COLONIALIDADE E RACISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM PASSADO EM DISPUTA

Publicado em 14/07/2024 - ISSN: 2595-3826

Título do Trabalho
COLONIALIDADE E RACISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM PASSADO EM DISPUTA
Autores
  • Antoniel Alves de Brito
  • Arley Anderson Alves e Silva
  • Gecyany Severo da Silva
Modalidade
Apresentação em Simpósio Temático - Orientação Resumo Simples
Área temática
SIMPÓSIO TEMÁTICO 03 - REFORMAS CURRICULARES, FORMAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA E AVALIAÇÃO
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/767244-colonialidade-e-racismo-no-ensino-de-historia--elementos-constitutivos-de-um-passado-em-disputa
ISSN
2595-3826
Palavras-Chave
Colonialidade, Racismo, Ensino de História
Resumo
Este trabalho tem como foco a presença da colonialidade e do racismo no Ensino de História no Brasil. A colonialidade pode ser entendida como a perpetuação das estruturas coloniais no presente e que contribui para manter o racismo sistêmico na educação. Esta se manifesta de várias formas como na economia global desigual, cultura e identidade, injustiça epistêmica, imperialismo cultural, hierarquias raciais e étnica etc. O Ensino de História desde sua origem, em 1937, tem sido um dos principais propagadores da colonialidade de maneira que, segundo FONSECA (1994), “...na escola fundamental brasileira, esteve, desde sua inclusão nos programas escolares (século XIX), fortemente articulado às tradições europeias, sobretudo a francesa”. Dado o Ensino de História ser eurocêntrico, ele perpetuou as hierarquias raciais e étnicas ao longo da História do Brasil, isso porque, o próprio Ensino de História é fruto da colonialidade. Mas, hodiernamente, aponta para mudanças e avanços na abordagem do Ensino com a formação de professores mais críticos e a promoção de uma consciência histórica nos alunos, a fim de conhecer e agir sobre os elementos da colonialidade. Busca também, uma educação decolonial e consequentemente antirracista. Isso foi possível a partir dos chamados estudos Pós-coloniais que tem se constituído num importante instrumento de análise teórico fruto dos Estudos Culturais britânicos e dos Estudos Decoloniais. A disputa pelo passado é constante e, perpassa por meio da colonialidade, o ensino e toda estrutura educacional em seus vários espaços: currículos, livros didáticos, leis, avaliações etc. Portanto, por meio da ação consciente dos professores que defendem um letramento histórico e a promoção de uma consciência histórica junto aos alunos, é possível combater a estrutura que se formou durante séculos e foi estendida até hoje. O texto foi produzido por meio de pesquisas bibliográficas em textos de autores Pós-coloniais como QUIJANO (2009), MIGNOLO (2008), SOUZA (2023), KILOMBA (2017) entre outros. A luta contra o negacionismo histórico e a promoção da desobediência epistêmica são abordadas como estratégias para combater a colonialidade. Conclui-se que a transformação do ensino de História é fundamental para desconstruir as estruturas coloniais e combater o racismo, permitindo uma compreensão mais inclusiva do passado e do presente. Isso é uma batalha contínua e crucial na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.
Título do Evento
V Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: História e Engajamento: intersecções na cena pública
Cidade do Evento
Crato
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRITO, Antoniel Alves de; SILVA, Arley Anderson Alves e; SILVA, Gecyany Severo da. COLONIALIDADE E RACISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM PASSADO EM DISPUTA.. In: Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades. Anais...Crato(CE) Universidade Regional do Cariri-URCA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/767244-COLONIALIDADE-E-RACISMO-NO-ENSINO-DE-HISTORIA--ELEMENTOS-CONSTITUTIVOS-DE-UM-PASSADO-EM-DISPUTA. Acesso em: 23/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes