LARS VON TRIER E BRECHT: TEATRO E CINEMA COMO INSTRUMENTO DE DISCUSSÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO FILME DANÇANDO NO ESCURO

Publicado em 12/11/2020 - ISBN: 978-65-88243-96-1

Título do Trabalho
LARS VON TRIER E BRECHT: TEATRO E CINEMA COMO INSTRUMENTO DE DISCUSSÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO FILME DANÇANDO NO ESCURO
Autores
  • Gabriela Esmeraldino
Modalidade
Resumo Expandido - 2020
Área temática
GT 7 - Direitos Fundamentais e Democracia
Data de Publicação
12/11/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic2020/296112-lars-von-trier-e-brecht--teatro-e-cinema-como-instrumento-de-discussao-dos-direitos-humanos-no-filme-dancando-no-
ISBN
978-65-88243-96-1
Palavras-Chave
teatro, cinema, direitos humanos, lars von trier, brecht
Resumo
O objetivo do estudo interdisciplinar de Direito e Literatura, e por extensão do Direito e Cinema, é a humanização e despositivação do Direito. Fazer com que o jurista tenha um olhar mais empático das situações e que faça uma melhor análise do contexto político social em que está inserido. A área de pesquisa de Direito e Literatura é subdividida entre direito na literatura, literatura no direito e literatura como instrumento de modificação social, e é esse terceiro que será utilizado no presente estudo. Bertold Brecht foi um diretor de teatro alemão que viveu a ascensão do fascismo, tendo, inclusive, sido exilado, Brecht utilizava a arte como ferramenta política e seu teatro denunciava as falhas do sistema de exploração, também produziu teatro didático para conscientização política. Brecht utilizou a técnica do distanciamento em suas peças para lembrar o espectador que o que estava sendo visto era arte, e desincentivar a identificação espectador-personagem. Lars von Trier é um polêmico cineasta dinamarquês que deixa claro em suas entrevistas que seu cinema é para ser incômodo. Em diversos filmes Lars critica o sistema capitalista e o desrespeito aos direitos humanos proveniente do sistema exploratório. Dançando no Escuro é um filme dolorido e incômodo que mostra a história de Selma, uma mulher quase cega que trabalha excessivamente em uma indústria metalúrgica para juntar dinheiro para pagar a cirurgia que pode evitar que seu filho tenha a mesma doença genética que a deixou cega. O filme aborda a falta de acesso à direitos básicos como dignidade da pessoa humana; direitos trabalhistas, em uma cena que o chefe de Selma deixa claro que pra ele ela é apenas mão de obra que pode ser mandada embora a qualquer hora; falta de acesso ao sistema de saúde, já que mesmo cega Selma tem que se submeter ao trabalho perigoso para poder pagar uma cirurgia necessária; direito à moradia, Selma e o filho moram em um trailer minúsculo no terreno de outra família; e também o acesso à defesa jurídica no momento em que Selma precisa escolher pagar um advogado após cometer um crime para salvar o dinheiro economizado, ou recusar a defesa e deixar o dinheiro para a cirurgia do filho, ainda que a falta de defesa possa custar sua vida. Ao longo do filme as críticas são construídas utilizando como referência o método de distanciamento do Brecht, de contar uma história enquanto se critica o sistema macro. O objetivo dessa pesquisa bibliográfica é entender, por meio do método dedutivo, a crítica feita no filme Dançando no Escuro de Lars von Trier, bem como a utilização da técnica Brechtiana de instrumentalização da arte em prol das denúncias de violação de direitos e como essa violação está presente no espaço não ficcional. Buscando para isso artigos já produzidos e entrevistas sobre a relação do cinema de Lars von Trier com o teatro de Brecht, análise literatura sobre a arte como instrumento político e de direito e a utilização desse instrumento por Brecht e consequentemente por Lars von Trier, consulta à legislação internacional de Direitos Humanos para justificar a análise dos direitos violados no filme.
Título do Evento
XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ESMERALDINO, Gabriela. LARS VON TRIER E BRECHT: TEATRO E CINEMA COMO INSTRUMENTO DE DISCUSSÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO FILME DANÇANDO NO ESCURO.. In: Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA. Anais...Curitiba(PR) UNICURITIBA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic2020/296112-LARS-VON-TRIER-E-BRECHT--TEATRO-E-CINEMA-COMO-INSTRUMENTO-DE-DISCUSSAO-DOS-DIREITOS-HUMANOS-NO-FILME-DANCANDO-NO-. Acesso em: 13/05/2025

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