AVALIAÇÃO DA USABILIDADE COM O MÉTODO THINK ALOUD PROTOCOL NA PLATAFORMA ADMINISTRATIVA DO BILHETE ÚNICO RJ

Publicado em 25/03/2020 - ISSN: 2526-9933

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DA USABILIDADE COM O MÉTODO THINK ALOUD PROTOCOL NA PLATAFORMA ADMINISTRATIVA DO BILHETE ÚNICO RJ
Autores
  • Eliseu da Silva Amaral
  • Sydney de Freitas
Modalidade
Trabalho Completo
Área temática
Mestrado
Data de Publicação
25/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spgd_2019/219555-avaliacao-da-usabilidade-com-o-metodo-think-aloud-protocol-na-plataforma-administrativa-do-bilhete-unico-rj
ISSN
2526-9933
Palavras-Chave
Ergonomia e usabilidade. Design de interação. Design e tecnologia. Experiência do usuário. Interação humano-computador.
Resumo
O Bilhete Único RJ é um benefício oferecido à cidadã ou ao cidadão do estado do Rio de Janeiro. O bilhete único possui uma plataforma digital para auxiliar a sua administração sendo ele pessoa jurídica ou física. Na plataforma, os usuários podem realizar recargas, visualizar relatórios, pedir novos cartões entre outros serviços. A plataforma deveria ser responsável por diminuir a quantidade de pessoas que utilizam os postos de atendimento do Rio Card, mas aparentemente isso não tem acontecido. Esta pesquisa é motivada pelo uso insatisfatório da plataforma administrativa do Bilhete Único Carioca e para identificar possíveis problemas na interação humano computador. Para Rogers, Sharp e Preece (2013) a experiência do usuário é essencial para o Design de Interação, pois leva em conta como um produto se comporta e é usado por pessoas no mundo real. A partir da experiência real, foi investigado a utilização da plataforma administrativa do Bilhete Único RJ em três níveis diferentes de experiência do usuário: usuários com zero experiência; usuários com pouca experiência; e usuários experientes. Cada grupo foi utilizado para avaliar 1 dos 3 componentes escolhidos propostos por Jordan (1998): Guessability, a efetividade, eficiência e satisfação com a qual usuários específicos podem completar tarefas específicas com um produto específico pela primeira vez. Learnability, a efetividade, eficiência e satisfação com a qual usuários específicos podem alcançar um competente nível de performance sobre tarefas específicas com um produto, tendo já completado essas tarefas uma vez anteriormente. Performance do usuário experiente (EUP – Experienced User Performance), a efetividade, eficiência e satisfação com a qual específicos usuários experientes podem alcançar tarefas específicas com um produto específico. Para o desenvolvimento do presente estudo, adotou-se o método para avaliação da usabilidade conhecido como Think Aloud Protocols, Jordan (1998) explica que este método envolve participantes falando sobre o que eles estão fazendo e pensando quando usam uma interface. Para registrar os resultados, foram gravados o áudio e a tela dos participantes ao executar uma tarefa. De acordo com o site oficial do Rio Bilhete Único “https://site.riobilheteunico.com.br” 293.318 cidadãos são beneficiados com o Bilhete Único no estado do Rio de janeiro. Para a avaliação da usabilidade da plataforma administrativa do Bilhete Único foi estipulada uma amostra da população que é beneficiada pelo Bilhete Único de 18 pessoas. Essa amostra foi dividida em 03 grupos: grupo 1 – usuários que nunca tiveram contato com a plataforma administrativa do Bilhete Único; grupo 2 – usuários que tiveram contato com a plataforma administrativa do Bilhete Único mas passam longos períodos sem utiliza-la (mais de 1 mês sem acesso a plataforma); e grupo 3 – usuários que sempre acessam a plataforma por motivos profissionais (toda semana acessam pelo menos 1 vez). Para que o tamanho da tela não comprometesse os resultados, foi utilizado o mesmo computador portátil em todos os testes. O local de aplicação dos testes foi escolhido pelo usuário. Dos 18 testes, 16 foram aplicados no local de trabalho do usuário e 02 em um escritório separado do local de trabalho do usuário. A cada um dos usuários foi solicitado que executasse uma tarefa na plataforma administrativa do Bilhete Único RJ e enquanto executasse a tarefa falasse em voz alta o que estava fazendo e pensando. A tarefa solicitada foi consultar o saldo de um determinado cartão do Bilhete Único RJ. No livro An Introduction to Usability, Jordan (1998) Utiliza a definição de usabilidade da Organização Internacional de Normalização (ISO – International Organization for Standardzation): usabilidade é a medida pela qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação em um contexto específico (ISSO 9241-11). Definição também adotada neste estudo. Para avaliar a usabilidade da plataforma na execução da tarefa solicitada, foi identificado a maneira mais eficiente de realizar a tarefa, essa maneira foi chamada de caminho crítico. Depois de identificado o caminho crítico, informações como: tempo gasto, quantidade de cliques, links acessados foram registrados para servir de base de comparação com informações extraídas dos testes com os usuários. Os resultados do caminho crítico são: caminho = Login/dados para login/ CAPTCHA/ Relatório/ Saldo e Informações de Uso/ preencher número do bilhete único/ preencher mês de referência/ CAPTCHA; quantidade de cliques = 7; tempo gasto = 55 segundos. Resultados da amostra grupo 1 teve uma efetividade de 50%, já que 3 de 6 usuários concluíram a tarefa com sucesso; tempo médio gasto pelos 3 usuários que concluíram a tarefa foi de 4 minutos e 15 segundos, 3 minutos e 10 segundos acima do tempo caminho crítico; tempo médio gasto pelos usuários que não completaram o teste foi de 6 minutos e nove segundos, 5 minutos e 14 segundos acima do tempo do caminho crítico; a quantidade média de cliques efetuados pelos usuários que concluíram a tarefa foi de 23 cliques, 16 a mais que o caminho crítico; a quantidade média de cliques efetuados pelos usuários que não concluíram a tarefa foi de 19 cliques, 12 a mais que o caminho crítico. Resultados da amostra grupo 2 teve uma efetividade de 100%, já que todos os 6 usuários completaram a tarefa; o tempo médio gasto foi de 2 minutos e 5 segundos, 1 minuto e 10 segundos acima do tempo do caminho crítico; a quantidade média de cliques foi de 18 clique, 11 a mais que o caminho crítico. Resultados da amostra grupo 3 teve uma efetividade de 100%, já que todos os 6 usuários completaram a tarefa; o tempo médio gasto foi de 2 minutos e 14 segundos, 1 minuto e 19 segundos acima do tempo do caminho crítico; a quantidade média de cliques foi de 19 cliques, 12 a mais que o caminho crítico.
Título do Evento
5º Simpósio de Pós-Graduação em Design da ESDI
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Pós-graduação em Design da Esdi
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AMARAL, Eliseu da Silva; FREITAS, Sydney de. AVALIAÇÃO DA USABILIDADE COM O MÉTODO THINK ALOUD PROTOCOL NA PLATAFORMA ADMINISTRATIVA DO BILHETE ÚNICO RJ.. In: Anais do Simpósio de Pós-graduação em Design da Esdi. Anais...Rio de Janeiro(RJ) ESDI / UERJ, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spgd_2019/219555-AVALIACAO-DA-USABILIDADE-COM-O-METODO-THINK-ALOUD-PROTOCOL-NA-PLATAFORMA-ADMINISTRATIVA-DO-BILHETE-UNICO-RJ. Acesso em: 15/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes