O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENFRENTAMENTO AO RACISMO E A COLONIALIDADE: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS.

Publicado em 14/07/2024 - ISSN: 2595-3826

Título do Trabalho
O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENFRENTAMENTO AO RACISMO E A COLONIALIDADE: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS.
Autores
  • Arley Anderson Alves e Silva
  • Antoniel Alves de Brito
  • Gecyany Severo da Silva
Modalidade
Apresentação em Simpósio Temático - Orientação Resumo Simples
Área temática
SIMPÓSIO TEMÁTICO 03 - REFORMAS CURRICULARES, FORMAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA E AVALIAÇÃO
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/767241-o-ensino-de-historia-no-enfrentamento-ao-racismo-e-a-colonialidade--reflexoes-perspectivas-e-desafios
ISSN
2595-3826
Palavras-Chave
Colonialidade, Racismo, Ensino de História.
Resumo
O presente trabalho busca refletir historicamente sobre a constituição da colonialidade do poder e sua relação com a criação do conceito de raça, tendo como desdobramento intencional o estabelecimento de hierarquias raciais para legitimação das relações de dominação/exploração coloniais. A estruturação desse sistema mundo, denominado posteriormente como modernidade, se deu através da configuração de novas identidades sociais pautadas na colonialidade: índios, negros, mestiços, amarelos, brancos; bem como na geocultura do colonialismo: América, África, Extremo Oriente e Europa. Mignolo (2008) destaca que identidades foram alocadas na medida em que antes das chegadas dos europeus na América os povos originários não se nomeavam como índios. Tão pouco não havia negros até o comercio massivo de escravizados no atlântico. Foram estabelecidas relações intersubjetivas correspondentes que fundiram experiências do colonialismo e da colonialidade com as demandas do capitalismo. Essas relações se constituíram em forma de uma dominação sob uma hegemonia eurocentrada. Esse sistema teve forte influência na atual formação social, econômica, cultural e religiosa dos territórios conquistados. Neste trabalho, destaca-se ainda o racismo como remanescência do colonialismo explorando suas interconexões e impactos na formação das sociedades contemporâneas. A tentativa por parte de alguns de apresentarem práticas racistas como casos "isolados" nos mostra como a sociedade brasileira se nega a assumir-se racista estruturalmente, em seus sistemas de educação, espaços culturais, entre outros lugares. A máxima é simples: negar ou minimizar o racismo para, assim, ter legitimidade para não combatê-lo, ignorá- lo. Ao definir racismo, Grada Kilomba (2019) afirma que algumas características estão presentes de modo simultâneo. Evidenciamos a primeira, que é a construção de/da diferença. E neste caso, a pessoa é classificada como diferente devido sua origem racial e/ou pertença religiosa. A reflexão sobre essa construção é necessária: Quem seria “diferente” de quem? É uma relação de poder na qual um grupo se define como norma, e neste caso, a norma é branca. Utilizou-se como método para a realização desse estudo a revisão do tipo integrativa, utilizando-se como base de dados para o desenvolvimento da pesquisa as perspectivas teóricas e conceituais de QUIJANO (2009), MIGNOLO (2008), KILOMBA (2019), entre outros. Conclui-se com a relevância do ensino de História como ferramenta crucial no combate ao racismo e à colonialidade apontando perspectivas e desafios.
Título do Evento
V Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: História e Engajamento: intersecções na cena pública
Cidade do Evento
Crato
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Arley Anderson Alves e; BRITO, Antoniel Alves de; SILVA, Gecyany Severo da. O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENFRENTAMENTO AO RACISMO E A COLONIALIDADE: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS... In: Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades. Anais...Crato(CE) Universidade Regional do Cariri-URCA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/767241-O-ENSINO-DE-HISTORIA-NO-ENFRENTAMENTO-AO-RACISMO-E-A-COLONIALIDADE--REFLEXOES-PERSPECTIVAS-E-DESAFIOS. Acesso em: 17/12/2025

Trabalho

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