A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA E O DOCUMENTO CURRÍCULAR DO ESTADO DO PARÁ

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA E O DOCUMENTO CURRÍCULAR DO ESTADO DO PARÁ
Autores
  • Fabiana Sena da Silva
  • Glaucia De Nazaré Baia e Silva
  • Carla de Araujo Reis e Souza
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Escola Básica
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/384522-a-interdisciplinaridade-no-curriculo-das-escolas-de-tempo-integral-de-ensino-fundamental-da-regiao-metropolitana-
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Interdisciplinaridade, Currículo, Escola de Tempo Integral, Documento Curricular do Estado do Pará
Resumo
*Fabiana Sena Silva **Gláucia de Nazaré Baía e Silva ***Carla de Araújo Reis e Souza Eixo temático - Currículo e Escola Básica Resumo: Este trabalho objetiva apresentar no eixo Currículo e Educação básica a temática da interdisciplinaridade presente no currículo das escolas de Tempo Integral da rede estadual de ensino no Pará. A análise empreendida tem por base o Documento Curricular do Estado do Pará – DCEPA (PARÁ, 2018), o qual aponta para os princípios da Interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem. Assim, buscamos perceber como a interdisciplinaridade está presente no currículo prescrito dessas escolas, e em que condições e dimensões são garantidas a manutenção desta no currículo vigente das referidas escolas, uma vez que o currículo é o ponto de partida para a análise da aplicação e da prática dentro do contexto escolar (SACRISTÁN, 2017).Para tanto, este trabalho, em andamento, é pautado nos fundamentos de uma pesquisa qualitativa, cuja principal preocupação é com o significado que têm os registros das ações e os eventos em que as pessoas estão envolvidas. Para a realização desta tarefa, a técnica utilizada é a análise documental, defendida por Gil (2017), haja vista que se pretende analisar os Projetos Políticos Pedagógicos - PPPs de nove escolas de ensino fundamental de tempo integral, localizadas na região metropolitana de Belém. Destacamos a necessidade da reorganização dos PPPs, em face das análises partirem do DCEPA, por ser catalisador das atualizações e como consequência, esperamos encontrar na reescrita dos PPPs, a premissa de um currículo com um trabalho interdisciplinar, em que se congregue o currículo nas três dimensões: prescrito/formal, real e oculto, as quais correspondem aos documentos que servirão de orientação para a prática educativa (LOPES; ROCHA, 2020). Pensar em uma educação de tempo integral com um currículo interdisciplinar é ter uma nova consciência educacional, pois para Fazenda (2013), a interdisciplinaridade no espaço escolar propõe e facilita a aprendizagem. Referências FAZENDA, I. (org). O que é interdisciplinaridade? .2 ed. São Paulo: Cortez, 2013. GIL. A. C. Como elaborar projetos de Pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017. LOPES, G. de S. C.; ROCHA, S. M. S. A educação ambiental no currículo prescrito, real e oculto do colégio modelo de Itamaraju-BA. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 20, n. 2, p. 431-461, jul./dez. 2020. PARÁ, Documento Curricular do Estado do Pará - Educação Infantil e Ensino Fundamental.2ª Ed. Belém: Comissão ProBNCC Pará, 2019. SACRITÁN, J. G. O Currículo: uma Reflexão sobre a Prática. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017. *Mestranda em Currículo e Gestão da Escola Básica - UFPA e Especialista em Educação na SEDUC/PA, graduada em Pedagogia - UNAMA fabianasena534@gmail.com **Mestre em Educação pela UEPA e Especialista em Educação na SEDUC/PA, graduada em Pedagogia – UFPA glaucia.silva@seduc.pa.gov.br ***Especialista em Gestão Escolar pela UEPA e Especialista em Educação na SEDUC/PA, graduada em Pedagogia - UEPA carla.seducpa@gmail.com
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Fabiana Sena da; SILVA, Glaucia De Nazaré Baia e; SOUZA, Carla de Araujo Reis e. A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA E O DOCUMENTO CURRÍCULAR DO ESTADO DO PARÁ.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/384522-A-INTERDISCIPLINARIDADE-NO-CURRICULO-DAS-ESCOLAS-DE-TEMPO-INTEGRAL-DE-ENSINO-FUNDAMENTAL-DA-REGIAO-METROPOLITANA-. Acesso em: 16/05/2025

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