EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: AÇÕES ENTRE O ETNOPET DA UFRRJ E O ILÊ AXÉ OPÔ AFONJÁ - I COLÓQUIO “SISO ITAN TI AKOKO”

Publicado em 27/09/2022 - ISBN: 978-65-5941-838-1

Título do Trabalho
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: AÇÕES ENTRE O ETNOPET DA UFRRJ E O ILÊ AXÉ OPÔ AFONJÁ - I COLÓQUIO “SISO ITAN TI AKOKO”
Autores
  • Vagner Felix da Silva
  • Fabiana Helena da Silva
  • Núbia Desirée Francisco Tavares
  • Alexandre Monteiro de Carvalho
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sudestepet2022/496750-extensao-universitaria--acoes-entre-o-etnopet-da-ufrrj--e-o-ile-axe-opo-afonja---i-coloquio-siso-itan-ti-akoko
ISBN
978-65-5941-838-1
Palavras-Chave
Etnodesenvolvimento, Religiosidade, Extensão Universitária
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo gerar um registro textual e divulgar a experiência de um projeto de extensão do Grupo PET-Etnodesenvolvimento e Educação Diferenciada: Formação de Professores Quilombolas na UFRRJ (EtnoPET) com ênfase na realização do I Colóquio “Siso Itan Ti Akoko” ou “Contando a História do Tempo”, em tradução do idioma yorubá. O colóquio foi um momento de concretização, repasse e participação ampliada das práticas do projeto de extensão universitária que envolve o EtnoPET e a casa de candomblé Ilê Axé Opô Afonjá RJ, localizada em São João de Meriti, no estado do Rio de Janeiro, Brasil, que é referenciada como uma das casas mais antigas e importantes no estado, sendo a primeira a ter seu espaço tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. No evento, além da mesa de abertura que contou com autoridades que se destacam em trabalhos de combate ao racismo religioso, foram realizadas palestras, um cortejo, e o plantio de um exemplar da árvore sagrada Iroko. No local de plantio, cuidadosamente escolhido nas dependências do Jardim Botânico da UFRRJ, será mantido um espaço de referência, encontros e atividades ligadas a religiosidade de matriz africana, dentro da Universidade e aberto à sociedade.
Título do Evento
XXII SUDESTE PET: O PET é resistência!
Título dos Anais do Evento
Anais do XXII Encontro entre os grupos do Programa de Educação Tutorial da região Sudeste (Sudeste PET): O Pet é resistência!
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Vagner Felix da et al.. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: AÇÕES ENTRE O ETNOPET DA UFRRJ E O ILÊ AXÉ OPÔ AFONJÁ - I COLÓQUIO “SISO ITAN TI AKOKO”.. In: Anais do XXII Encontro entre os grupos do Programa de Educação Tutorial da região Sudeste (Sudeste PET): O Pet é resistência!. Anais...Ituiutaba(MG) UFU, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sudestepet2022/496750-EXTENSAO-UNIVERSITARIA--ACOES-ENTRE-O-ETNOPET-DA-UFRRJ--E-O-ILE-AXE-OPO-AFONJA---I-COLOQUIO-SISO-ITAN-TI-AKOKO. Acesso em: 12/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes