Azeite, Gran Maestro, Pablo Picasso, Juan Miró, Salvador Dalí, Conceito, Surrealismo
Resumo
O objetivo do trabalho desenvolvido para o Curso Superior Tecnológico de Design Gráfico do Centro Universitário de Curitiba foi desenvolver uma marca de azeites contendo uma embalagem especial que possui três frascos do nosso produto, um livro de receitas e um brinde exclusivo.Em nossas pesquisas vimos que a Espanha abriga importantes instituições do mundo da arte, mostrando o talento espanhol em muitas áreas. A música e a dança encantam por sua força, a arquitetura pela sua expressividade, o cinema e literatura pela sua inquietude. Mas foi na intensidade da pintura que encontramos nossa inspiração.Dentre os diversos estilos e dos mestres da pintura que deixaram um grande legado para a Espanha, o Surrealismo nos despertou para um novo modo de encarar a arte e de expressar a vida, com suas características que combinam o abstrato, o representativo, o irreal e o inconsciente. É assim que imaginamos que uma experiência gastronômica surreal deve ser, ir além da consciência cotidiana, expressar o mundo do inconsciente, do sonho e libertar-se das exigências da razão e da lógica, e é por isso que esses grandes mestres inspiraram este trabalho.E então criamos uma identidade visual condinzente com o nosso objetivo, buscando alinhar o surrealismo com o sabor da culinária, trazendo a descontrução de picasso, o mundo distorcido de Dalí e a formas de Miró para algo físico. Suas obras permearão todo o conceito da Gran Maestro, desde as cores e traços inspirados em suas obras, até os nomes e as características de cada azeite, que, assim como cada artista, possui sua personalidade própria e marcante. Para a execução deste trabalho foram pesquisados conteúdos acadêmico-científicos em Design Gráfico, tais como uso de cores, formas e escolas de movimentos artísticos que se adequavam com nosso objetivo, e com a ajuda de professores e o uso das matérias lecionadas pelos mesmos, sendo realizado durante um semestre letivo, conseguimos produzir algo que agrade o visual e crie o desejo no paladar do espectador, criando assim uma estratégia que nos colocasse em primeiro lugar dentre os demais trabalhos do módulo B.
Palavras-chave: Espanha, Surrealismo, Azeite, Culinária.
Referências bibliográficas:
PEDROSA, Israel. “Da Cor a Cor Inexistente” – 10° Ed. São Paulo: Senac, 1977.
GOMBRICH, E. H. “A História da Arte” – 1º Ed. Brasil: LTC, 2000.
DONDIS, Donis A. “Sintaxe da Linguagem Visual” – 3º Ed. Martins Fontes, 1991.
JANSON, Anthony F. “History of Art” – 6º Ed. Harry N. Abrams Inc, 2001.
DALÍ, Salvador. “The Secret Life of Salvador Dalí” – Ed: Reprint. Dover Publications, 2013.
MARTINS, Simone R; IMBROISI, Margaret H. “Impressionismo”. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/surrealismo/>. Acesso em: 04 de outubro de 2018.
PORTAL SÃO FRANCISCO. “Cultura da Espanha”. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/cultura-da-espanha>. Acesso em: 04 de outubro de 2018.
BLOG CULINARIANOMUNDO. “Culinária da Espanha – comidas típicas e pratos”. Disponível em: <http://culinarianomundo.blogspot.com/2011/10/culinaria-espanhola-as-alimentos-comuns.html>. Acesso em: 04 de outubro de 2018.
FRAZÃO, Dilva. “Pablo Picasso”. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/pablo_picasso/>. Acesso em: 04 de outubro de 2018.
SIQUEIRA, Vinicius. “Joan Miró: vida e obra”. Disponível em: <https://colunastortas.com.br/joan-miro-vida-e-obra/>. Acesso em: 04 de outubro de 2018.
FRAZÃO, Dilva. “Joan Miró”. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/joan_miro/>. Acesso em: 04 de outubro de 2018.
QUADROS DECORATIVOS. “As Obras de Joan Miró”. Disponível em: <http://quadrosdecorativos.net/obras-de-joan-miro/>. Acesso em: 04 de outubro de 2018.
DIANA, Daniela. “Pablo Picasso”. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/pablo-picasso/>. Acesso em: 04 de outubro de 2018.
Título do Evento
X Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
Como citar
BONAFINI, Thiago Canfield et al.. AZEITES GRAN MAESTRO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic/124409-AZEITES-GRAN-MAESTRO. Acesso em: 02/08/2025
Trabalho
Obtenha um DOI para o seu trabalho
O DOI (Identificador de Objeto Digital) é um código único – formado por um padrão de letras e números – e apresentado na forma de link, que é atribuído a publicações que estejam disponíveis na internet. Esse link individualiza, facilita a localização e garante a autenticidade da publicação.
Com o link do DOI, é possível mensurar o número de vezes que seu trabalho foi referenciado por outros pesquisadores e, por isso, é adotado por ferramentas como a Plataforma Lattes, do CNPq.
Esse é um serviço oferecido pela Even3 Publicações e não tem relação com a organização do evento