PROJETO DE BUSINESS DESIGN DO SEBO ARCÁDIA

Publicado em 20/11/2018 - ISSN: 2595-850X

Título do Trabalho
PROJETO DE BUSINESS DESIGN DO SEBO ARCÁDIA
Autores
  • Luis Carlos Martins Junior
  • Erik Perri Celli Portugal
  • Jakeline Signori
  • Gabriel Thiago Miranda
  • Vitória de Souza
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
GT 20 - Design Gráfico: Portfólio de Perspectivas
Data de Publicação
20/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic/124399-projeto-de-business-design-do-sebo-arcadia
ISSN
2595-850X
Palavras-Chave
Business Design, Redesign da Marca, Design Thinking, Comunicação
Resumo
O objetivo do trabalho desenvolvido para o módulo D do Curso Superior Tecnológico de Design Gráfico do UNICURITIBA é o de atender empresas que possuam demandas que possam ser resolvidas por meio do Business Design. Dessa maneira, o projeto inicia-se com a escolha de uma empresa sediada em Curitiba que atue no mercado há pelo menos dois anos. A empresa escolhida foi o sebo Arcádia – Largo da Ordem que está há mais de vinte anos neste endereço. O local é frequentado por diversos públicos dos mais variados estilos, que buscam cultura e aprimoramento de conhecimento por meio de livros, CDs, além de eventos de música, teatro e cursos. O método utilizado para o desenvolvimento do projeto foi o Design Thinking que utiliza ferramentas de design como a pesquisa desk para o entendimento dos desafios enfrentados pela empresa, os mock-ups físicos e digitais para o teste de soluções viáveis e finalmente a produção do projeto final que consiste em um Memorial Técnico Descritivo e alguns protótipos. Após o entendimento inicial do desafio que a empresa enfrenta, é idealizada uma pergunta de projeto que vai direcionar todo o seu desenvolvimento. Esta pergunta foi assim definida: Como o conceito Arcádia pode influenciar a experiência de lazer da sociedade contemporânea? O projeto tem continuidade com a definição de um conceito que vai direcionar todo o aspecto visual e de comunicação da empresa. Assim foi criado o redesign da marca que tem por objetivo trazer uma ideia de transmissão de sabedoria, pois o sebo neste conceito é entendido como a árvore principal, aquela que preza pelo conforto e acolhimento. Possui ainda grande conhecimento, transcendendo as gerações e transmitindo as “folhas” percebidas como seus visitantes e toda a sua cultura e história. Na sequência foi criada uma nova identidade visual para o espaço físico do sebo. Ao mesmo tempo, desenvolveu-se uma campanha de comunicação online e offline, visando aproximar o público da nova experiência proporcionada pelo sebo por meio dos serviços e da oferta de livros, café e curso de música. E para reforçar o aspecto da sustentabilidade nos âmbitos social e ambiental, foi criada uma ação promocional com este foco, os eco marcadores, que contem sementes de árvores nativas da região sul do país, incentivando o cliente a contribuir com o meio ambiente plantando uma árvore através da compra de livros usados. Em termos de resultados, estima-se que se o sebo Arcádia implementar as ações propostas poderá se tornar uma referência de espaço cultural em Curitiba, onde sua nova identidade visual e seu conceito contemporâneo de serviços extrapola a simples visão de um sebo.
Título do Evento
X Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JUNIOR, Luis Carlos Martins et al.. PROJETO DE BUSINESS DESIGN DO SEBO ARCÁDIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic/124399-PROJETO-DE-BUSINESS-DESIGN-DO-SEBO-ARCADIA. Acesso em: 16/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes