MASCULINIDADE EM HOMEM ARANHA NO ARANHA VERSO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS MASCULINOS NO LONGA METRAGEM

Publicado em 12/11/2020 - ISBN: 978-65-88243-96-1

Título do Trabalho
MASCULINIDADE EM HOMEM ARANHA NO ARANHA VERSO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS MASCULINOS NO LONGA METRAGEM
Autores
  • Gabriel Santini
Modalidade
Resumo Expandido - 2020
Área temática
GT 22 – Cinema e Audiovisual: Gênese, Linguagem e Sentidos
Data de Publicação
12/11/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic2020/293607-masculinidade-em-homem-aranha-no-aranha-verso--uma-analise-semiotica-sobre-a-construcao-de-personagens-masculinos
ISBN
978-65-88243-96-1
Palavras-Chave
Homem Aranha, semiótica, masculinidade
Resumo
A animação Spiderman Into the Spider Verse lançada em 2018 é uma adaptação da saga dos quadrinhos chamada Spider Verse publicada pela Marvel Comics em 2014, e conta a história de origem do mais novo Homem Aranha, Miles Morales. No longa-metragem, Miles aprende com os homens adultos presentes em sua vida como ele pode amadurecer e passar pelas provações até se tornar um super herói. O presente trabalho tem por objetivo compreender, por meio de uma análise semiótica dos signos que representam as masculinidades na animação. Há na adaptação um dos conceitos mais importantes na Marvel Comics, o ser humano com super poderes. Stan Lee, um dos principais roteiristas na editora, dizia que super heróis eram pessoas comuns, com problemas mundanos e os poderes eram as únicas cosias que os diferenciavam. Peter Parker surgiu disso, Lee conta em uma palestra (2017) durante uma colação de grau na UCLA Extension, que deu problemas pessoais ao personagem “Só por diversão (...)” Na história do Aranha Verso, vemos a maneira como os homens adultos na vida de Miles Morales são incapazes de se abrir e se envolver emocionalmente com um adolescente que precisa de algum exemplo masculino para crescer e se tornar um homem. Santaella (1996) diz que “o nome Semiótica vem da raiz grega semion, que quer dizer signo (...) A semiótica é a ciência geral de todas as linguagens.” Ou seja, na semiótica existe um objeto muito claro de estudo: a linguagem em todas as suas formas. Um signo pode ser qualquer coisa, “e que produz um efeito interpretativo em uma mente real ou potencial, efeito este que é chamado de interpretante de signo.” (Santaella, 2002, p.8). Para falar sobre a masculinidade, é preciso entender o gênero masculino, e o antropólogo Miguel Vale de Almeida diz que “Isto por ser homem (...) nunca se reduz nos caracteres sexuais, mas sim, a um conjunto de atributos morais de comportamento, socialmente sancionados e constantemente reavaliados, negociados, relembrados. Em suma, em constante processo de construção.” (1995, p.83). Miles tem três figuras masculinas que o ajudam a se tornar um homem, a primeira é a do pai, Jefferson Davies, um policial de Nova York que leva consigo a autoridade da profissão para dentro de casa, agindo com o próprio filho como se conversasse com um criminoso, deixando-o no banco de trás do carro da polícia e dizendo coisas como “You need to come clean.”, traduzindo livremente: “Você precisa confessar.”. Aron Davies, o tio de Miles, demonstra uma masculinidade “malandra”, mostrando ao sobrinho como um homem deve se aproximar de uma mulher, andando de forma relaxada e sem preocupação, tentando provar sua dominância por meio da força agindo como um vilão. Peter B. Parker é o último exemplo masculino de Miles, dessa vez, como um super herói, na figura do mentor. Peter demonstra uma crise de si, depois de uma série de acontecimentos ruins, como uma crise no casamento, perder dinheiro em investimentos e a morte de sua tia May abalam sua confiança nas coisas que faz. Vemos nessa animação três homens que aprender com um menino como a capacidade de demonstrar sentimentos não é sinônimo de fraqueza, e que na verdade é uma força, o pai de Miles consegue deixar a masculinidade autoritária de lado ao expressar seus sentimentos para o filho, tirando seu boné de policial, mostrando que não está sento autoritário abrindo-se verdadeiramente com o filho, Parker enxerga em Miles a força necessária pra enfrentar os próprios medos e aprender com seu pupilo que está pronto para resolver seus problemas e tocar a vida em frente.
Título do Evento
XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTINI, Gabriel. MASCULINIDADE EM HOMEM ARANHA NO ARANHA VERSO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS MASCULINOS NO LONGA METRAGEM.. In: Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA. Anais...Curitiba(PR) UNICURITIBA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic2020/293607-MASCULINIDADE-EM-HOMEM-ARANHA-NO-ARANHA-VERSO--UMA-ANALISE-SEMIOTICA-SOBRE-A-CONSTRUCAO-DE-PERSONAGENS-MASCULINOS. Acesso em: 16/05/2025

Trabalho

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