O BRANDED CONTENT DA NETFLIX COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Publicado em 20/11/2018 - ISSN: 2595-850X

Título do Trabalho
O BRANDED CONTENT DA NETFLIX COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
Autores
  • Camila Ormerod
  • Bruno Henrique Marques de Mendonça
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
GT 13 - Comunicação e Tecnologias
Data de Publicação
20/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic/123351-o-branded-content-da-netflix-como-estrategia-de-comunicacao-e-marketing
ISSN
2595-850X
Palavras-Chave
Marketing de Conteúdo, branded content, publicidade na internet, análise de conteúdo, Netflix Brasil
Resumo
A era digital causou incontáveis mudanças de comportamento na vida das pessoas, em suas formas de relacionamento, entretenimento e consumo. Enquanto a publicidade era dominada pela mídia tradicional, o público não possuía tantas opções no que diz respeito ao consumo de conteúdo e, por isso, as marcas não precisavam se preocupar tanto em criar anúncios engajadores. Atualmente, o usuário tem à sua disposição uma infinidade de conteúdos para consumir, onde e quando quiser. Ele também tem mais autonomia em relação à publicidade que vê, tendo a possibilidade de pular um anúncio no YouTube ou ocultar publicações patrocinadas de qualquer marca no Facebook. Dessa forma, nasceram novos grandes objetivos de campanhas de marketing atualmente. As marcas precisam criar estratégias para reter o usuário, fazer com que ele se lembre da marca e passe por todas as etapas da compra sem encontrar pontos de fuga. Porém, a conversão não é mais o final do fluxo de compra, mas sim o momento no qual o consumidor se torna um cliente fiel e um advogado da marca, defendendo e indicando seus serviços em seu círculo social. Entretanto, essas estratégias precisam envolver o usuário com elementos que são do seu interesse. A criação de conteúdo de marca, a partir do conceito de branded content, é uma estratégia que tem sido utilizada por alguns anunciantes a fim de solucionar esses objetivos. Considerando esse cenário, vemos a marca Netflix Brasil como um dos grandes cases de sucesso na produção de campanhas digitais. A marca revolucionou o consumo de filmes e séries no mundo todo, atingindo 130 milhões de assinantes no segundo semestre de 2018 (NETFLIX, s.d). Assim, o problema de pesquisa que norteou este estudo foi: como a Netflix Brasil tornou-se um grande case de sucesso utilizando-se do branded content para a atração e manutenção do seu público-alvo? Dele, derivaram-se os objetivos de entender as mudanças no cenário do marketing mundial; estudar o marketing de conteúdo e o conceito de branded content como estratégias eficazes na resolução de objetivos de marketing de uma marca e, por fim, analisar a presença digital e campanhas publicitárias da marca Netflix Brasil – recorte empírico escolhido. O percurso metodológico constitui-se em diversas fases: em um primeiro momento foi realizada a revisão bibliográfica dos principais assuntos que nortearam esta pesquisa, dando destaque para o aporte teórico dos autores Kotler; Kartajaya e Setiawan (2017) e Longo (2014) na contextualização do cenário do Marketing Digital; Aaker (1998) e Covaleski (2010, 2013) na conceituação de branding e branded content; na Revista Guia Mundo Em Foco Extra (2016) e no próprio site da marca Netflix (s.d) para a apresentação do histórico da marca e dados mercadológicos. Como um segundo passo metodológico realizou-se uma análise de conteúdo – a partir das definições de Bardin (2011) – da página da Netflix Brasil no site de rede social Facebook, a fim de categorizar, interpretar e inferir as intenções do conteúdo produzido pela marca a fim de dialogar com seu público. Por fim, são arroladas diversas ações publicitárias produzidas pela marca nos últimos anos, com o intuito de demonstrar como se dá a atração de novos clientes e, duas, em especial – vencedoras do festival de publicidade de Cannes nos anos de 2017 e 2018 – são analisadas para o melhor entendimento. Ainda não são apresentados resultados contundentes pois o trabalho está, nesse momento, em fase de coleta e análise de dados (TCC do curso de Publicidade e Propaganda do UNICURITIBA em desenvolvimento), porém, já é possível inferir que a Netflix Brasil, ao construir o seu conteúdo publicitário, o faz pensando no engajamento e entretenimento de seu público-alvo.
Título do Evento
X Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ORMEROD, Camila; MENDONÇA, Bruno Henrique Marques de. O BRANDED CONTENT DA NETFLIX COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic/123351-O-BRANDED-CONTENT-DA-NETFLIX-COMO-ESTRATEGIA-DE-COMUNICACAO-E-MARKETING. Acesso em: 02/09/2025

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