VIDA DE PROFESSORA: CURRÍCULOS COMO ROMANCE EM ESCOLAS PÚBLICAS PERIFERIZADAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
VIDA DE PROFESSORA: CURRÍCULOS COMO ROMANCE EM ESCOLAS PÚBLICAS PERIFERIZADAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autores
  • Soymara Vieira Emilião
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Cotidianos
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/366321-vida-de-professora--curriculos-como-romance-em-escolas-publicas-periferizadas-do-estado-do-rio-de-janeiro
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Currículo, Narrativas, Estudos dos Cotidianos.
Resumo
O trabalho, parte da tese de doutoramento, tem como objetivo investigar e discutir possíveis modos de viver e ser professora a partir das produções curriculares contidas em narrativas docentes publicadas em uma rede social. Busca entender os processos de invenção de si e do outro através das escritas autoficcionalizantes; apontar os processos que corroboram para que as narrativas inventivas desinvibilizem os saberes produzidos pelos sujeitos das escolas; Defender a potência dos saberes produzidos nas escolas púbicas periferizadas.O campo de pesquisa são as escolas onde exerço a função de professora, na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, e o corpus são experiências escolares publicadas em uma página denominada “Vida de Professora" no Facebook. Propõe compreende-las como heterobiografias, na compreensão de si pela história do outro, composta em camadas de sentidos no entendimento de Brait (2013), onde verbal e o visual compõem um único enunciado. As narrativas articulam a memória, as problematizações e os sonhos da narradora, em uma dimensão alargada do tempo, não cronológico. Se vincula ao paradigma indiciário (GINZBURG, 2014), partindo daquilo que é, aparentemente negligenciável, para buscar pistas infinitesimais dos currículos inventivos produzidos pelos praticantespensantes das escolas. A pesquisa está ancorada epistemológicoteóricometodológico, no campo do nos/dos/com os cotidianos, na compreensão de que se trata de uma investigação literaturizada (ALVES, 2008), onde se busca narrar a vida socialmente e politicamente situada. Para além de ser um lugar de reprodução, o cotidiano é entendido como espaçotempo de criação e complexidade onde se enredam currículos e conhecimentos, resultados e conclusões Trata-se de uma pesquisa qualitativa em torno das “práticasteorias”, com os cotidianos, na compreensão dos processos inventivos, com ênfase aos curriculares. A pesquisa em andamento traz pistas da potencialidade dos resíduos invisibilizados, currículos cheios de vida e invenção, que compõem parte fundamental dos cotidianos escolares. REFERÊNCIAS: ALVES, N. Decifrando o pergaminho – o cotidiano na escola nas lógicas das redes cotidiana. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. Pesquisa no/do cotidiano das escolas, sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2008. BRAIT, B. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso [online]. 2013, vol.8, n.2, pp.43-66. ISSN 2176-4573. GINZBURG, C. Mitos, Emblemas e Sinais. São Paulo: Cia Letras, 1989. (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: Um discurso sobre as ciências., 2003 *Doutoranda do programa de pós-graduação da Universidade do estado do Rio de Janeiro, Mestre em educação pela mesma Instituição, emiliãosoymara@gmail.com.br
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

EMILIÃO, Soymara Vieira. VIDA DE PROFESSORA: CURRÍCULOS COMO ROMANCE EM ESCOLAS PÚBLICAS PERIFERIZADAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/366321-VIDA-DE-PROFESSORA--CURRICULOS-COMO-ROMANCE-EM-ESCOLAS-PUBLICAS-PERIFERIZADAS-DO-ESTADO-DO-RIO-DE-JANEIRO. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes