LETRAMENTO HISTÓRICO E VISUAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO A PARTIR DOS RELATOS DE ESTRANGEIROS ACERCA DO BRASIL PRESENTES EM IMAGENS

Publicado em 14/07/2024 - ISSN: 2595-3826

Título do Trabalho
LETRAMENTO HISTÓRICO E VISUAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO A PARTIR DOS RELATOS DE ESTRANGEIROS ACERCA DO BRASIL PRESENTES EM IMAGENS
Autores
  • Marcos Antônio Alves Barros
  • PAULA CRISTIANE DE LYRA SANTOS
Modalidade
Apresentação em Simpósio Temático - Orientação Resumo Simples
Área temática
SIMPÓSIO TEMÁTICO 09 - ENSINO DE HISTÓRIA, LINGUAGENS E OUTROS ESPAÇOS DE MEMÓRIA
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/767588-letramento-historico-e-visual-no-ensino-de-historia--um-estudo-a-partir-dos-relatos-de-estrangeiros-acerca-do-bra
ISSN
2595-3826
Palavras-Chave
Ensino de História. Letramento histórico e visual. Abordagem no ensino médio.
Resumo
Esse trabalho aborda três categorias temáticas especificamente definidas e que, a priori, não estabelecem entre si uma relação direta, são elas: o ensino de história, o letramento visual e o letramento histórico; para tais letramentos, construiremos uma proposta de inserção teórica e prática no ensino de história, a partir dos relatos produzidos por estrangeiros de forma visual – imagens, gravuras etc. – acerca do Brasil. Para realização desse estudo, serão consideradas as contribuições teóricas de autores que estudaram conceitos basilares para esse trabalho. Para tanto, essa pesquisa é baseada nas ideias defendidas por Helenice Rocha (2020), para ela, o conhecimento histórico concretizado em forma de narrativa, aliado à reflexão sobre o tempo, transformam aquele que aprende. Também, serão utilizadas as narrativas sobre o Nordeste produzidas na primeira metade do século XIX pelo inglês Henry Koster, contidas no livro Travels in Brazil. Além disso, será utilizada a obra Reminiscências de viagens e permanências no Brasil: províncias do norte, de Daniel Parish Kidder, que traz relatos detalhados da viagem do missionário metodista norte americano, que narra a partir de suas próprias observações o cotidiano e as características do Brasil em meados do século XIX. Esse estudo também é respaldado nos postulados de autores ligados ao letramento visual, como Sardelich (2006) e Burke (2017), que auxiliam na compreensão das particularidades em que foram produzidos e as características próprias às imagens e gravuras. Ademais, esse trabalho é fundamentado em uma pesquisa com o primeiro ano do ensino médio da Escola Simão Ângelo (Penaforte-CE), onde será possível realizar de forma prática a proposta de letramento histórico formulada nesse estudo. Assim, antes do trabalho com os relatos dos viajantes, será trabalhado com esses alunos uma oficina que busca identificar os níveis ou estágios do letramento histórico que eles possuem. Posteriormente, serão feitas novas atividades com esses discentes para identificar quais os progressos que houveram e as habilidades que eles desenvolveram ao longo do processo. Portanto, ao concluir essa proposta de ensino e letramento de História com os alunos do ensino médio, espera-se que os referidos alunos possam melhorar suas habilidades de leitura e compressão crítica quanto aos fenômenos históricos.
Título do Evento
V Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: História e Engajamento: intersecções na cena pública
Cidade do Evento
Crato
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARROS, Marcos Antônio Alves; SANTOS, PAULA CRISTIANE DE LYRA. LETRAMENTO HISTÓRICO E VISUAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO A PARTIR DOS RELATOS DE ESTRANGEIROS ACERCA DO BRASIL PRESENTES EM IMAGENS.. In: Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades. Anais...Crato(CE) Universidade Regional do Cariri-URCA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/767588-LETRAMENTO-HISTORICO-E-VISUAL-NO-ENSINO-DE-HISTORIA--UM-ESTUDO-A-PARTIR-DOS-RELATOS-DE-ESTRANGEIROS-ACERCA-DO-BRA. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes