PROJETO COMO ARGUMENTO: A DIMENSÃO RETÓRICA DO DESIGN SEGUNDO RICHARD BUCHANAN

Publicado em 25/03/2020 - ISSN: 2526-9933

DOI
10.29327/15376.1-11  
Título do Trabalho
PROJETO COMO ARGUMENTO: A DIMENSÃO RETÓRICA DO DESIGN SEGUNDO RICHARD BUCHANAN
Autores
  • João Calmon Lemme de Moraes Sarmento
Modalidade
Trabalho Completo
Área temática
Mestrado
Data de Publicação
25/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spgd_2019/225996-projeto-como-argumento---a-dimensao-retorica-do-design--segundo-richard-buchanan
ISSN
2526-9933
Palavras-Chave
Design, Retórica, Epistemologia do design, Pesquisa e metodologia do design, Filosofia do design
Resumo
Apesar de ser reconhecido como uma referência entre os pesquisadores do campo do design, Richard Buchanan não possui nenhum livro publicado, estando grande parte de sua produção dispersa em artigos editados em diversas publicações. Soma-se a isso o fato de quase não existirem textos seus traduzidos para o português, tornando sua produção pouco acessível a designers, pesquisadores e estudantes. A partir da revisão bibliográfica de textos de Richard Buchanan sobre a dimensão retórica do design, o trabalho busca apresentar a proposta teórica deste autor sobre a relação entre as artes do design e da retórica, um dos principais temas de seu trabalho. Espera-se como resultado organizar a proposta de Buchanan sobre o tema a partir da identificação e desenvolvimento em torno de três elementos de sua produção: as principais referências utilizadas pelo autor – as fontes e premissas a partir das quais ele elabora seus argumentos, estruturando, assim, as bases de sua proposta; os principais argumentos e conceitos desenvolvidos pelo autor, sua contribuição direta para a pesquisa em design; e por último, os caminhos apontados mas não desenvolvidos pelo autor e possíveis de serem explorados por aqueles que desejem avançar na produção de conhecimento do campo. Ao longo de sua produção, Richard Buchanan defende que o design se relaciona em forma e conteúdo com a “arte” da retórica, dando prosseguimento ao trabalho desenvolvido por Richard McKeon, que tinha como norte a busca por um novo logos (conhecimento), que fosse capaz de se articular com a técnica, formando, assim, uma “tecnologia” de fato. Essa nova aplicação dos estudos da retórica permitiria o desenvolvimento da ideia de uma comunicação mediada pela tecnologia. Partindo dessas propostas de McKeon, Buchanan aponta para a possibilidade de encararmos o design como a arte responsável pela estruturação dos discursos mediados pela tecnologia – sendo todo projeto de design, por si só, um argumento sobre como devemos viver nossas vidas. Esta proposta de compreensão do design, desenvolvida pelo autor ao longo de seu trabalho, tem destaque em alguns de seus artigos nos quais a relação entre design e retórica não é apenas estabelecida mas, igualmente, desenvolvida. Os textos escolhidos para esta revisão bibliográfica foram escolhidos por abordarem a relação entre design e retórica como tema central, além de apresentarem o termo “retórica”, ou derivados, em seus títulos. São eles: Declaration by Design: Rhetoric, Argument and Demonstration in Design Practice (1985) – tem como ponto central a apresentação aos pesquisadores do campo do design, da abordagem da retórica, em especial a abordagem aristotélica, como sendo capaz de analisar objetos de design tal qual argumentos. Neste artigo, Buchanan propõe que o design possa ser interpretado, tal qual a retórica, como uma arte arquitetônica a partir da qual o mundo seria construído; Rhetoric and the Productive Sciences: Towards a New Program for Research in Design (1993) – este artigo aponta para a necessidade de se formular um novo programa para a pesquisa em design. Neste artigo, a retórica aparece como um dos saberes a serem incluídos nesse novo programa onde, junto com as ciências produtivas, seria capaz de esclarecer os diversos significados de conceitos e pressupostos centrais sobre os quais os designers se baseiam, uma vez que a indefinição do campo do design e a consequente diversidade de visões sobre seu objeto de estudo, métodos e princípios da prática do design como uma das questões centrais para a pesquisa em design; Rhetoric, Humanism and Design (1995) – aqui, Buchanan apresenta o impacto da compreensão da dimensão retórica do design para o campo de estudo, assim como as consequências epistemológicas decorrentes dela. Esta compreensão traria consequências para o próprio campo de pesquisa do design, levantando questões sobre temas específicos ao campo, como, por exemplo, a pluralidade de histórias do design capazes de serem derivadas a partir da própria indeterminação quanto ao objeto de estudo do campo; Design and the New Rhetoric: Productive Arts in the Philosophy of Culture (2001) – a aproximação entre os campos do design e da retórica é retomada, desta vez dirigindo-se aos pesquisadores do campo da retórica a partir de questões apontadas inicialmente por seu mestre Richard McKeon. Compreende-se aqui que os estudos retóricos do design podem ajudar a reorientar alguns trabalhos sobre a filosofia da tecnologia através de uma nova compreensão do papel da agência humana na composição do desenvolvimento tecnológico. Ao mesmo tempo, reflete-se não apenas sobre a relevância da retórica para o design, mas do próprio design para uma nova compreensão da retórica por seus estudiosos; Strategies of Design Research: Productive Science and Rhetorical Inquiry (2007) – Richard Buchanan discorre sobre diferentes estratégias utilizadas no desenvolvimento de pesquisas em design e sobre como a interação entre elas se apresentaria como uma das responsáveis por muito da vitalidade do campo de pesquisa do design, uma vez que elas se complementariam ao encontrarem-se disponíveis sempre que a encarnação de uma ou outra estratégia não seja suficiente ou aponte problemas posteriores para os quais uma estratégia diferente se faria necessária. São apontadas como estratégias apontadas: a dialética – cujo foco seria explicar o design e seus produtos como parte integrante de um todo, de um sistema maior; a ciência do design – focada na busca por elementos básicos que perpassem as complexidades do mundo material e o funcionamento da mente; e a investigação de design – uma atualização do “novo programa da pesquisa em design” apresentado no artigo de 1993, sendo esta estratégia dividida nas vertentes da retórica do design, concentrada na comunicação e poder imaginativo, e na vertente da ciência produtiva ou poética, concentrada no fazer dos produtos e nos seus usos. Uma melhor compreensão dos tipos de problemas atendidos por cada uma dessas estratégias, nos aproximaria de debates mais produtivos e consistentes, capazes de apresentar a pesquisa em design como uma investigação unificada e coerente para a natureza do mundo produzido pelos humanos, sendo seu maior objetivo servir a toda humanidade.
Título do Evento
5º Simpósio de Pós-Graduação em Design da ESDI
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Pós-graduação em Design da Esdi
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SARMENTO, João Calmon Lemme de Moraes. PROJETO COMO ARGUMENTO: A DIMENSÃO RETÓRICA DO DESIGN SEGUNDO RICHARD BUCHANAN.. In: Anais do Simpósio de Pós-graduação em Design da Esdi. Anais...Rio de Janeiro(RJ) ESDI / UERJ, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spgd_2019/225996-PROJETO-COMO-ARGUMENTO---A-DIMENSAO-RETORICA-DO-DESIGN--SEGUNDO-RICHARD-BUCHANAN. Acesso em: 21/05/2025

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