“SOFTWARES E PLUG-INS LIVRES: UM MEMORIAL CRÍTICO SOBRE O USO DE PROGRAMAS LIVRES PARA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL”.

Publicado em 12/11/2020 - ISBN: 978-65-88243-96-1

Título do Trabalho
“SOFTWARES E PLUG-INS LIVRES: UM MEMORIAL CRÍTICO SOBRE O USO DE PROGRAMAS LIVRES PARA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL”.
Autores
  • Jéssica Ramos Marinho
  • Rodrigo Leite Souza Enoque
  • Giovanni Rios de Oliveira Barbosa
  • Anny Gabrielle Daniel
Modalidade
Resumo Expandido - 2020
Área temática
GT 13 - Comunicação e Tecnologias
Data de Publicação
12/11/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic2020/295793-softwares-e-plug-ins-livres--um-memorial-critico-sobre-o-uso-de-programas-livres-para-producao-audiovisual
ISBN
978-65-88243-96-1
Palavras-Chave
Software livre; Interface, Simpósio, Design, Audiovisual.
Resumo
“SOFTWARES E PLUG-INS LIVRES: UM MEMORIAL CRÍTICO SOBRE O USO DE PROGRAMAS LIVRES PARA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL”. MARINHO, Jéssica Ramos DANIEL, Anny Gabrielle BARBOSA, Giovanni Rios ENOQUE, Rodrigo Leite Souza Grupo de trabalho: GT13 – Comunicação e Tecnologias O presente trabalho realiza um estudo sobre o processo criativo de estabelecer uma análise comparativa de Softwares Livres, com foco no design de interface e design com pixel arte para mídias audiovisuais. Com a intenção de demonstrar quais são as vantagens e desvantagens de uso dos softwares livres, em projetos independentes e estudantis. A pesquisa se concentra em um estudo da visão do usuário sobre interfaces e a experiência do usuário sobre o uso desses softwares livres e a viabilidade de aplicação dos programas para fins educacionais e na criação de assets visuais. Segundo a GNU (1983) e a Free Software Foundation (1985) um software é livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais: O poder de executar o programa como o usuário desejar, para qualquer propósito; ter acesso ao código fonte e ter a liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades; poder redistribuir as suas próprias cópias do programa e; poder distribuir cópias do software com o código modificado gratuitamente ou cobrando uma taxa pela distribuição, a qualquer um, em qualquer lugar. Para proteger a legibilidade dessas leis a GNU utiliza o “Copyleft”, uma regra usada como um modo de proteção e direitos autorais as essas quatro leis de liberdade. É importante ressaltar que a ideia da utilização de “software livre” é focada na questão de liberdade de uso e modificação, não em taxas. Neste artigo trabalharemos com uma análise comparativa sobre os softwares livres em programas de mídia audiovisual. Para a análise comparativa de programas de software livre, com foco na interface de usuário. Foram explorados dois editores de pixel arte com o objetivo de pesquisar como seria a experiência do usuário ao se deparar com a interface visual desses programas, sobre como realizar o download e a instalação do programa em seu hardware de uso (social) e como funcionam as ferramentas para uso no desenho e edição digital em projetos audiovisuais. Neste trabalho será analisado como é a funcionalidade do “user experience (UX)“ e do “user interface (UI)” em dois softwares livres de produção em pixel arte: o (Piskel,2020), um software gratuito que pode ser executado no seu próprio browser e, por conta disso, sua interface tem poucos detalhes, o que não favorece o fácil entendimento sobre as ferramentas disponíveis neste sistema operacional; e o (Pixilart,2020), também outro software gratuito para a criação de animações e sprites; que pode ser instalado por meio do Google Play Store e da App Store e, também pode ser acessado em seu próprio browser o que possibilita a seus usuários terem acesso ao uso do programa em qualquer dispositivo eletrônico, ele também oferece um manual e uma comunidade online para a adaptação e aprendizagem sobre as ferramentas presentes em sua interface . Palavras-Chave: Software livre; Interface, Simpósio, Design, Audiovisual. Referências bibliográfica: - SOFTWARES LIVRES disponível em: https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html. Acesso em 20/04/2020). - SOFTWARE DE PRODUÇÂO DE PIXEL ARTE- Disponível em https://www.piskelapp.com/. Acesso em 20/06/2020). - PIXILART: Disponível em https://www.pixilart.com/draw?ref=home-page Acesso em 22/08/2020). - ARTIGO - Pontos fracos do Software Livre comparado ao Software Proprietário http://www.dsc.ufcg.edu.br/~pet/jornal/maio2009/materias/informatica.html. Acesso em 07/09/2020). - ARTIGO- A interface do software e as formas marcadas e nção marcadas da presença de outrem. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/download/1948/3425 pdf. Acesso em 07/08/2020). - SITE INTERFACES, Software Livre e Streaming- https://ufeslabic.pressbooks.com/chapter/interfaces-software-livre-e-streaming/. Acesso em 07/08/2020).
Título do Evento
XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARINHO, Jéssica Ramos et al.. “SOFTWARES E PLUG-INS LIVRES: UM MEMORIAL CRÍTICO SOBRE O USO DE PROGRAMAS LIVRES PARA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL”... In: Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA. Anais...Curitiba(PR) UNICURITIBA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic2020/295793-SOFTWARES-E-PLUG-INS-LIVRES--UM-MEMORIAL-CRITICO-SOBRE-O-USO-DE-PROGRAMAS-LIVRES-PARA-PRODUCAO-AUDIOVISUAL. Acesso em: 16/07/2025

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