CONSUMO COLABORATIVO E CONSUMO CONSCIENTE - RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS

Publicado em 20/11/2018 - ISSN: 2595-850X

Título do Trabalho
CONSUMO COLABORATIVO E CONSUMO CONSCIENTE - RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS
Autores
  • Carmem Aparecida Barbosa de Farias
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
GT 13 - Comunicação e Tecnologias
Data de Publicação
20/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic/124132-consumo-colaborativo-e-consumo-consciente---relacao-entre-conceitos
ISSN
2595-850X
Palavras-Chave
consumo colaborativo, consumo consciente, sustentabilidade, compartilhamento, ociosidade no consumo
Resumo
Nos últimos anos houve um aumento da preocupação com a forma de consumir e os impactos causados ao planeta. Essa mudança de comportamento tem motivado novas alternativas de consumo. Diante deste cenário, o consumo comunitário e local e as economias de compartilhamento se tornam atraentes para o indivíduo que busca opções conscientes e/ou mais acessíveis. (BELK, 2010; BOTSMAN; ROGERS, 2010; HAMARI; SJÖKLINT; UKKONEN, 2013 - apud Júnior e Alencastro, 2015). O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre os conceitos de consumo consciente e consumo colaborativo, e no mais apresentar projetos de consumo colaborativo que tem como pressuposto os valores da sustentabilidade e da consciência no ato de consumir, além de verificar se para os participantes de projetos colaborativos, veem a sustentabilidade como um vetor determinante em seu vínculo a tal projeto. A metodologia usada nesta pesquisa é de leitura de dados bibliográficos e secundários, para entendimento dos conceitos e pesquisa sobre projetos colaborativos; na sequência, será feita uma pesquisa qualitativa com os usuários para ver a importância da sustentabilidade em tais projetos. O consumo colaborativo é um processo que funciona a base do compartilhamento de produtos sem que ocorra a aquisição do mesmo. De acordo com Botsman e Rogers (apud Alves e Palma, 2014), esse sistema pode ser visto como algo que alia necessidades e desejos do indivíduo de forma sustentável e acessível. Sendo a sustentabilidade uma consequência não intencional desse sistema, ou seja, o indivíduo ativo nesse processo não necessariamente está buscando uma forma de consumo mais sustentável. Para Botsman e Rogers (apud Borges, 2015) há quatro princípios básicos para que esse sistema funcione: massa crítica, capacidade ociosa, crença nos bens comuns e confiança entre estranhos. O princípio da capacidade ociosa e a crença nos bens comuns são os conceitos que mais se aproximam do objeto deste estudo, visto que o primeiro aborda a vida útil do produto e defende a maximização do seu uso durante esse tempo; e o segundo refere-se ao impacto da ação do indivíduo na comunidade que está inserido. Botsman e Rogers (apud Júnior e Alencastro, 2015) também acreditam que o fato de consumir de forma mais consciente e pensar na sustentabilidade também são motivadores do consumo colaborativo. O conceito de consumo consciente parte do princípio de que o indivíduo decide o que e como consumir e qual a origem desse produto, alinhando sua satisfação pessoal ao conceito de sustentabilidade e adotando atitudes que procuram evitar o desperdício ou gasto desnecessário de um recurso. Neste processo, o consumidor deve compreender todo o processo do consumo, desde a extração dos insumos de produção à distribuição e descarte. Através destes critérios, nota-se que a escolha dos produtos é baseada no bem comum ao invés do individual. Até o momento este trabalho verificou que a relação entre as dimensões de consumo, colaborativo e consciente, pode ser vista da seguinte forma: um indivíduo se desfaz ou aluga um produto que está ocioso para outro indivíduo, gerando satisfação para ambos, movimentando a economia e minimizando o desgaste ambiente que ocorre com a produção. Dessa forma, a preservação ambiental se apresenta como uma consequência intrínseca do consumo colaborativo, visto que sustentabilidade e comunidade são partes inerentes desse processo, e não funcionam como complemento ou consequência após ocorrido. Na sequência, será feita a etapa qualitativa da pesquisa, que consistirá na análise da importância atribuída à sustentabilidade por usuários de projetos colaborativos.
Título do Evento
X Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FARIAS, Carmem Aparecida Barbosa de. CONSUMO COLABORATIVO E CONSUMO CONSCIENTE - RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic/124132-CONSUMO-COLABORATIVO-E-CONSUMO-CONSCIENTE---RELACAO-ENTRE-CONCEITOS. Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

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