“MORTICÍNIO DO BRIGUE PALHAÇO” (1940): NARRATIVAS E REPARAÇÕES HISTÓRICAS NA OBRA DO ITALIANO ALFREDO NORFINI (1867-1944)

Publicado em 01/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0265-3

Título do Trabalho
“MORTICÍNIO DO BRIGUE PALHAÇO” (1940): NARRATIVAS E REPARAÇÕES HISTÓRICAS NA OBRA DO ITALIANO ALFREDO NORFINI (1867-1944)
Autores
  • ROBSON WANDER COSTA LOPES
Modalidade
Comunicação em Simpósio Temático
Área temática
História da Arte e da Cultura Visual no Oitocentos (Prof. Dr. Aldrin Moura de Figueiredo-UFPA / Profa. Dra. Moema de Bacelar Alves - MAMRJ / Prof. Dr. Silvio Ferreira Rodrigues - Escola de Aplicação/UFPA)
Data de Publicação
01/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-encontro-de-pos-graduandos-da-seo/777095-morticinio-do-brigue-palhaco-(1940)--narrativas-e-reparacoes-historicas-na-obra-do-italiano-alfredo-norfini-(18
ISBN
978-65-272-0265-3
Palavras-Chave
Alfredo Norfini; Morticínio do Brigue Palhaço; Adesão do Pará; Modernismo paraense.
Resumo
Com a oficialização dos salões de arte da Pinacoteca Municipal de Belém (PA) na década de 1940 e no contexto da institucionalização das artes na capital paraense, sob os ideais republicanos, Alfredo Norfini (1867-1944), filho do pintor Luigi Norfini, natural da cidade de Florença, com curso acadêmico na Real Academia de Belas Artes de Lucca, Roma, Itália, chegou ao Brasil 1898 fixando residência em Campinas (SP) com a intenção de lucrar na produção do café. Mas, sua trajetória tomou outros rumos e, entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e com sua nomeação para compor o quadro dos professores do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo inscreveu-se entre os artistas que passaram a despontar nas artes plásticas daí em diante. Alfredo Norfini chegou a Belém na década de 1940, período em que o artista pintou obras como: “O cabano paraense” (1940), cuja pintura construiu a imagem paradigmática do herói cabano; “Assalto dos cabanos ao trem de guerra” (1940), cuja narrativa reconta os momentos da revolução dos cabanos em Belém; e "Morticínio do Brigue Palhaço" (1940), retratando a “hecatombe” em consequência das movimentações pela “adesão do Pará à Independência do Brasil”. Essas obras, decerto, são apresentadas sob condições político-sociais, na segunda República, caracterizando o regionalismo das artes plásticas, aliás, regionalismo defendido pelo próprio Alfredo Norfini. Todavia, a tela, aqui em destaque - “Morticínio do Brigue Palhaço” – trata-se de uma aquarela representando, como se disse, a tragédia que ocorreu nos porões do Brigue São José Diligente, conhecido como Brigue Palhaço, em outubro de 1823, pouco tempo depois da Adesão do Pará à Independência, cuja imagem permite reascender as ideias republicanas que estavam em voga desde as primeiras décadas de 1900 no escopo da produção da história nacional. A obra em tela rememora o tema da "Adesão" como centro de contendas acerca da Independência no Pará, pauta de debates entre os círculos intelectuais paraenses daquela ocasião. Narrativas que foram produzidas através de artigos de opinião, publicados nos jornais de grande circulação na década de 1920, textos de diversos autores como José Augusto Meira Dantas (1873-1964), Henrique Jorge Hurley (1882-1956)e Ernesto Horácio Cruz (1898-1976) que se intercruzam com a imagem retratada por Norfini na tela “Morticínio...” num diálogo pautado por “anacronismo criativo” (LOWENTHAL, D., 1985) e “reparações históricas” (FIGUEIREDO, A. M; MENDONÇA, P. K., 2023) vinte anos depois da contenda que se instalou na ocasião do bicentenário da Independência no Pará. O objetivo deste estudo de caso é, portanto, além de apresentar a obra “Morticínio...”, por longo tempo desconhecida e que atualmente faz parte do acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), também pretende discutir a construção de narrativas históricas e visuais e suas problemáticas no contexto do modernismo paraense. Alfredo Norfini faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 1944.
Título do Evento
V Encontro de Pós-Graduandos da SEO
Título dos Anais do Evento
Anais do V Encontro de Pós-graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOPES, ROBSON WANDER COSTA. “MORTICÍNIO DO BRIGUE PALHAÇO” (1940): NARRATIVAS E REPARAÇÕES HISTÓRICAS NA OBRA DO ITALIANO ALFREDO NORFINI (1867-1944).. In: Anais do V encontro de pós-graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO). Anais...São Luís(MA) UFMA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-encontro-de-pos-graduandos-da-seo/777095-MORTICINIO-DO-BRIGUE-PALHACO-(1940)--NARRATIVAS-E-REPARACOES-HISTORICAS-NA-OBRA-DO-ITALIANO-ALFREDO-NORFINI-(18. Acesso em: 09/05/2025

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