AUTONOMIA E CONTROLE EMERGENCIAL: A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS INFANTIS

Publicado em 08/04/2024 - ISBN: 978-65-272-0395-7

DOI
10.29327/1390041.3-172  
Título do Trabalho
AUTONOMIA E CONTROLE EMERGENCIAL: A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS INFANTIS
Autores
  • Kelly Nayara Santos Da Matta
  • Keyla Nathieli Felisberto dos Santos
  • Rebeca Laís de Sousa Freitas
  • Rebeca Leticia Andrade Morais
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Suporte Básico e Avançado de Vida
Data de Publicação
08/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/traumaemergencia/797661-autonomia-e-controle-emergencial--a-relevancia-da-educacao-em-primeiros-socorros-nas-escolas-infantis
ISBN
978-65-272-0395-7
Palavras-Chave
Atendimento inicial, Emergência, Treinamento técnico
Resumo
Introdução: Define-se primeiros socorros como condutas iniciais ofertadas a uma vítima de acidente ou mal súbito, visando preservar as funções vitais e prevenir agravos até a chegada de assistência de saúde qualificada. Acidentes independem do local. Sendo frequentes os acidentes em ambiente escolar em decorrência da permanência das crianças de em média um terço do seu dia no território escolástico. Assim, é evidente a necessidade dos profissionais de educação estarem aptos e preparados tecnicamente para prestarem um atendimento inicial e imediato de primeiros socorros às crianças. Objetivo: Evidenciar e analisar a importância de treinamento técnico em primeiros socorros nas escolas para professores e demais funcionários. Metodologia: Revisão bibliográfica de artigos e revistas de saúde coletados da base PubMed, Scielo, Google acadêmico por meio dos descritores: Primeiros socorros, emergência, pediatria. Excluindo-se artigos que não se referiam a acidentes em escolas infantis. Resultados: A maior frequência destes acidentes, de acordo com dados, acontece nos intervalos entre aulas e em atividades esportivas e recreativas. Ademais, o Ministério da Saúde informa que cerca de 3,8 meninos e meninas de um a quatorze anos morrem e 117 mil são internados por motivos acidentais em estado grave no Brasil, anualmente. Partindo destes dados, é evidente a carência do ensino de primeiros socorros aos profissionais da educação, sendo ele o precursor de autonomia, discernimento, raciocínio lógico e visão crítica diante de situações emergenciais. Além disso, as escolas infantis são um ambiente favorável para promoção e prevenção da saúde. Assim, em outubro de 2018, o Governo Federal sancionou a Lei de n° 13.722, Lei Lucas, que obriga a capacitação em noções básicas de primeiros socorros a professores e funcionários de escolas de educação básica públicas e privadas e estabelecimentos de recreação infantil, com o fito destes profissionais saberem atender as demandas iniciais de urgência e emergência de forma correta e imediata até a chegada do serviço especializado. Considerações finais: Diante dessas informações, urge a necessidade e a importância da educação em primeiros socorros nas escolas infantis para ofertar maior autonomia na tomada de decisões e controle sobre as intercorrências emergenciais em ambiente escolar.
Título do Evento
III CONGRESSO NACIONAL DE TRAUMA E MEDICINA DE EMERGÊNCIA
Título dos Anais do Evento
Anais do III Congresso Nacional de Trauma e Medicina de Emergência
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MATTA, Kelly Nayara Santos Da et al.. AUTONOMIA E CONTROLE EMERGENCIAL: A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS INFANTIS.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/traumaemergencia/797661-AUTONOMIA-E-CONTROLE-EMERGENCIAL--A-RELEVANCIA-DA-EDUCACAO-EM-PRIMEIROS-SOCORROS-NAS-ESCOLAS-INFANTIS. Acesso em: 15/05/2025

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