GRINDFALL – UM JOGO DE TERROR NO MUNDO DOS SONHOS

Publicado em 12/11/2020 - ISBN: 978-65-88243-96-1

Título do Trabalho
GRINDFALL – UM JOGO DE TERROR NO MUNDO DOS SONHOS
Autores
  • Iuri de Souza Fernandes
  • João Victor de Lima
  • Matheus Chitz
  • Marcia Maria Alves
  • Lucina Reitenbach Viana
Modalidade
Resumo Expandido - 2020
Área temática
GT 23 – Game Studies, E-sports, Jogos Digitais e Jogos Analógicos
Data de Publicação
12/11/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic2020/296139-grindfall--um-jogo-de-terror-no-mundo-dos-sonhos
ISBN
978-65-88243-96-1
Palavras-Chave
Sonhos, Ansiedade, Depressão, Trauma.
Resumo
Grindfall (UNCERTAINTY, 2020) é um projeto que engloba um jogo de suspense e uma instalação em ambiente digital desenvolvido no curso de Jogos Digitais do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). O objetivo do jogo é abordar problemas psicológicos, sendo eles doenças ou traumas, de forma séria o suficiente para transmitir as informações corretas sobre a doença abordada, mas também, de tal forma que não vá causar incômodo ou gatilhos nos jogadores. O jogo tem o intuito de falar sobre o amadurecimento do personagem mostrando o desenvolvimento dele como pessoa a cada fase, enfrentando seus próprios medos e, depois de passar por tantas situações vai construindo sua trajetória. Para isso, foram realizadas várias pesquisas e entrevistas com pessoas reais que sofrem ou sofreram com tais problemas. Considera-se como ansiedade uma excessiva agitação no sistema nervoso central, é uma sensação que lembra o medo e dá a sensação de ausência de controle (NATURA, 2020), e como depressão um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente e pela perda de interesse em atividades que normalmente são prazerosas, acompanhadas da incapacidade de realizar atividades diárias, durante pelo menos duas semanas (OPAS, 2017). O jogo se configura como um suspense em 2D com puzzles e elementos de plataforma, visualmente desenvolvido em pixel art, estilo em que as imagens são desenhadas pixel por pixel, e esses pixels devem ser notáveis, fazendo com que seu formato tenha bordas quadradas e não suavizadas ou arredondadas, como em outros tipos de gráficos (PIXEL, 2020). O projeto tem como referência os jogos Celeste (MATT MAKES GAMES, 2018) por ser um exemplo recente de jogo que trata de questões psicológicas, e Little Nightmares (TARSIER STUDIOS, 2017) que trás uma temática de medos de infância em um jogo de terror imersivo. Como ferramentas de produção foram usados os softwares Unity (UNITY TECHNOLOGIES, 2019) e Visual Studio (MICROSOFT, 2019) para a programação, Piskel (DESCOTTES, 2017) para a arte, Word (MICROSOFT, 2019) e Google Drive (GOOGLE, 2020) para a documentação. A narrativa se passa dentro da mente de diversas pessoas que o protagonista inconscientemente invade durante a noite, e acaba tendo que enfrentar os maiores medos daquelas pessoas para conseguir sair desse terrível pesadelo. As mecânicas que serão utilizadas no jogo focam na movimentação, respiração e interação com o mapa, onde é possível movimentar objetos, iniciar diálogos ou leituras. Diante das dificuldades enfrentadas pelo isolamento imposto pela pandemia de Covid-19, o projeto sofreu ajustes de escopo reduzindo sua proposta inicial de mínimo produto viável de duas fases tematizadas que incorporam os conceitos de depressão e ansiedade, cada uma possuindo sua história e mecânica única mostrando como a doença afeta o seu portador, tendo em vista o jogador descobrir qual o problema da mesma e tentar solucioná-lo. Como resultado espera-se um protótipo jogável que será apresentado na mostra anual UNICULT 2020 e como trabalhos futuros espera-se ampliar o jogo com mais fases e informações complementares.
Título do Evento
XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNANDES, Iuri de Souza et al.. GRINDFALL – UM JOGO DE TERROR NO MUNDO DOS SONHOS.. In: Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA. Anais...Curitiba(PR) UNICURITIBA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic2020/296139-GRINDFALL--UM-JOGO-DE-TERROR-NO-MUNDO-DOS-SONHOS. Acesso em: 22/05/2025

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