A IMPORTÂNCIA DA SIMULAÇÃO PARA O APRENDIZADO DO ATENDIMENTO INICIAL AO POLITRAUMATIZADO

Publicado em 08/04/2024 - ISBN: 978-65-272-0395-7

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA SIMULAÇÃO PARA O APRENDIZADO DO ATENDIMENTO INICIAL AO POLITRAUMATIZADO
Autores
  • Gabriely Teixeira da Silva de Moraes
  • Gabrielle De matos amorim
  • Francielle Fernanda Cruz
  • Nathanielle Silva De Andrade
  • Camila Rodrigues
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Atendimento à vítima de trauma
Data de Publicação
08/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/traumaemergencia/798590-a-importancia-da-simulacao-para-o-aprendizado-do-atendimento-inicial-ao-politraumatizado
ISBN
978-65-272-0395-7
Palavras-Chave
Politraumatizado, ensino, simulação
Resumo
Introdução: Ao longo do curso de Medicina, aulas teóricas de atendimento ao politraumatizado são ministradas, sendo de suma importância que todos os médicos saibam realizá-lo, especialmente os recémformados, que frequentemente têm seu primeiro emprego em emergências hospitalares e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Entretanto, nem sempre há a oportunidade de aprendizado prático durante o ciclo clínico das universidades. Visando a capacitação dos estudantes em atender adequadamente um paciente politraumatizado de maneira prática, uma médica residente do terceiro ano de Cirurgia Geral do Hospital Público Municipal (HPM) se dispôs a complementar o aprendizado dos internos através de simulações realizadas no hospital. Objetivo: Discutir a relevância da simulação na capacitação de estudantes de medicina para o atendimento ao politraumatizado. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca da simulação como ferramenta para o ensino do atendimento ao politraumatizado. Resultados: Durante o rotatório de cirurgia do internato médico da UFRJ Macaé, os acadêmicos são introduzidos na sala vermelha do Hospital Público Municipal para acompanhar o serviço de cirurgia durante o atendimento ao politraumatizado. Neste período, a preceptora responsável ministrou aulas práticas no próprio hospital, onde foram utilizados materiais de treinamento para sutura e punção venosa profunda. Além disso, nas aulas sobre o Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS) os próprios acadêmicos se revezaram para serem modelos para realização do exame físico direcionado. Após as práticas, a preceptora realizou alguns atendimentos às vítimas de politrauma explicando passo a passo aos estudantes, além de discutir os casos e as condutas, estimulando o raciocínio clínico. Uma vez capacitados, os acadêmicos realizaram atendimentos sob a supervisão da preceptora, além de realizarem procedimentos como sutura e acesso venoso profundo. Com o acompanhamento semanal, os alunos puderam aprofundar e sedimentar o conhecimento recebido. A médica residente observou que a simulação foi de grande importância para facilitar a execução de atendimentos e procedimentos técnicos por meio da experiência adquirida, aumentando a confiança dos acadêmicos em suas próprias capacidades profissionais. Conclusões: Essa experiência reflete a importância crescente da simulação como uma ferramenta fundamental no ensino médico, especialmente em áreas críticas como o atendimento a vítimas de politrauma. Ao combinar teoria, simulação e prática clínica supervisionada, os estudantes podem adquirir competências fundamentais de forma mais eficaz. Tal abordagem promove o desenvolvimento de habilidades técnicas e confiança profissional, garantindo não apenas o aprendizado adequado, mas também uma transição mais suave para o ambiente profissional.
Título do Evento
III CONGRESSO NACIONAL DE TRAUMA E MEDICINA DE EMERGÊNCIA
Título dos Anais do Evento
Anais do III Congresso Nacional de Trauma e Medicina de Emergência
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORAES, Gabriely Teixeira da Silva de et al.. A IMPORTÂNCIA DA SIMULAÇÃO PARA O APRENDIZADO DO ATENDIMENTO INICIAL AO POLITRAUMATIZADO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/traumaemergencia/798590-A-IMPORTANCIA-DA-SIMULACAO-PARA-O-APRENDIZADO-DO-ATENDIMENTO-INICIAL-AO-POLITRAUMATIZADO. Acesso em: 23/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes