PEDAGOGIA CRÍTICA E PEDAGOGIA DECOLONIAL: APROXIMAÇÕES E ENTRELAÇAMENTOS EM DEFESA DA DIVERSIDADE CULTURAL NOS ESPAÇOS ESCOLARES

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
PEDAGOGIA CRÍTICA E PEDAGOGIA DECOLONIAL: APROXIMAÇÕES E ENTRELAÇAMENTOS EM DEFESA DA DIVERSIDADE CULTURAL NOS ESPAÇOS ESCOLARES
Autores
  • Nilton Bruno Tomelin
  • Rita Buzzi Rausch
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Contemporaneidade
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/376276-pedagogia-critica-e-pedagogia-decolonial--aproximacoes-e-entrelacamentos-em-defesa-da-diversidade-cultural-nos-es
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Pedagogia decolonial; Pedagogia crítica; Diversidade cultural; Currículo.
Resumo
Pensar o contemporâneo exige a reflexão do passado e tem como desafio um futuro viável e justo. Nesse contexto, a pedagogia crítica pode provocar esta reflexão e nos desafiar à uma pedagogia outra, num cenário de profunda diversidade cultural. A pedagogia decolonial se apresenta como antítese às práticas homogeneizadoras, subalternizantes e opressivas, e sinaliza para um futuro que reverbere a diversidade característica da humanidade. Assim, por meio de uma pesquisa teórica/bibliográfica pretende-se responder a seguinte pergunta: quais as aproximações e entrelaçamentos possíveis entre a pedagogia crítica e a pedagogia decolonial no que se refere à convivência da diversidade cultural nos espaços escolares? O objetivo desta pesquisa é depreender as possíveis aproximações e entrelaçamentos entre a pedagogia crítica e a pedagogia colonial como uma crítica a modelos postos e em defesa de uma convivência da diversidade cultural nos espaços escolares. Partindo do pensamento de Freire (1999, 1996, 1980) pretende-se apontar a importância da conscientização e da libertação como premissas para a transição entre os modelos postos e o novo cenário desejado. A primeira como forma de (re)conhecer o contexto e a si e a segunda como instrumento de compreensão e resolução das problemáticas impostas por estes modelos, que tendem a ser mantidos e com eles práticas excludentes. Assim é imprescindível pensar num futuro em que não se repliquem modelos, mas que se fundamente em práticas outras voltadas ao reconhecimento da diversidade cultural humana, presente nos espaços escolares. Esse futuro, considerando uma possível pedagogia decolonial é descrito por autores como Mignolo (2017), Quijano (2000) e Walsh (2012 e 2005). A discussão aponta como possíveis entrelaçamentos curriculares entre a pedagogia crítica e a pedagogia decolonial, para a defesa da diversidade nos espaços escolares: a) primazia à diversidade epistemológica, social e cultural característica de cada contexto; b) construção de uma significação própria dos conhecimentos pelos estudantes; c) articulação com a cultura local e pela luta por justiça, liberdade e dignidade; d) prioridade à ética das relações e existências; e) integração de saberes. Desta forma esta pesquisa aponta para pedagogias outras fortalecendo a decolonialidade na educação, comprometendo-a com a defesa da diversidade cultural nos espaços escolares. Pedagogias constituídas a partir de conhecimentos significativos, articulados entre si e a valores culturais e éticos.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TOMELIN, Nilton Bruno; RAUSCH, Rita Buzzi. PEDAGOGIA CRÍTICA E PEDAGOGIA DECOLONIAL: APROXIMAÇÕES E ENTRELAÇAMENTOS EM DEFESA DA DIVERSIDADE CULTURAL NOS ESPAÇOS ESCOLARES.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/376276-PEDAGOGIA-CRITICA-E-PEDAGOGIA-DECOLONIAL--APROXIMACOES-E-ENTRELACAMENTOS-EM-DEFESA-DA-DIVERSIDADE-CULTURAL-NOS-ES. Acesso em: 28/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes