ROLETA MENDELIANA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS LEIS DE MENDEL

Publicado em 11/08/2025 - ISBN: 978-65-272-1507-3

Título do Trabalho
ROLETA MENDELIANA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS LEIS DE MENDEL
Autores
  • Guilherme De Oliveira Vieira
  • Giulia Nayana do Nascimento Castro Albuquerque
  • Vinicius dos Santos Almeida
  • Jorge Izaquiel Alves de Siqueira
Modalidade
Pôster
Área temática
Outras temáticas relacionadas ao tema
Data de Publicação
11/08/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-simposio-de-genetica-do-delta-do-parnaiba-537426/1161052-roleta-mendeliana--estrategia-didatica-para-o-ensino-das-leis-de-mendel
ISBN
978-65-272-1507-3
Palavras-Chave
Genética, Hereditariedade, Aprendizagem lúdica.
Resumo
RESUMO A compreensão dos princípios básicos da hereditariedade é essencial para o estudo da genética. As Leis de Mendel, formuladas a partir dos experimentos de Gregor Mendel (1822-1884) com plantas de ervilha constituem os fundamentos da genética clássica. A Primeira Lei de Mendel (Lei da Segregação) enuncia que cada característica é determinada por um par de fatores (alelos) que se separam na formação dos gametas, enquanto a Segunda Lei (Lei da Segregação Independente) mostra que diferentes características são herdadas de forma independente. No entanto, muitos estudantes enfrentam dificuldades com esses conceitos e/ou enunciado, considerados complexos. Para tornar o aprendizado mais acessível e envolvente, propõe-se um jogo didático em formato de cartas e roleta, que estimula o raciocínio, a memorização e o trabalho em equipe. A proposta lúdica é estruturada a partir de uma roleta e um conjunto de 30 cartas com perguntas sobre as leis de Mendel. A roleta foi confeccionada com um pedaço de papelão em formato circular (cerca de 20 cm de diâmetro), revestido com papel EVA. A superfície foi dividida em 20 partes iguais com um marcador permanente, onde no topo há uma seta feita de EVA para mostrar em qual divisão parou. Quinze seções estão pontuadas de forma aleatória, as quais podem variar de:+1, +2 e +4. As demais cinco divisões contêm “penalidades” como “perde a vez” ou “-1 ponto” ou “perdeu tudo.” As posições dos números e penalidades foram distribuídas aleatoriamente na roleta. Para a aplicação do jogo, o(a) professor(a) deverá organizar a turma em duas equipes. Um representante de cada equipe será chamado à frente, e será feito um sorteio para decidir qual a equipe começará o jogo. O aluno sorteado girará a roleta, caso pare em uma seção com pontuação, uma carta deverá ser retirada de forma aleatória. O(a) professor(a) deverá realizar a leitura em voz da pergunta na carta. Cada equipe terá dois minutos para discutir a resposta da pergunta. Em caso de resposta correta, a equipe ganha a pontuação ilustrada na roleta apontada pela seta e continuará com a vez. Se errar, a pergunta será repassada à equipe adversária. Se a seta parar em alguma penalidade, a regra ali descrita será aplicada. A equipe vencedora será aquela que somar o maior número de pontos ao final do jogo. Essa atividade tem o potencial de promover o aprendizado colaborativo e o fortalecimento de vínculos entre os alunos, ao mesmo tempo em que revisa de forma dinâmica e eficaz os conteúdos fundamentais das Leis de Mendel.
Título do Evento
V Simpósio de Genética do Delta do Parnaíba
Cidade do Evento
Parnaíba
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Genética do Delta do Parnaíba
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIEIRA, Guilherme De Oliveira et al.. ROLETA MENDELIANA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS LEIS DE MENDEL.. In: Anais do Simpósio de Genética do Delta do Parnaíba. Anais...Parnaíba(PI) UFDPar, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-simposio-de-genetica-do-delta-do-parnaiba-537426/1161052-ROLETA-MENDELIANA--ESTRATEGIA-DIDATICA-PARA-O-ENSINO-DAS-LEIS-DE-MENDEL. Acesso em: 16/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes