O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM DISLEXIA: CAMINHOS PARA O AVANÇO.

Publicado em 24/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-919-8

Título do Trabalho
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM DISLEXIA: CAMINHOS PARA O AVANÇO.
Autores
  • Ana Késsia Borges de Ávila
  • Ana Kesia Silva Faustino
  • Kallyne Rose Da Silva Rodrigues
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Outras - interdisciplinar
Data de Publicação
24/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-semana-do-cerebro-do-museu-da-ufpa-319262/636885-o-processo-de-aprendizagem-em-criancas-com-dislexia--caminhos-para-o-avanco
ISBN
978-85-5722-919-8
Palavras-Chave
Educação infantil; Respeito; Conhecimento.
Resumo
Introdução: A dislexia é um Transtorno específico de Aprendizagem, de origem neurobiológica, caracterizada pela dificuldade no reconhecimento estrito da palavra, ou seja há um comprometimento da leitura e escrita, da soletração das palavras e compreensão de texto, além de poder apresentar dificuldades em questões relacionadas a cálculos e raciocínio (SANTANA E RUFINO, 2022). De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, sua identificação geralmente ocorre nos primeiros anos de vida, e a fase escolar é muitas vezes um processo delicado e turbulento para a criança disléxica, pois a falta de conhecimento dos pais, cuidadores e educadores sobre a temática, a ausência de recursos adequados para o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança e o estigma relacionado à dificuldade de aprender são impasses comuns no âmbito escolar, sendo necessário avaliar os métodos de ensino e buscar ferramentas para auxiliar nesse processo. Metodologia: O presente estudo é uma revisão bibliográfica em que foram utilizados 7 trabalhos científicos, dos anos de 2019 a 2022, nas seguintes bases de dados: Scielo, google acadêmico e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Como critério de inclusão artigos relacionados com os descritores "dislexia", "aprendizagem" e "inclusão" registrados no DeCS- Descritores em Ciência da Saúde, como critério de exclusão trabalhos fora da língua portuguesa, sem relação com a temática e com o recorte temporal. Objetivo: Investigar como é o processo de ensino-aprendizagem para crianças com dislexia e o papel da escola nessa trajetória. Resultados e discussões: A dislexia não está ligada a ausência de inteligência ou a vontade de aprender, pelo contrário, o principal critério que diferencia a dislexia da deficiência intelectual é a identificação de inteligência normal ou superior. No entanto, muitos profissionais associam as falhas de escrita e leitura ao desinteresse do aluno, prejudicando sua aprendizagem por acreditar ser incapaz. Pensando nisso, de acordo com Lima (2020) é papel da escola, juntamente com a família construir medidas práticas que integrem os conteúdos, objetivos e ações educacionais às práticas da inclusão, buscando auxiliar na identificação dos interesses, reforçadores e dificuldades dos alunos, por isso é essencial a elaboração do PEI (Plano Educacional Individualizado), para atingir os objetivos estabelecidos de aprendizado através de métodos e recursos, de acordo com as necessidades do educando, sem exclusão (RAFAGNIN; RODRIGUES; KOSLOSKI , 2020). Um recurso imprescindível quando se fala em educação infantil é a utilização de ferramentas lúdicas para ajudá-los na expressão do conhecimento, criação de vínculos entre os pares e professor-aluno e com isso ter mediadores para o avanço no desenvolvimento cognitivo, tendo em vista que o aprender é uma característica complexa e intrínseca do ser humano e tem relação com as vivências, com a interação entre as pessoas e com o meio. A inclusão não está restrita a matrícula de alunos com algum tipo de limitação, mas sim de pensar em estratégias e rever paradigmas para desenvolver potencialidades, pois a Instituição de ensino tem como função colocar-se à disposição do aluno e incluí-lo de forma a conseguir garantir o acesso aos conteúdos, e não esperar eles se adequarem ao método de ensino. A avaliação também é necessária no acompanhamento do processo de aprendizagem, mas essa deve ser feita com outros procedimentos, não apenas pela escrita, para que o professor consiga perceber se ocorreu avanço ou não, e se caso necessário, reavaliar o método de ensino, os fatores que contribuem ou atrasam a trajetória e o que pode ser feito para melhorar. Conclusão: Diante do exposto, foi identificado a importância de entender o contexto social do aluno, propor atividades pedagógicas de inclusão e a relevância da participação de todos para proporcionar um meio mais acolhedor nesse processo, tendo em vista que é um direito de toda criança com dislexia ou não ter recursos para auxiliar no desenvolvimento de suas habilidades. O melhor caminho para aprender é com ferramentas, rede de apoio e professores preparados para lidar com as diferenças, através do respeito, acolhimento e estratégias específicas para cada aluno, ampliando suas habilidades e adquirindo maior autoconfiança e autonomia.
Título do Evento
V Semana Internacional do Cérebro do Museu da UFPA
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Internacional do Cérebro do Museu da Universidade Federal do Pará
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ÁVILA, Ana Késsia Borges de; FAUSTINO, Ana Kesia Silva; RODRIGUES, Kallyne Rose Da Silva. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM DISLEXIA: CAMINHOS PARA O AVANÇO... In: Anais da Semana Internacional do Cérebro do Museu da Universidade Federal do Pará. Anais...Belém(PA) MUFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-semana-do-cerebro-do-museu-da-ufpa-319262/636885-O-PROCESSO-DE-APRENDIZAGEM-EM-CRIANCAS-COM-DISLEXIA--CAMINHOS-PARA-O-AVANCO. Acesso em: 01/07/2025

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