A RELAÇÃO ENTRE À DESNUTRIÇÃO INFANTIL E A COGNIÇÃO

Publicado em 08/04/2024 - ISBN: 978-65-272-0395-7

DOI
10.29327/1390041.3-162  
Título do Trabalho
A RELAÇÃO ENTRE À DESNUTRIÇÃO INFANTIL E A COGNIÇÃO
Autores
  • Geovana Oliveira Gomes
  • Bárbara Rocha Lima
  • Layza Martins Souza
  • Manoela Herminia Rosa Borges Eliziário
  • Danyelly Rodrigues Machado Azevedo
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Temas Relacionados a Saúde
Data de Publicação
08/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/traumaemergencia/798913-a-relacao-entre-a-desnutricao-infantil-e-a-cognicao
ISBN
978-65-272-0395-7
Palavras-Chave
Desenvolvimento; Nutrição; Aprendizagem.
Resumo
INTRODUÇÃO: A desnutrição é definida como a carência de nutrientes essenciais na alimentação, que pode ocorrer devido à absorção nutricional insuficiente pelo organismo ou por causas socioeconômicas, como a pobreza. Percebe-se que a ausência de vitaminas e minerais pode levar a distúrbios no organismo de crianças, principalmente abaixo dos 5 anos de idade, que podem afetar o desenvolvimento físico, como baixa estatura para a idade, e mental, como principalmente a cognição infantil. OBJETIVOS: Analisar acerca da relação entre desnutrição e a cognição infantil. METODOLOGIA: Trata-se de uma Revisão de Literatura com recuperação bibliográfica através das bases de dados PubMed e Scielo. Utilizou-se descritores como: “Infantil”, “Desenvolvimento”, “Nutrição” e “Cognição” para nortear as pesquisas, sendo incluídos no presente estudos os artigos de maior relevância. Para tanto, foram analisados, 8 artigos e destes, utilizados apenas 3. RESULTADO E DISCUSSÃO: Estudos mostram que o período da primeira infância, do zero aos seis anos, é aquele em que ocorrem 90% das conexões cerebrais, chamado período de neuroplasticidade, em que neurônios são formados e circuitos neuronais se expandem formando a estruturação dos mecanismos biológicos que darão suporte às funções sociais, cognitivas e emocionais da criança. Dessa maneira, a deficiência de vitamina B12 e folato, principais nutrientes que contribuem para o desenvolvimento cerebral, podem causar distúrbios neuropsíquicos que acompanharão o indivíduo por toda a vida adulta, como epilepsia e episódios depressivos. Assim, o organismo com desnutrição pode provocar atrasos em eventos neurológicos como as reações em cadeia que amplificam os erros funcionais no Sistema Nervoso Central da criança e aumentam a disfunção na constituição bioquímica dos neurônios, essencial para a cognição, psicomotricidade e aprendizado. CONCLUSÃO: Constata-se, portanto, que a desnutrição infantil pode causar danos no cérebro e nos circuitos neuronais que repercutem em todos os aspectos da vida da criança, prejudicando o seu desenvolvimento físico e cognitivo-comportamental. A desnutrição infantil afeta, sobretudo, o futuro do cidadão, já que suas consequências podem causar atrasos no desenvolvimento e crescimento humano devido à ausência de nutrientes necessários para o funcionamento cerebral. Por isso, é importante que o profissional de saúde esteja disposto a recuperar a saúde da criança desnutrida por meio de ações como aconselhamento nutricional familiar a fim de melhorar as atividades cerebrais de construção da cognição e evitar danos cerebrais permanentes na infância que podem permanecer até a vida adulta. REFERÊNCIAS GUEDES et al., Nutrição adequada: a base do funcionamento cerebral. Ciência. Culto. , São Paulo, v. 1, pág. 32-35, jan. 2004. SCHWEIGERT, I. D.; SOUZA, D. O. G.; PERRY, M. L. S. Desnutrição, maturação do sistema nervoso central e doenças neuropsiquiátricas. Revista de Nutrição, v. 22, n. 2, p. 271–281, mar. 2009. SANTOS et al.,, ITS de Saúde e sociedade: uma análise sobre a desnutrição energética-proteica primária infantil/ Saúde e sociedade: uma análise da desnutrição proteico-energética primária em crianças. Revista Brasileira de Revisão de Saúde , [S. l.] , v. 3, pág. 9886–9906, 2021.
Título do Evento
III CONGRESSO NACIONAL DE TRAUMA E MEDICINA DE EMERGÊNCIA
Título dos Anais do Evento
Anais do III Congresso Nacional de Trauma e Medicina de Emergência
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

GOMES, Geovana Oliveira et al.. A RELAÇÃO ENTRE À DESNUTRIÇÃO INFANTIL E A COGNIÇÃO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/traumaemergencia/798913-A-RELACAO-ENTRE-A-DESNUTRICAO-INFANTIL-E-A-COGNICAO. Acesso em: 10/07/2025

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