GLOBALIZAÇÃO E MÍDIA: PERDA DA IDENTIDADE NACIONAL

Publicado em 20/11/2018 - ISSN: 2595-850X

Título do Trabalho
GLOBALIZAÇÃO E MÍDIA: PERDA DA IDENTIDADE NACIONAL
Autores
  • Felipe Augusto Carvalho
  • Jackeline Gonçalves Vieira
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
GT 15 - Relações Internacionais: teoria, história e poder
Data de Publicação
20/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic/124503-globalizacao-e-midia--perda-da-identidade-nacional
ISSN
2595-850X
Palavras-Chave
Globalização, Identidade, Cultural, Mídia, Aparelho Ideológico
Resumo
Com o processo de globalização e o aumento da facilidade de disseminação de novas interações sociais se gerou um processo de alteração nas antigas identidades nacionais, sendo essas cada vez mais substituídas por outras novas e fragmentadas. Dessa forma, esse artigo visa analisar o processo de perda da identidade nacional e os motivos que permeiam a substituição da identificação local pela externa. Entre os motivos encontrados que levam a essa adoção está o fato de que o sujeito da sociedade pós-moderna tende a adotar identidades plurais que não mais entram em acordo com as instituições tradicionais, entre elas a do próprio Estado-Nação. Esse fenômeno pode ser observado especialmente em países em desenvolvimento, onde se vê uma adoção de aspectos culturais e morais que divergem do Estado em que o individuo se situa, pois a ideia de individualização se torna mais intensa sendo acompanhada com um aumento das diversas identidades possíveis que são apresentadas todos os dias. Como principal criador de conteúdo cultural e com maior alcance global se tem os países desenvolvidos, que utilizam a mídia e as redes sociais como um instrumento de dispersão da cultura local para o ambiente externo. Através do estudo bibliográfico se levantou algumas causas e influências nesse processo de perda de identidade nacional, como citado a cima a mídia é uma das principais influenciadores na disseminação de ideias e aspectos culturais advindos de países desenvolvidos e que possuem a hegemonia cultural, uma vez que pode se observar um discurso quase uníssimo entre redes de informação local e internacional. Dessa forma pretende-se mostrar que a mídia pode ser tratada como um Aparelho Ideológico. Hall cita o estudo realizado por Althusser em que esse, a partir de uma análise marxista, define o conceito de aparelhos ideológicos do estado (AIE), eles seriam frutos do conjunto entre instituições e organizações estatais que propagariam ideologias especificas, e de acordo com os interesses da classe dominante, de forma a manter as relações de produções existentes. Essa busca levaria ao aumento da influencia externa na identidade nacional de cada vez mais países, o que como consequência acaba por acarretar uma perda na identificação nacional daquele indivíduo, que acaba se vendo cada vez mais representado por aspectos ideológicos externos ao seu Estado.
Título do Evento
X Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Felipe Augusto; VIEIRA, Jackeline Gonçalves. GLOBALIZAÇÃO E MÍDIA: PERDA DA IDENTIDADE NACIONAL.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic/124503-GLOBALIZACAO-E-MIDIA--PERDA-DA-IDENTIDADE-NACIONAL. Acesso em: 07/05/2025

Trabalho

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