EFEMERIDADE, CRÍTICA SOCIAL E CONTEMPLAÇÃO: A ARTE MURAL E SEUS DISTINTOS SIGNIFICADOS NA CONTEMPORANEIDADE.

Publicado em 29/11/2017 - ISBN: 978-85-5722-049-2

Título do Trabalho
EFEMERIDADE, CRÍTICA SOCIAL E CONTEMPLAÇÃO: A ARTE MURAL E SEUS DISTINTOS SIGNIFICADOS NA CONTEMPORANEIDADE.
Autores
  • Carolina de Castro Burgos
  • Arildo Camargo
Modalidade
Submissão de resumo para exposição oral
Área temática
GT 19 - Intervenções em Arquitetura e Design
Data de Publicação
29/11/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spicunicuritiba/65950-efemeridade-critica-social-e-contemplacao--a-arte-mural-e-seus-distintos-significados-na-contemporaneidade
ISBN
978-85-5722-049-2
Palavras-Chave
Arte Mural, Cultura, Imagem efêmera.
Resumo
Assim como outras formas de arte, os murais artísticos refletem o seu tempo. Desta forma, a definição de arte mural é vista por diferentes perspectivas de acordo com o período histórico em que está inserido, apontando para uma produção bastante ampla, tanto tecnicamente quanto no que diz respeito aos seus temas ou significados. Nesse contexto, é necessário entender o conceito de Arte Pública, uma arte mais abrangente, que não está limitada apenas ao espaço físico, está em conjunto com o cotidiano e as relações sociais e culturais de uma sociedade. O foco dessa pesquisa direciona-se às obras expostas ao espaço urbano de cidades cosmopolitas onde percebe-se a produção de trabalhos que abrangem desde os tradicionais murais em afrescos, mosaicos e relevos cerâmicos, até a execução de trabalhos contemporâneos feitos em concreto armado, graffiti, lambes e projeções midiáticas. Ao observar as cidades de modo mais analítico, é possível perceber de que forma as obras interagem e/ou interferem no modo de vida de quem as observa, assim como desvendar a qual contexto pertencem. Este estudo visa investigar os diversos tipos de arte mural existentes no mundo contemporâneo e discutir de que maneira eles se encaixam e interagem com o espaço urbano circundante, tendo como foco trabalhos que abarcam tanto conteúdo sociopolítico quanto meramente contemplativo. O trabalho se desenvolveu por meio de pesquisas bibliográficas e estudos de experiências recentes que exploram o uso de imagens projetadas em edifícios tanto da cidade de Curitiba quanto de outras localidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, metrópoles cosmopolitas que se destacam na atualidade. Por serem metrópoles globais e cidades cosmopolitas, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, entre outras, possuem distintas tipologias de arte mural, porém o que fica mais nitidamente perceptível no dia-a-dia de quem passa por essas cidades são seus Grafittis em paredes cegas de edifícios, nos baixios dos viadutos, espalhados por toda a malha urbana. Em São Paulo, de forma mais intensa do que em Curitiba, percebe-se o cunho crítico-social de seus murais, que em grande parte sofrem também intervenção do picho, o que algumas vezes até complementa a obra.
Título do Evento
IX Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BURGOS, Carolina de Castro; CAMARGO, Arildo. EFEMERIDADE, CRÍTICA SOCIAL E CONTEMPLAÇÃO: A ARTE MURAL E SEUS DISTINTOS SIGNIFICADOS NA CONTEMPORANEIDADE... In: Anais do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba. Anais...Curitiba(PR) UNICURITIBA, 2017. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spicunicuritiba/65950-EFEMERIDADE-CRITICA-SOCIAL-E-CONTEMPLACAO--A-ARTE-MURAL-E-SEUS-DISTINTOS-SIGNIFICADOS-NA-CONTEMPORANEIDADE. Acesso em: 18/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes