LETREIRAMENTO COMO RECURSO EXPRESSIVO EM DESIGN DA INFORMAÇÃO PARA CAMPANHAS DE SAÚDE

Publicado em 12/11/2020 - ISBN: 978-65-88243-96-1

Título do Trabalho
LETREIRAMENTO COMO RECURSO EXPRESSIVO EM DESIGN DA INFORMAÇÃO PARA CAMPANHAS DE SAÚDE
Autores
  • Christopher Hammerschmidt
Modalidade
Resumo Expandido - 2020
Área temática
GT 20 - Design Gráfico: Portfólio de Perspectivas
Data de Publicação
12/11/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic2020/296028-letreiramento-como-recurso-expressivo-em-design-da-informacao-para-campanhas-de-saude
ISBN
978-65-88243-96-1
Palavras-Chave
Letreiramento, Design da Informação, Saúde
Resumo
O Design da Informação consiste em uma área de especialização do Design Gráfico, de caráter multidisciplinar, direcionada à produção de documentos compreensíveis que permitam a usuários converter informação em ações (HORN, 1999). Entre as dimensões prática e teórica do Design da Informação, profissionais da área devem ter domínio do uso de palavras, imagens e da vasta gama de elementos gráficos contidos no léxico dos designers (PETTERSSON, 2010). Estes podem ser caracterizados em canais e modos linguísticos, conforme o modelo proposto por Twyman (1985). Assim, dentro da linguagem visual encontram-se a linguagem gráfica e a não-gráfica. Considerando-se o escopo da linguagem gráfica, tem-se os modos verbal, pictórico e esquemático. O primeiro deles, o modo verbal, engloba as manifestações da linguagem por meio de sinais criados a mão (escrita, caligrafia) ou com o auxílio de máquinas (tipografia). Entre essas duas categorias, situa-se a prática do letreiramento (tradução do inglês lettering), que envolve o desenho de letras com a finalidade de obtenção de formas únicas (FARIAS, 2004). Diferentemente da tipografia, definida como escrita com letras pré-fabricadas (NOORDZIJ, 2013) que devem atender às mais variadas possibilidades de combinações entre os caracteres, o letreiramento visa a criar letras para uma aplicação específica (SMEIJERS, 2011). Isso o torna uma prática com grande potencial para aplicação como recurso expressivo dentro do Design da Informação. Este artigo tem por objetivo descrever a prática desenvolvida no projeto de Criação de Portfólio em Tipografia do curso de Design Gráfico do Centro Universitário Curitiba no primeiro semestre de 2020. O projeto buscou explorar o uso do letreiramento como recurso expressivo para campanhas de conscientização e informação sobre temas relacionados à área de Saúde. Considerando-se a pertinência do tema escolhido no contexto da pandemia de Covid-19, buscou-se um assunto específico para guiar as produções dos estudantes. Dessa maneira, escolheu-se a doação de sangue como o conteúdo norteador das composições de letreiramento que seriam desenvolvidas. O processo de desenvolvimento dos trabalhos a partir da temática proposta se deu em quatro etapas, baseadas em diretrizes processuais oferecidas por Flor (2018) e Barber (2020). A primeira fase do projeto consistiu na definição de uma frase curta e capaz de instigar ação por parte dos leitores. Para isso, os estudantes precisaram buscar conhecer o tema, pesquisar informações e então estabelecer sua abordagem para a criação da frase. Na segunda etapa, elaboraram-se esboços manuais em tamanho reduzido, com diferentes estilos gráficos para a composição de letreiramento. A fase seguinte se estabeleceu a partir da escolha de um esboço para refinamento, ainda manualmente, de modo a definir detalhes de desenho das letras, proporções na composição gráfica e hierarquia da informação. Por fim, a quarta etapa trabalhou a vetorização e o tratamento digital para a finalização das composições. Os resultados obtidos apresentam interessantes relações no que tange ao uso das palavras como elementos gráficos dentro de uma retórica significativa para o escopo do trabalho. A associação entre palavras e imagens reforça o sentido do conteúdo textual, promovendo associações entre os modos verbal e pictórico da linguagem gráfica. Julga-se necessária a realização de pesquisas com o público para avaliar a adequação dos resultados ao propósito estabelecido e a viabilidade na divulgação de campanhas em mídias físicas ou digitais.
Título do Evento
XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

HAMMERSCHMIDT, Christopher. LETREIRAMENTO COMO RECURSO EXPRESSIVO EM DESIGN DA INFORMAÇÃO PARA CAMPANHAS DE SAÚDE.. In: Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA. Anais...Curitiba(PR) UNICURITIBA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic2020/296028-LETREIRAMENTO-COMO-RECURSO-EXPRESSIVO-EM-DESIGN-DA-INFORMACAO-PARA-CAMPANHAS-DE-SAUDE. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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