“IDEOLOGIA DE GÊNERO” NA EDUCAÇÃO E RESTRITIVIDADE À LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Publicado em 12/11/2020 - ISBN: 978-65-88243-96-1

Título do Trabalho
“IDEOLOGIA DE GÊNERO” NA EDUCAÇÃO E RESTRITIVIDADE À LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Autores
  • Leonardo da Silva Rossanezi
  • LUIZ GUSTAVO DE ANDRADE
Modalidade
Resumo Expandido - 2020
Área temática
GT 8 - Justiça, Democracia, Ativismo Judicial
Data de Publicação
12/11/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic2020/296396-ideologia-de-genero-na-educacao-e-restritividade-a-liberdade-de-expressao
ISBN
978-65-88243-96-1
Palavras-Chave
Liberdade de expressão, Pluralismo de Ideias, Restritividade Legislativa, “Ideologia de gênero”, ADPF 460.
Resumo
A liberdade de ensino, tem proteções previstas desde a Constituições da República de 1934, o atual momento apresenta manifestações com via a proteção da liberdade de ensino, a partir de supostas verdades majoritárias, utilizando-se de instrumentos legítimos para em realidade reprimir o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas. Preliminarmente o trabalho, procura demonstrar que restritividades no campo da educação, em principal no que concerne à disseminação de informações e conhecimento sobre gênero e sexualidade nas escolas, é uma discriminação velada de minorias e que emudece os agentes da educação, contramão a liberdade de cátedra constitucionalizada. O estudo se pauta na revisão bibliográfica e de direito comparado, sobre a liberdade de discussão, expressão e as bases do princípio democrático, a partir de Ronald Dworkin e uma análise constitucional da liberdade de cátedra. Posteriormente, parte-se a revisão de legislações restritivas à liberdade de expressão no âmbito da educação dispostas pelo poder legislativo brasileiro, em principal as que tendam a vedar termos como “gênero” e “orientação sexual”, e busquem a impedir a aplicação da “ideologia de gênero”, expressão inoportuna dado a existência de teorias de gênero e não ideologias, causando insegurança ao ato de ensinar, algo incompatível com a democracia que abarca pontos de vista diversos e contrastes. Posicionamentos do Supremo Tribunal Federal, em especial frente a ADPF 460, a qual hora os autores produziram parecer opinativo como amicus curiae a Corte Suprema, são outra base de apoio aqui utilizada. Por fim, o conhecimento consolidado da revisão bibliográfica, da produção legislativa e dos posicionamentos do Supremo, conflui para uma educação inclusiva com vias a não esterilizar o processo gnosiológico, por meio de políticas ou ideias majoritárias que não demonstrem a diversidade e o pluralismo de ideias. Devendo prevalecer em uma democracia, os cuidados a garantir o debate e o acesso a informações diversas, movimento formante de um cidadão, sem proselitismos, mas ao mesmo tempo que acolha as diversas visões de mundo, estilos, valores e saberes. Servindo o estudo de alerta aos legisladores, que devem dispender a melhor compreensão ao inovar no mundo jurídico para não se pautar em ideias homogêneas, concepções pedagógicas restritivas e absolutas que empobrecem culturalmente e intelectualmente uma sociedade.
Título do Evento
XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROSSANEZI, Leonardo da Silva; ANDRADE, LUIZ GUSTAVO DE. “IDEOLOGIA DE GÊNERO” NA EDUCAÇÃO E RESTRITIVIDADE À LIBERDADE DE EXPRESSÃO.. In: Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA. Anais...Curitiba(PR) UNICURITIBA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic2020/296396-IDEOLOGIA-DE-GENERO-NA-EDUCACAO-E-RESTRITIVIDADE-A-LIBERDADE-DE-EXPRESSAO. Acesso em: 23/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes