ARTE MURAL E CONTEXTO: REFLEXÕES SOBRE O PAINEL CERÂMICO DA FACHADA DO CENTRO CULTURAL PORTÃO EM CURITIBA

Publicado em 24/10/2019 - ISSN: 2595-850X

Título do Trabalho
ARTE MURAL E CONTEXTO: REFLEXÕES SOBRE O PAINEL CERÂMICO DA FACHADA DO CENTRO CULTURAL PORTÃO EM CURITIBA
Autores
  • Neide dos Santos de Almeida
  • Helen Domingos Gomes
  • Arildo Camargo
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
GT 19 - Intervenções em Arquitetura e Design
Data de Publicação
24/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic2019/219553-arte-mural-e-contexto--reflexoes-sobre-o-painel-ceramico-da-fachada-do-centro-cultural-portao-em-curitiba
ISSN
2595-850X
Palavras-Chave
Arte Mural, Franco Giglio, Centro Cultural Portão.
Resumo
O presente artigo, executado mediante pesquisa bibliográfica e estudo de campo, visa discutir a arte mural, vista como produção encomendada e direcionada a um espaço específico da cidade ou edifício, dentro do contexto histórico no qual a obra se origina, e suas múltiplas ressignificações após ser transferida de endereço ou relocada para uma sala de museu. Como objeto de pesquisa, foi utilizado o mural cerâmico datado de 1975, de autoria do muralista Franco Gíglio (1937-1982), trabalho que hoje ocupa a fachada principal do Centro Cultural Portão, em Curitiba, PR, e que foi fruto da doação da professora e crítica de arte Adalice Araújo (1931-2012), feita no ano de 1988. O mural, que seria um presente do artista à professora, foi executado um pouco antes da sua morte, ficando conhecido como o último mural de Franco Giglio. Com uma temática voltada ao motivo tropicalista, o trabalho foi inspirado em uma bananeira existente no próprio jardim onde a obra foi originalmente instalada. O artista criou o mural trabalhando com peças cerâmicas salientes e irregulares representando elementos da fauna e da flora, além de figuras do folclore brasileiro. Suas cores também acompanham o motivo, onde tons de laranjas, verdes e marrons aludem à festividade e à alegria de um país tropical. A própria Adalice, em Setembro de 1986, escreveria sobre a execução do trabalho no Jornal Gazeta do Povo relatando que “o projeto e a confecção do mural, em cerâmica glasurada, que foi executado e queimado pelo próprio artista, em uma cerâmica de Campo Largo, passaram-se no mínimo três meses de trabalho intensivo, com dedicação full-time. O mural, que mede aproximadamente nove metros quadrados, foi confeccionado com argila feldspática e esmalte vitrificável, com sistema de gran fuoco, tendo sido empregadas no mínimo 200 peças em sua confecção (...)”. A transferência do painel da residência da crítica para o Museu se deu devido ao fato do trabalho começar a apresentar rachaduras. Assim, antes que o trabalho fosse danificado a crítica resolveu doá-la ao município. É nesse ponto que o trabalho está focado, uma vez que questiona a relação da obra de Giglio com o atual espaço: De que forma ela dialoga com o espaço circundante e com as pessoas que transitam no edifício? Além disso, a escala na qual foi feita, destinada ordinalmente ao jardim de uma residência, é adequada a uma edificação brutalista e de amplas dimensões? Parte de tais questionamentos já foi respondido pela pesquisa, que se encontra em andamento, sendo possível detectar que o impacto da obra no prédio atual se mostra muito distinto daquele promovido em seu local inaugural, sendo que o trabalho hoje se mostra muitas vezes invisível aos transeuntes. Caberá explicitar no aprofundamento da pesquisa, as causas de sua invisibilidade, debater sobre a sua relevância enquanto obra pública e quais as suas ressignificações no contexto atual.
Título do Evento
XI Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do XI Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALMEIDA, Neide dos Santos de; GOMES, Helen Domingos; CAMARGO, Arildo. ARTE MURAL E CONTEXTO: REFLEXÕES SOBRE O PAINEL CERÂMICO DA FACHADA DO CENTRO CULTURAL PORTÃO EM CURITIBA.. In: Anais do XI Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA. Anais...Curitiba(PR) Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic2019/219553-ARTE-MURAL-E-CONTEXTO--REFLEXOES-SOBRE-O-PAINEL-CERAMICO-DA-FACHADA-DO-CENTRO-CULTURAL-PORTAO-EM-CURITIBA. Acesso em: 25/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes