ENTRE O ESTRANHAMENTO E O IMPASSE REGIONAL: ANÁLISE DA POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL PARA A ARGENTINA NO ÂMBITO DO MERCOSUL (2019-2022)

Publicado em 25/11/2022 - ISBN: 978-65-5941-910-4

Título do Trabalho
ENTRE O ESTRANHAMENTO E O IMPASSE REGIONAL: ANÁLISE DA POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL PARA A ARGENTINA NO ÂMBITO DO MERCOSUL (2019-2022)
Autores
  • Thiago Vicino Fernandes
Modalidade
Pôster
Área temática
Análise de Política Externa
Data de Publicação
25/11/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spabri2022/505674-entre-o-estranhamento-e-o-impasse-regional--analise-da-politica-externa-do-brasil-para-a-argentina-no-ambito-do-m
ISBN
978-65-5941-910-4
Palavras-Chave
Política Externa Brasileira; Argentina; Mercosul
Resumo
Ao longo de mais de 30 anos, o Mercosul demonstrou resiliência no panorama do regionalismo sul-americano, e a confiança entre Brasil e Argentina foi e ainda é fundamental para a integração regional. Porém, durante o governo de Jair Bolsonaro, a pouca diplomacia da Política Externa Brasileira (PEB) para a Argentina tem promovido o tensionamento das relações institucionais no bloco, a partir das diferentes visões que os dois governos carregam acerca do processo de integração. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi analisar a PEB para a Argentina em temas envolvendo o Mercosul durante o governo Bolsonaro. A partir do subsi´dio da bibliografia acade^mica de ana´lise de poli´tica externa brasileira, procedeu-se à coleta de fontes prima´rias de informac¸a~o em texto e em vídeo, extrai´das de jornais de ampla circulação nacional (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Valor Econômico) e sites institucionais do governo brasileiro e do Mercosul, por meio de técnicas de coleta automatizada em linguagem Python. Seguiu-se a isso o tratamento e indexação dos documentos oficiais em bases mantidas pela infraestrutura do Laboratório de Relações Internacionais da Unesp (LabRI). Sugere-se que a PEB de Bolsonaro para a Argentina pode ser categorizada em dois momentos, de distanciamento e reaproximação. No entanto, a tensão no Mercosul tem desafiado seu poder institucional sobre as preferências dos Estados- parte e o respeito às regras do processo decisório, uma vez que os objetivos comuns com a integração não estão claramente estabelecidos.
Título do Evento
Seminário de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Relações Internacionais
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário de Graduação e Pós-graduação em Relações Internacionais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNANDES, Thiago Vicino. ENTRE O ESTRANHAMENTO E O IMPASSE REGIONAL: ANÁLISE DA POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL PARA A ARGENTINA NO ÂMBITO DO MERCOSUL (2019-2022).. In: Anais do Seminário de Graduação e Pós-graduação em Relações Internacionais. Anais...São Paulo(SP) IRI-USP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spabri2022/505674-ENTRE-O-ESTRANHAMENTO-E-O-IMPASSE-REGIONAL--ANALISE-DA-POLITICA-EXTERNA-DO-BRASIL-PARA-A-ARGENTINA-NO-AMBITO-DO-M. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes