NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE ASSISTENCIAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-0841-9

Título do Trabalho
NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE ASSISTENCIAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autores
  • Gabriel Fernandes Gonçalves
  • Tatiany Souza Silva
  • Ana Luiza Braga Montalvão
  • Thaissa De Carvalho Santana
Modalidade
Agir pela Inovação em Saúde
Área temática
Gestão em Saúde
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-jornada-cientifica-agir/885223-novas-metodologias-de-ensino-para-profissionais-de-saude-assistenciais--uma-revisao-sistematica
ISBN
978-65-272-0841-9
Palavras-Chave
Saúde Pública, Ensino, Inovação Organizacional
Resumo
Introdução: A constante evolução no campo da saúde exige que profissionais estejam sempre atualizados e preparados para aplicar novos conhecimentos e técnicas. Neste contexto, estratégias eficazes de aprendizagem são fundamentais para garantir a qualidade dos cuidados oferecidos. Esta revisão sistemática investiga as abordagens e métodos relatados recentemente na literatura científica para que profissionais de saúde atualizem seus conhecimentos, destacando práticas que promovem a eficiência e a eficácia na prática clínica e na gestão de saúde. Metodologia: Este estudo é uma revisão sistemática, feita por pares e foi conduzido de acordo com as diretrizes da Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA). Foram consultadas as bases de dados PubMed, Embase, CINAHL e Cochrane Library. Incluímos estudos publicados entre janeiro de 2019 e maio de 2024, em espanhol, inglês ou português. A seleção por título, resumo e texto completo buscou selecionar artigos que avaliassem algum desfecho relacionado à eficácia de metodologias de ensino para profissionais de saúde assistenciais. Resultados: foram resgatados 213 artigos, após exclusão de duplicatas, 140 estudos foram excluídos após seleção por título, 52 foram excluídos na análise de resumo; por fim, apenas 4 estudos foram incluídos após a leitura de texto completo. Os estudos foram analisados qualitativamente quanto à metodologia proposta, desfechos avaliados e conclusão. Resultados: Os estudos incluídos apresentaram três ferramentas educacionais: realidade virtual, gamificação nos cenários de ensino e educação digital móvel (mLearning). Kyaw et al. (2019) e Kim e Kim (2023) concluíram que o uso da realidade virtual se mostrou benéfico no processo de aprendizagem, podendo este ser superior a métodos de educação online convencionais. Haoran et al. (2019) avaliou a educação para profissionais baseada em gamificação; seus achados mostraram que a metodologia pode ser útil para melhor engajamento dos profissionais nas ações de educação, mas mostrou resultados incertos para os desfechos de melhora de desempenho, conhecimento e habilidades. Dunleavy et al. (2019) observaram que programas de ensino baseados em mLearning têm resultados semelhantes aos métodos de educação presencial convencionais, quando avaliados os desfechos conhecimentos, habilidades e atitude profissional. Conclusão: Os estudos revisados revelam que a realidade virtual demonstra potencial significativo como uma ferramenta educacional superior aos métodos convencionais de educação online, oferecendo benefícios concretos no processo de aprendizagem. Por outro lado, a gamificação mostra-se promissora para aumentar o engajamento dos profissionais na educação. Essas descobertas destacam a importância de considerar cada ferramenta educacional em seu contexto específico e explorar suas potenciais vantagens e desafios para otimizar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento profissional.
Título do Evento
V Jornada Científica Integrativa da Agir
Cidade do Evento
Goiânia
Título dos Anais do Evento
Anais da V Jornada Científica Integrativa da Agir
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONÇALVES, Gabriel Fernandes et al.. NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE ASSISTENCIAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.. In: Anais da V Jornada Científica Integrativa da Agir. Anais...Goiânia(GO) Ensino Agir, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-jornada-cientifica-agir/885223-NOVAS-METODOLOGIAS-DE-ENSINO-PARA-PROFISSIONAIS-DE-SAUDE-ASSISTENCIAIS--UMA-REVISAO-SISTEMATICA. Acesso em: 12/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes