ANÁLISE DE CORES EM JOGOS DE TERROR

Publicado em 12/11/2020 - ISBN: 978-65-88243-96-1

Título do Trabalho
ANÁLISE DE CORES EM JOGOS DE TERROR
Autores
  • Luana Yoko Ogawa
  • Marcia Maria Alves
  • Lucina Reitenbach Viana
Modalidade
Resumo Expandido - 2020
Área temática
GT 23 – Game Studies, E-sports, Jogos Digitais e Jogos Analógicos
Data de Publicação
12/11/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic2020/294131-analise-de-cores-em-jogos-de-terror
ISBN
978-65-88243-96-1
Palavras-Chave
Terror, Jogos, Cores, Medo, Sentimentos
Resumo
Desde a idade Média a cor é vista como uma meio de comunicação, sendo uma realidade sensorial presente no dia-a-dia, pois humanos estão rodeados da mesma em todos os lugares, estão relacionadas a emotividade e sensações. Desta forma, é possível imaginar que as cores a serem escolhidas na concepção de um jogo configuram fator fundamental para transmitir corretamente o sentimento esperado e não confundir o jogador, já que, de acordo com Renata Rubim (2010), a cor é um dos fatores determinantes da atração ou repulsa, ou seja ela pode tanto abrir como fechar o canal de comunicação até o usuário. De acordo com Farina et al (2013), se uma pessoas pensa em uma cor em relação a o uso que irá fazer dela, então não está pensando simplesmente na cor em si e, sim, na cor em função de algo. Assim com Heller (2011), demonstra diversas interpretações das cores em função do ambiente e situação que estão expostas, por exemplo, como a cor preta que pode ser julgada como a cor do poder e elegância, também pode simbolizar a cor da sujeira e do mau. A partir do exposto, o objetivo da presente investigação é compreender as cores utilizadas nos jogos e o tipo de sentimentos que as mesmas têm capacidade de transmitir ao usuário. Para tanto o presente texto se embasa em autores como Eva Heller com o livro Psicologia das cores (2011) e a teoria apresentada em Psicodinâmica das cores em comunicação (FARINA et al, 2013). Isto posto, com base nos autores citados, iniciou-se o estudo de jogos como Visage (SadSquare Studio,2018) e Amnesia: The dark Descet (Frictional Games, The Chinese Romm, 2010), que são jogos de terror e utilizam da cor para auxiliar na transmissão de sentimentos, os mesmo foram analisados para determinar o uso das cores no ambiente, e avaliar os possíveis sentimentos proporcionados ao jogador em determinados momentos. No jogo Amnesia (Frictional Games, The Chinese Romm, 2010) é possível identificar a utilização frequente das cores amarelo e preto juntas durante o decorrer do jogo. De acordo com Heller (2011), a junção dessas duas cores compõem um acorde negativo, pois a cor amarelo por si só já é uma cor carregada de muitos significados negativos que são intensificados com o acréscimo do preto, podendo sugerir sentimentos de egoísmo, culpa e, um mal premeditado. Essa observação se encaixa com a ideia geral do jogo pois o enredo conta a história de uma pessoa que tirou suas próprias memórias e deixou um bilhete para si mesmo matar outro alguém. Já em Visage (SadSquare Studio,2018) a cor preta sozinha é predominante, e em muitos momentos do jogo o jogador se vê sem luz, fazendo com que surja uma ligação com a história do jogo apresentada no início, que conta sobre um pai que assassinou sua família no porão da casa. Por conta da história o tom carregado de preto pode sugerir a transformação do amor em ódio. Preto, de acordo com Farina (et al, 2013) e Heller (2011) é a cor da morte, destruição, a cor do luto, que transforma todos os significados positivos de todas as cores cromáticas em seu oposto negativo. A partir da análise será possível compreender mais a fundo o simbolismos das cores e a utilização das mesmas em função dos sentimentos a serem transmitidos e também assimilar e ampliar a percepção do jogador em relação ao apresentado. A partir dessa investigação, se pretende uma compreensão maior sobre o assunto que possibilitará a utilização e aplicação futura das cores em composições gráficas a serem desenvolvidas, de forma acadêmica e na área de games.
Título do Evento
XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OGAWA, Luana Yoko; ALVES, Marcia Maria; VIANA, Lucina Reitenbach. ANÁLISE DE CORES EM JOGOS DE TERROR.. In: Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA. Anais...Curitiba(PR) UNICURITIBA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic2020/294131-ANALISE-DE-CORES-EM-JOGOS-DE-TERROR. Acesso em: 05/06/2025

Trabalho

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