A APROXIMAÇÃO DA ATMOSFERA SURREAL PARA A REALIDADE SOCIAL NO DESENHO ANIMADO: UMA ANÁLISE DE REGULAR SHOW

Publicado em 12/11/2020 - ISBN: 978-65-88243-96-1

Título do Trabalho
A APROXIMAÇÃO DA ATMOSFERA SURREAL PARA A REALIDADE SOCIAL NO DESENHO ANIMADO: UMA ANÁLISE DE REGULAR SHOW
Autores
  • Felipe Hage de Sousa Imbelloni
  • Marcia Maria Alves
Modalidade
Resumo Expandido - 2020
Área temática
GT 25 – Narrativas audiovisuais, Storytelling e Artes do Vídeo
Data de Publicação
12/11/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic2020/294442-a-aproximacao-da-atmosfera-surreal-para-a-realidade-social-no-desenho-animado--uma-analise-de-regular-show
ISBN
978-65-88243-96-1
Palavras-Chave
Desenhos animados, Storytelling, Empatia, Regular Show.
Resumo
Este artigo trata de uma análise do seriado Regular Show (CARTOON NETWORK STUDIOS, 2010) que está sendo produzido no grupo de pesquisas Design de Animação: Elementos de Criação, Desenvolvimento e Processos de Produção Audiovisual do curso de Design de Animação do UNICURITIBA. O estudo consiste em uma análise da atmosfera cartunesca surreal, assim definida pela forma com que a animação é composta com elementos surreais (elementos que não correspondem com a realidade, como objetos mágicos, máquinas do tempo, poderes e etc...) e inserções de cartuns (personagens animados, podendo ser objetos animados, animais humanizados e etc...), caracterizada e estruturada em uma cidade fictícia, aparentemente normal, onde há elementos comumente encontrados no cotidiano do mundo real, tais como parques, lojas, restaurantes e etc... porém, com seus personagens, principalmente os protagonistas, cartunescos, representados por animais, objetos, comidas, criaturas mitológicas, em meio também a personagens humanos, e sua aproximação aos eventos decorrentes do convívio em meio a sociedade moderna. A atmosfera criada para a série animada produzida nos Estados Unidos, Regular Show (CARTOON NETWORK STUDIOS, 2010), criada por J.G. Quintel, é complementada por seus personagens sendo protagonizada por dois melhores amigos trabalhando em um parque, Mordecai (representado por um Gaio Azul) e Rigby (um guaxinim). Baseada em curtas de um programa desfeito do Cartoon Network chamado Cartoonstitute, teve seu piloto exibido em 14 de Agosto de 2009 nos Estados Unidos, estreando em 06 de Setembro de 2010 com o episódio "The Power". A ideia se originou a partir do interesse do autor a cerca da compreensão de como a empatia é gerada no telespectador, e como um seriado pode gerar empatia e cativar o seu espectador. Iniciou-se essa pesquisa, ainda em andamento, que consistiu em uma análise livre do seriado, onde o autor viu todos os episódios da série com o intuito de localizar pontos que pudessem gerar empatia. No entanto, percebe-se como resultado parcial que a identificação entre telespectador x personagem é abordada na série por meio da inserção de narrativas que retratam o quão as experiências dos personagens são relevantes para ele e consequentemente para o espectador, de forma descontraída, os episódios abordam problemas encontrados na sociedade moderna e no mundo real tais como: desigualdade social, desemprego, ansiedade, depressão, baixa autoestima e até mesmo preconceitos variados. Como exemplo podemos citar os seguintes episódios: O de número 144 - "Clube de Campo", onde são representados ricos, os personagens que frequentam o clube de campo e em vários momentos cometem preconceitos com os personagens que trabalham no parque, e o episódio de número 66 - "Sim Claro Sim", em que Mordecai acaba entrando em uma depressão profunda após achar que Margaret, a personagem que é apaixonado, aceita um pedido de casamento de outro personagem. A partir dessas análises e estudos individuais, baseando-se na criação dos personagens, experiências em episódios específicos até o meio em que estão inseridos na série, busca-se ampliar esses resultados e entender os efeitos empáticos aflorados no espectador. O próximo passo da pesquisa vai fundamentar a análise inicial com estudos médicos neurológicos e psicológicos (GOLEMAN, 1995) e estudos de construção de personagem e storytelling (GOTTSCHALL, 2012) que fundamentarão cientificamente os elementos que foram levantados pela análise inicial da série.
Título do Evento
XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

IMBELLONI, Felipe Hage de Sousa; ALVES, Marcia Maria. A APROXIMAÇÃO DA ATMOSFERA SURREAL PARA A REALIDADE SOCIAL NO DESENHO ANIMADO: UMA ANÁLISE DE REGULAR SHOW.. In: Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA. Anais...Curitiba(PR) UNICURITIBA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic2020/294442-A-APROXIMACAO-DA-ATMOSFERA-SURREAL-PARA-A-REALIDADE-SOCIAL-NO-DESENHO-ANIMADO--UMA-ANALISE-DE-REGULAR-SHOW. Acesso em: 06/05/2025

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