BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EFETIVAÇÃO MEDIANTE UMA PRÁTICA PESSOAL

Publicado em 14/07/2024 - ISSN: 2595-3826

Título do Trabalho
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EFETIVAÇÃO MEDIANTE UMA PRÁTICA PESSOAL
Autores
  • Amanda Ferreira De Sousa
Modalidade
Apresentação em Simpósio Temático - Orientação Resumo Simples
Área temática
SIMPÓSIO TEMÁTICO 03 - REFORMAS CURRICULARES, FORMAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA E AVALIAÇÃO
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/766275-base-nacional-comum-curricular-e-documento-curricular-referencial-do-ceara--consideracoes-acerca-da-efetivacao-me
ISSN
2595-3826
Palavras-Chave
BNCC, DCRC, prática, efetivação, caminhos.
Resumo
Nesse artigo buscou-se compreender os pontos positivos e negativos da prática docente em relação a efetivação de documentos balizadores da educação no Brasil, e no Ceará, como a BNCC e o DCRC, destacando a prática da presente autora na sua instituição de ensino. Objetiva-se ainda construir uma reflexão sobre os possíveis caminhos para superar os desafios apontados no decorrer do artigo, tendo como base as experiências vivenciadas pela autora. Para compreender os documentos analisados no artigo, examinaremos suas respectivas construções e implementações no Brasil e no Ceará. Assim como buscaremos apresentar os principais marcos legais que justificam a BNCC e o DCRC. Sobre os pontos positivos e negativos discutidos no texto, é necessário deixar claro que as observações são frutos da experiencia vivenciada pela autora na sua instituição de ensino atual. Da mesma forma também será a partir da prática da autora, os possíveis caminhos apontados para superar os desafios expostos no texto sobre a implementação dos principais pontos que os documentos analisados apresentam. Dessa forma se tem como principal metodologia a análise de uma bibliografia cujo as questões apontadas anteriormente são objeto de estudo. Trata-se de uma pesquisa teórica, de natureza bibliográfica, no primeiro e segundo tópico a serem desenvolvidos. E de uma pesquisa experienciada no terceiro momento. Outro ponto de reflexão seria o que a BNCC orienta sobre o ensino de História. Sendo o documento curricular oficial, a BNCC deve embasar os currículos de diversos municípios e estados do Brasil. Ao propormos refletir sobre os pontos positivos e negativos da prática docente em relação a efetivação de documentos balizadores da educação no Brasil e Ceará, como a BNCC o DCRC, destacando a prática da autora do presente artigo na sua instituição de ensino da rede estadual do Ceará, consideramos que existem inúmeros problemas no tocante a efetivação de alguns pontos dos referidos documentos. A partir do que foi citado como objetivos anteriormente, concluímos que é através dos professores, da sua autonomia e formas de resistência, que poderemos encontrar brechas para contemplar pluralidades e obter êxito na educação, se contrapondo muitas vezes, ou agregando aos currículos que são dispositivos de poder e saber.
Título do Evento
V Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: História e Engajamento: intersecções na cena pública
Cidade do Evento
Crato
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Amanda Ferreira De. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EFETIVAÇÃO MEDIANTE UMA PRÁTICA PESSOAL.. In: Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades. Anais...Crato(CE) Universidade Regional do Cariri-URCA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/766275-BASE-NACIONAL-COMUM-CURRICULAR-E-DOCUMENTO-CURRICULAR-REFERENCIAL-DO-CEARA--CONSIDERACOES-ACERCA-DA-EFETIVACAO-ME. Acesso em: 26/06/2025

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