enquanto conta de sua escolha por ampliar os horizontes musicais em uma turma de Educação Infantil, afirma uma arte da proximidade e da exploração. Em seu relato, arte, vídeo e música se misturam às experimentações científicas em busca por sensações corpóreas das aprendizagens. “A criança tem que se sentir cientista, entendeu?”, fala a professora, “Então a gente monta esses vídeos com as experiências também”. Assim nascem as evidências de algo que, até então, era um objeto morto: a vivacidade da tela. Afinal, o que pode uma tela? Pode uma tela afetar e ser afetada? Quando um grupo anarquista inicia uma discussão sobre as liberdades, afirma que os corpos diante das telas não fazem revolução (COMITÊ INVISÍVEL, 2017). As revoluções são feitas de corpos, e não de telas. Afinal, no cenário da pandemia mundial de covid-19, será que outras sensibilidades não foram possíveis às telas? Com o objetivo de questionar os possíveis entre a arte e as aprendizagens curriculares em meio ao uso das telas no ensino remoto e híbrido, apresenta-se aqui um recorte de uma cartografia traçada nos encontros-formação realizada com professoras da Rede Municipal de Ensino de Serra-ES no ano letivo de 2021. Nesse cenário de aulas híbridas, de aulas em outras linguagens, de corpos em outras proximidades, têm-se visto justamente as transformações das telas nas redes de aprendizagem. Ao se descobrir atrás das telas, uma professora menciona ter sido obrigada a pensar em experiências diferentes. Diz com certa alegria, e também muita força, ter-se visto na obrigação de avaliar, continuamente com as famílias e as crianças, o modo como as famosas atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) são percebidas e sentidas. E, para tanto, diz que só daquilo que a escola convencionou a chamar de avaliação não dá conta. A escrita e a leitura não podem mais ser a única estratégia de aproximação com as crianças. “Exploro jogos em família, receitas para crianças em família, vídeos e livros em PDF”. Conforme outra professora sugere, parecem ser as professoras que se reinventam diante das telas e das tecnologias. Será, todavia, apenas essa a reinvenção? Não é também possível dizer que as próprias telas ganham, aqui, outros sentidos? Não seria cabível pensar a tela agora também como uma moldura que amplia os enquadramentos? Aos modos da leitura de Suzan Sontag feitas por Judith Butler (2015), não seria o caso de transmutar a tecnotela em uma tela-arte? Será que, aos modos das figuras de Francis Bacon, repintadas na obra de Gilles Deleuze (2007), não se veem também as professoras forçarem as tecnotelas a fazer um atletismo para se avivarem e artistarem os currículos (CORAZZA, 2013)? Afinal, podem as telas tornar-se uma câmera-arte que capta os arredores e permite aos dedos a movimentação de afetos e aprendizagens? Com essas questões, são as professoras que respondem, em redes de conversações, que os dedos dão os limites das telas sobre as quais eles deslizam.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROSEIRO, Steferson Zanoni et al.. PODEM AS TELAS NOS AFETAR? ENTRE A ARTE E AS APRENDIZAGENS NA PONTA DOS DEDOS.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/384795-PODEM-AS-TELAS-NOS-AFETAR-ENTRE-A-ARTE-E-AS-APRENDIZAGENS-NA-PONTA-DOS-DEDOS. Acesso em: 06/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes