PROJETO TERRATORIO: ESTUDO DA MISTURA DE GÊNEROS DE JOGOS

Publicado em 12/11/2020 - ISBN: 978-65-88243-96-1

Título do Trabalho
PROJETO TERRATORIO: ESTUDO DA MISTURA DE GÊNEROS DE JOGOS
Autores
  • Steven Wu Cheang
  • Lucina Reitenbach Viana
  • Marcia Maria Alves
Modalidade
Resumo Expandido - 2020
Área temática
GT 23 – Game Studies, E-sports, Jogos Digitais e Jogos Analógicos
Data de Publicação
12/11/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic2020/294545-projeto-terratorio--estudo-da-mistura-de-generos-de-jogos
ISBN
978-65-88243-96-1
Palavras-Chave
Aventura, Ação, Plataforma 2D, Automatização, Gerenciamento de Recursos.
Resumo
O jogo digital intitulado “Projeto Terratorio” está sendo produzido durante o segundo semestre de 2020, na disciplina de Projeto Integrador – Programação em Jogos, do curso de Jogos Digitais do UNICURITIBA. O jogo projeto do jogo foi desenvolvido com o intuito de pesquisar o nível de aceitabilidade da comunidade de jogadores para a proposta de misturar os princípios e as mecânicas de dois jogos famosos intitulados “Terraria” (RE-LOGIC, 2011) e “Factorio” (WUBE SOFTWARE, 2016). O termo ‘gênero’, na área de jogos digitais, se refere a um estilo de produção que será seguido durante todo o desenvolvimento de um jogo (ARRUDA, 2014). O gênero proposto Terratorio se configura então como a fusão dos nomes dos jogos “Terraria” e “Factorio” para se referir a um tipo ou mistura de gêneros de jogos famosos e seus elementos em comum que os tornaram reconhecidos pelos fãs. O jogo apresenta o seu diferencial apoiado na questão de misturar dois gêneros distintos em um jogo, sendo eles a aventura e a ação em plataforma 2D, como em Terraria; associado com a mecânica de automatização, criação e expansão de fábricas, como visto em Factorio). Com isso, tem-se um processo de inovação e geração da proposição de um novo ‘gênero’ de jogo, potencializado por duas categorias diferentes. Em Terratorio o enredo não é contado de forma explícita, pois está embutido no ambiente do jogo e ligado ao nível de progressão e das tecnologias conquistadas pelo jogador. Para isso, a história será contada como nos dois jogos em questão, uma sendo por meio de descrições que os itens que o jogador adquiriu durante sua aventura como a referência de Terraria, e outra contada por meio de ações sem necessidade de um narrador como em Factorio, por exemplo a forma como o jogador chegou naquele mundo por meio da queda de sua nave espacial. Com o objetivo de estudar o nível de aceitabilidade do público de jogadores dos dois jogos em questão e a sua viabilidade para ser desenvolvido para o mercado, foi iniciada uma pesquisa e a geração de um protótipo jogável já produzido que também será testado e aperfeiçoado futuramente. O público-alvo são os jovens entre 14 e 28 anos que têm interesse nos gêneros de jogos nos gêneros de aventura, ação, plataforma 2D, gerenciamento de recursos e automatização. Para a representação gráfica de todos os elementos do jogo foram utilizados principalmente o Krita (KDE, 2004), e para a programação do jogo em si, foi utilizado a engine Unity (UNITY TECHNOLOGIES, 2005) e também o Godot (COMUNIDADE OKAM, 2001). Como resultado o jogo testará a fusão de algumas mecânicas principais presentes dois jogosjá citados, de forma a conectá-las dentro de um único jogo.
Título do Evento
XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CHEANG, Steven Wu; VIANA, Lucina Reitenbach; ALVES, Marcia Maria. PROJETO TERRATORIO: ESTUDO DA MISTURA DE GÊNEROS DE JOGOS.. In: Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA. Anais...Curitiba(PR) UNICURITIBA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic2020/294545-PROJETO-TERRATORIO--ESTUDO-DA-MISTURA-DE-GENEROS-DE-JOGOS. Acesso em: 06/07/2025

Trabalho

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