COMUNIDADE CIGANA CALON NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE OURICURI - PE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO INTERCULTURAL DECOLONIAL.

Publicado em 14/07/2024 - ISSN: 2595-3826

Título do Trabalho
COMUNIDADE CIGANA CALON NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE OURICURI - PE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO INTERCULTURAL DECOLONIAL.
Autores
  • Débora Barros dos Santos
Modalidade
Apresentação em Simpósio Temático - Orientação Resumo Simples
Área temática
SIMPÓSIO TEMÁTICO 10 - Ensino de História, História Ambiental e Práticas Educativas para o Ensino de História: Práticas e Experiências de Comunidades Tradicionais Compreendidas a partir das Memórias, Saberes e Expressões Culturais
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/751266-comunidade-cigana-calon-na-educacao-basica-de-ouricuri---pe-uma-proposta-de-intervencao-intercultural-decolonial
ISSN
2595-3826
Palavras-Chave
Ensino de História, Ciganos Decolonialidade, Interculturalidade.
Resumo
Na Cidade de Ouricuri, localizada no sertão de pernambucano, encontramos uma comunidade formada por povos Ciganos da etnia Calon. Nesta localidade, o fato de ser cigano implica em severa segregação. Os discursos perpetuados acerca da comunidade cigana são marcados por ideias genéricas associando-os a violência e toda a sorte de ilicitudes. Falar sobre ciganos em Ouricuri é sempre esperas ouvir uma história negativa arraigada aos preconceitos construídos ao logo da história. É importante enfatizar que os povos Ciganos fazem parte da História do Brasil desde o início da colonização. As primeiras menções feitas datam por volta do século XVI ocorridas através degredo. Posterirormente, em inúmeras ondas migratórias, os diferentes grupos étnicos Rom, Calon e Sinti, passaram a ocupar várias áreas da Colônia. As características depreciativas atribuídas pelos não ciganos se construíram no decorrer do tempo embasadas em mitos e narrativas de cunho religioso, são usadas fortemente para justificar a segregação pela diferença de seus costumes e crenças. A identidade cigana é associada a propensão a atividades ilícitas, que aparecem como imutáveis hereditárias, por isso o indivíduo por ser cigano, estaria fadado a apresentar determinados atributos. Nesta conjuntura, o ensino de História se apresenta como elemento preponderante a romper barreiras geradas pelos preconceitos que permeiam a sociedade. Neste sentido, este trabalho propõe analisar as relações presentes na Comunidade escolar de Ouricuri-PE com o objetivo de se compreender as dinâmicas entre a população cigana e não cigana. A motivação para esta análise partiu da percepção acerca da marginalização econômica e cultural comum a população Calon de Ouricuri, o que implica na severa segregação desta etnia em vários setores da sociedade. O cigano Ouricuriense, não é visto como “merecedor “de uma valorização histórica e cultural. Desta forma, a partir de uma proposta de ensino baseada em uma intervenção decolonial/intercultural, espera-se contribui ao o combate a perpetuação de estereótipos e práticas discriminatória. Propõem-se também debruçar um olhar sobre as implicações geradas a partir dos choques culturais ocasionados pelo anticiganismo e como esta relação pode influenciar nas dinâmicas escolares. Procura-se ainda reflexão a partir de uma pedagogia decolonial/ intercultural, que culmine em estratégias a partir do ensino de história como possibilidade para superar a historiografia tradicional presente nos livros didáticos e currículos de História local. Intenciona-se estimular o desenvolvimento de estratégias mais efetivas para fortalecimento da identidade calon, minimizando estereótipos e possibilitando uma pratica pedagógica libertadora e transformadora.
Título do Evento
V Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: História e Engajamento: intersecções na cena pública
Cidade do Evento
Crato
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Débora Barros dos. COMUNIDADE CIGANA CALON NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE OURICURI - PE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO INTERCULTURAL DECOLONIAL... In: Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades. Anais...Crato(CE) Universidade Regional do Cariri-URCA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/751266-COMUNIDADE-CIGANA-CALON-NA-EDUCACAO-BASICA-DE-OURICURI---PE-UMA-PROPOSTA-DE-INTERVENCAO-INTERCULTURAL-DECOLONIAL. Acesso em: 19/05/2025

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