O ENSINO DE HISTÓRIA NAS REFORMAS EDUCACIONAIS DA ERA VARGAS: QUE FORMAÇÃO O GOVERNO PRETENDIA?

Publicado em 14/07/2024 - ISSN: 2595-3826

Título do Trabalho
O ENSINO DE HISTÓRIA NAS REFORMAS EDUCACIONAIS DA ERA VARGAS: QUE FORMAÇÃO O GOVERNO PRETENDIA?
Autores
  • Cicera Mônica Rodrigues da Silva
  • Débora Thaís Rodrigues Nunes
  • João Rameres Regis
Modalidade
Apresentação em Simpósio Temático - Orientação Resumo Simples
Área temática
SIMPÓSIO TEMÁTICO 03 - REFORMAS CURRICULARES, FORMAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA E AVALIAÇÃO
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/762244-o-ensino-de-historia-nas-reformas-educacionais-da-era-vargas--que-formacao-o-governo-pretendia
ISSN
2595-3826
Palavras-Chave
Ensino de história, Reformas do Governo Vargas, Francisco Campos, Gustavo Capanema
Resumo
As discussões acerca das reformas educacionais no Brasil são vislumbradas desde os primeiros esforços pela constituição de um projeto educacional em âmbito nacional. Dessa maneira, podemos afirmar que com a construção do Império já começava a elaboração de reformas para o campo da educação. Nesse aspecto, o nosso olhar encontra-se direcionado para um período histórico específico, a chamada Era Vargas, pois, é nesse ínterim que ocorre uma preocupação maior com uma política de abrangência nacional. Além disso, há também uma efervescência ideológica e política que culminou no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Dito isso, o presente estudo tem como objetivo compreender qual o papel da História enquanto disciplina nas reformas educacionais do Governo Vargas, tendo como recorte os anos de 1930 a 1945, abordando as reformas de Francisco Campos (1931) e Gustavo Capanema (1942), pois ambas organizaram os currículos escolares, profissionalizantes e universitários; implementaram formas de avaliação e atuação docente. Desse modo, há um ensino de História em construção com objetivos mais elaborados no nível de ensino secundário, abrindo espaço às investigações. Para a construção do estudo, optamos pela pesquisa bibliográfica (GIL, 2002), destacando como literatura utilizada os(as) seguintes autores(as): Romanelli (2014); Barros e Moraes (2016); Shiroma, Moraes e Olinda (2002) e Saviani (2021), que dialogam sobre a História da Educação no Brasil; Boris (1995); Mendonça e Monteiro (1990); Napolitano (2019), que estudam acerca da História do Brasil; Fonseca (2006); Cerri (2011) e Vilela (2018), que trazem reflexões a respeito do Ensino de História; Xavier (2002) que se debruça no estudo sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova; Silva (2005) que tece análises acerca das teorias do currículo. Este escrito se insere nos estudos que buscam estudar a respeito das políticas educacionais, através dele, foi possível notar que as reformas empreendidas na era varguista foram responsáveis pela organização da disciplina de História em âmbito geral e nacional. Esse ensino procurava instituir uma História episódica e factual, se restringindo posteriormente, a um ensino de caráter cívico e moral. Notamos ainda que, esse modelo não era realizado apenas no ambiente escolar, mas atravessava os muros e chegava na sociedade em geral, por meio das festividades, das propagandas e do rádio, nesse sentido, havia todo um universo de significados impostos aos cidadãos. Conclui-se respondendo à pergunta presente no título, a formação pretendida era a voltada para conformação das massas, do adestramento e da utilização da mão de obra obediente e fiel à pátria.
Título do Evento
V Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: História e Engajamento: intersecções na cena pública
Cidade do Evento
Crato
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Cicera Mônica Rodrigues da; NUNES, Débora Thaís Rodrigues; REGIS, João Rameres. O ENSINO DE HISTÓRIA NAS REFORMAS EDUCACIONAIS DA ERA VARGAS: QUE FORMAÇÃO O GOVERNO PRETENDIA?.. In: Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades. Anais...Crato(CE) Universidade Regional do Cariri-URCA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/762244-O-ENSINO-DE-HISTORIA-NAS-REFORMAS-EDUCACIONAIS-DA-ERA-VARGAS--QUE-FORMACAO-O-GOVERNO-PRETENDIA. Acesso em: 12/07/2025

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