USO DE MATERIAIS DE MANIPULAÇÃO COMO ARTEFATO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE POR MEIO DO DESIGN.

Publicado em 12/11/2020 - ISBN: 978-65-88243-96-1

Título do Trabalho
USO DE MATERIAIS DE MANIPULAÇÃO COMO ARTEFATO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE POR MEIO DO DESIGN.
Autores
  • Silvia Ines Jaramiski
  • Waleska Pacheco
Modalidade
Resumo Expandido - 2020
Área temática
GT 20 - Design Gráfico: Portfólio de Perspectivas
Data de Publicação
12/11/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic2020/293740-uso-de-materiais-de-manipulacao-como-artefato-de-ensino-na-educacao-infantil--uma-analise-por-meio-do-design
ISBN
978-65-88243-96-1
Palavras-Chave
Design, Educação, Materiais Manipuláveis, Educação Infantil.
Resumo
Crianças são seres curiosos por natureza, suas agilidades e motricidades são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e intelectual. Buscando a melhor forma de auxiliar as crianças neste processo, juntamente com o ensino de materiais na educação, desenvolveu-se essa pesquisa baseada na EdaDe – Educação através do Design – como artefato de aproximação entre as crianças e diferentes materiais. Segundo Fontoura (2002), “busca-se uma aproximação maior do uso de materiais com a curiosidade das crianças e o que elas podem fazer com os mesmos”. A compreensão do comportamento e a origem dos materiais são conhecimentos estudados e pesquisados pelos designers, porém escassos na educação básica. Busca-se através deste trabalho compreender como o design poderá contribuir no ensino de materiais de manipulação ou não estruturados na educação infantil, diferentemente de brinquedos manufaturados em materiais plásticos. A utilização destes materiais pode auxiliar na compreensão de temas como sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A interatividade entre o Design e a Educação mostra como é o meio de materiais na sociedade, e entendendo que essa correlação pode potencializar a aquisição de conhecimento “através da configuração de artefatos”. Portugal e Couto (2010) afirmam que “o objetivo do processo de Design enquanto apoio ao processo educacional, não é determinar um resultado fixo, mas sim promover a aprendizagem por meio de um modelo mental, sem mensurações ou modelos já estabelecidos”. Trabalhar o Design nas escolas de educação básica, auxilia para um melhor entendimento do aluno em conteúdos de difícil correlação com o cotidiano auxiliando no desenvolvimento motor e cognitivo. O ensino por meio do design estimula descobertas de novas experiências, auxiliando o aluno, seja em sala de aula ou em ambiente externo, promovendo a interação entre o pensamento das crianças e a manipulação do objeto facilitando o desenvolvimento delas. (FONTOURA, 2002 - 2007). Juntando a curiosidade das crianças e a interdisciplinaridade através do design na educação, Fontoura (2002) apresenta: “o modus operandi do design, seus fundamentos e suas relações com a arte, com a ciência e a tecnologia são meios eficazes para auxiliar a formação integral de crianças e jovens cidadãos em fase escolar”. O Design auxilia a criança em sua socialização, assim como no ensino de materiais manipuláveis, através do seu manuseio, juntando as características do objeto manipulado, suas dimensionalidades e funcionalidades. O processo de criatividade de uma criança depende do quão livre ela se sente para explorar ao seu redor. A manipulação do objeto que antes poderia ser descartado, acaba ganhando uma funcionalidade, se transformando em um novo brinquedo ou até mesmo sendo desmontado e remontado de uma forma totalmente diferente. O trabalho com materiais manipuláveis não envolve somente a criança e o professor dentro de uma sala de aula. Nesse processo há uma interação com a família para a busca dos materiais que na maioria das vezes é descartado como material descartável (OLIVEIRA, 2019). Ao disponibilizar os materiais para as crianças, é necessário deixar a curiosidade e a criatividade dominar o processo, deixando-a exercer o papel de protagonista no processo de aprendizagem. A disposição destes materiais em diferentes espaços, faz com que as crianças ganhem mais liberdade para desenvolver sua criatividade, trabalhando a ludicidade e assim obtendo mais conhecimento de uma forma ativa. De acordo com Oliveira (2019) “O educador/professor tem um papel fundamental.” A partir da potencialidade apresentada pelo que se define como ensino de materiais manipuláveis na educação básica com base no pensamento de design, este estudo em desenvolvimento se apresenta promissor. Na continuação deste estudo, cabe aprofundar as aplicações práticas do uso de materiais de manipulação com crianças e identificar caminhos para que tal prática seja viável no contexto educacional brasileiro.
Título do Evento
XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JARAMISKI, Silvia Ines; PACHECO, Waleska. USO DE MATERIAIS DE MANIPULAÇÃO COMO ARTEFATO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE POR MEIO DO DESIGN... In: Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA. Anais...Curitiba(PR) UNICURITIBA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic2020/293740-USO-DE-MATERIAIS-DE-MANIPULACAO-COMO-ARTEFATO-DE-ENSINO-NA-EDUCACAO-INFANTIL--UMA-ANALISE-POR-MEIO-DO-DESIGN. Acesso em: 25/07/2025

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