DOM FREI JOAQUIM DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ: UMA VIDA EM CONEXÕES ATLÂNTICAS

Publicado em 01/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0265-3

Título do Trabalho
DOM FREI JOAQUIM DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ: UMA VIDA EM CONEXÕES ATLÂNTICAS
Autores
  • Maria de Fátima Cabral Pereira
Modalidade
Comunicação em Simpósio Temático
Área temática
Histórias conectadas e relações internacionais no Império (Profa. Dra. Cristiane Marcelo - UESPI/Profa. Dra. Hevelly Acruche - UFJF)
Data de Publicação
01/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-encontro-de-pos-graduandos-da-seo/738597-dom-frei-joaquim-de-nossa-senhora-de-nazare--uma-vida-em-conexoes-atlanticas
ISBN
978-65-272-0265-3
Palavras-Chave
Bispo Nazaré, Trajetória, Revolução
Resumo
Esta comunicação oral trata sobre uma pesquisa de mestrado, a qual tem como objeto de estudo um bispo católico que esteve presente em circunstâncias políticas conturbadas no ocidente envolvendo mais especificamente Portugal e Brasil, a saber: as revoluções liberais e contrarrevoluções dos anos 1820 a 1830. Nos tempos da Revolução Liberal do Porto (1820) e, a consequente Independência do Brasil (1822), D. Frei Joaquim de Nazaré atuava como bispo na Diocese maranhense e, na política a frente da Junta Governativa Provisória como presidente. Nesse contexto, os padres e bispos brasileiros precisaram se posicionar diante dos acontecimentos, muitos dos clérigos foram favoráveis à revolução. Contrariando os anseios de D. Pedro, o bispo Nazaré não jurou obediência quando a província maranhense foi rendida e anexada ao Império em meados de julho de 1823. Quando foi expulso oficialmente do Maranhão, retornou para Portugal em 1824, nesse mesmo ano foi nomeado bispo na Diocese de Coimbra permanecendo nesse espaço até que os impulsos da Guerra Civil (1834) entre os irmãos D. Miguel e D. Pedro I pelo trono português lhe obrigaram a tomar partido de uma das partes e, outra vez manteve-se contrário às investidas pedrianas aliando-se ao Infante D. Miguel que infelizmente não saiu vitorioso dessa disputa. Assim sendo, D. Maria II, filha de D. Pedro I (IV de Portugal), tornou-se rainha, mas o bispo não jurou obediência novamente, nesse período foi perseguido e preso. Nesse sentido, o projeto objetiva investigar a trajetória político-religiosa desse clérigo em seus trânsitos entre Portugal e Brasil no recorte temporal de 1819 a 1840, ano de sua nomeação ao bispado maranhense e último retorno ao Brasil, respectivamente, a fim de entender seus posicionamentos frente aos processos de Independência do Brasil e da Guerra Civil Portuguesa tendo em vista sua atuação eclesiástica e política nesses contextos. O trabalho investigativo está sendo mediado por meio dos jogos de escalas entre história global com o intuito de conectar as narrativas e traçar um panorama contextual proporcionado pelos movimentos globais (crise do Antigo Regime, Liberalismo e Constitucionalismo) e, a micro-histórica partindo do método "paradigma indiciário" em Carlo Ginzburg com base nas fontes primárias disponíveis, como os documentos normativos, políticos, eclesiásticos, administrativos da Igreja e dos impérios português e brasileiro, cartas pastorais, correspondências e documentos avulsos, bem como, bibliografias acerca da temática estudada. Com este trabalho, almejamos apresentar o bispo Nazaré como um agente religioso e político que se moveu nesses espaços geográficos e de poder estabelecendo conexões políticas que lhe permitiu cargos importantes em Coimbra e São Luís. É válido notar que esse bispo não foi apenas um religioso que desempenhou funções clericais, ao contrário, sua trajetória demonstra as mais diversas facetas atribuídas a ele ou que ele construiu para si.
Título do Evento
V Encontro de Pós-Graduandos da SEO
Título dos Anais do Evento
Anais do V Encontro de Pós-graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Maria de Fátima Cabral. DOM FREI JOAQUIM DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ: UMA VIDA EM CONEXÕES ATLÂNTICAS.. In: Anais do V encontro de pós-graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO). Anais...São Luís(MA) UFMA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-encontro-de-pos-graduandos-da-seo/738597-DOM-FREI-JOAQUIM-DE-NOSSA-SENHORA-DE-NAZARE--UMA-VIDA-EM-CONEXOES-ATLANTICAS. Acesso em: 15/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes