ATAQUES DE SHARINGAN: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA INTERTEXTUALIDADE EM NARUTO.

Publicado em 12/11/2020 - ISBN: 978-65-88243-96-1

Título do Trabalho
ATAQUES DE SHARINGAN: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA INTERTEXTUALIDADE EM NARUTO.
Autores
  • Giovanni Rios de Oliveira Barbosa
  • Hadassa Lopes De Paula
  • Jani Mendonça
  • Lucina Reitenbach Viana
Modalidade
Resumo Expandido - 2020
Área temática
GT 22 – Cinema e Audiovisual: Gênese, Linguagem e Sentidos
Data de Publicação
12/11/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic2020/281930-ataques-de-sharingan--uma-analise-semiotica-da-intertextualidade-em-naruto
ISBN
978-65-88243-96-1
Palavras-Chave
Naruto, anime, mitologia japonesa, semiótica, Sharingan
Resumo
O presente resumo se refere ao artigo escrito para a matéria de Semiótica Aplicada do módulo C do curso de Design de Animação do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. O objetivo do texto é compreender a relação presente entre os nomes ditos pelos usuários dos ataques de Sharingan com a mitologia japonesa presente na obra seriada. Para isso, concentramos a investigação nas séries Naruto e Naruto Shippuden. A justificativa para o estudo consiste em explorar a importância da realização de uma pesquisa densa previamente feita pelo autor para a criação de uma obra criativa, considerando também a maneira como uma cultura pode ser representada. Deste modo, o estudo se baseia em signos escolhidos a partir de um critério estabelecido e, logo, se desenvolve partindo das palavras pronunciadas pelos usuários das técnicas chamadas jutsus, afinal qualquer outro ataque no seriado japonês costuma ter as palavras “no jutsu” no final. A partir do momento que é realizada uma pesquisa rápida em sites da web utilizando apenas o nome da técnica percebe-se que o autor Masashi Kishimoto, fazendo uso da intertextualidade, remete aos nomes de deuses da mitologia japonesa. Para a realização de tal, utilizamos como base teórica deste texto autores como Lúcia Santaella e Charles Sanders Peirce para discutir a semiótica, David Leeming Masashi e Genchi Kato para embasar o capítulo sobre mitologia e cultura japonesa e também para fundamentar os argumentos serão utilizados os mangás de Masashi Kishimoto cujas produções audiovisuais Naruto e Naruto Shippuden se baseiam. Exploramos no texto os elementos básicos da semiótica, a mitologia japonesa (xintoísmo), o termo “anime” e seu processo de produção agilizado, um resumo das séries Naruto e Naruto Shippuden, para que o leitor pudesse ter o mínimo de conhecimento necessário para acompanhar a análise para ao final concluir como um repertório cultural, não apenas por parte do autor, mas como também do expectador que consome obras audiovisuais, assim causando uma reação diferente em cada indivíduo.
Título do Evento
XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOSA, Giovanni Rios de Oliveira et al.. ATAQUES DE SHARINGAN: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA INTERTEXTUALIDADE EM NARUTO... In: Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA. Anais...Curitiba(PR) UNICURITIBA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic2020/281930-ATAQUES-DE-SHARINGAN--UMA-ANALISE-SEMIOTICA-DA-INTERTEXTUALIDADE-EM-NARUTO. Acesso em: 16/06/2025

Trabalho

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