A PÓS-GRADUAÇÃO EM RI NO BRASIL: A INICIATIVA AMPLIARI (2020-2022)

Publicado em 25/11/2022 - ISBN: 978-65-5941-910-4

Título do Trabalho
A PÓS-GRADUAÇÃO EM RI NO BRASIL: A INICIATIVA AMPLIARI (2020-2022)
Autores
  • João Pedro Flor Fernandes
  • Gabriel Roberto Dauer
  • Carolina Antunes Condé de Lima
Modalidade
Trabalho avulso
Área temática
Ensino, Pesquisa e Extensão
Data de Publicação
25/11/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spabri2022/505663-a-pos-graduacao-em-ri-no-brasil--a-iniciativa-ampliari-(2020-2022)
ISBN
978-65-5941-910-4
Palavras-Chave
Voluntariado; Diversidade; Justiça epistêmica; Ingresso.
Resumo
O ampliaRI visa proporcionar um apoio acadêmico para grupos considerados minoritários a ingressarem em programas de Pós-Graduação cujas linhas de pesquisa estejam concentradas na área de Relações Internacionais (RI) e/ou Ciência Política (PPGRIs). A iniciativa incorpora os seguintes recortes sociopolíticos: pessoas negras, indígenas, quilombolas, refugiadas, migrantes, transexuais e/ou com deficiência. Para tal, o ampliaRI disponibiliza um conjunto de ações para seu público apoiado, como revisão de projetos, preparação para entrevistas, análise de editais, orientação para construção, revisão e atualização do currículo lattes, correção e orientação para cartas de motivação, entre outras ações que findam demandas específicas no formato de oficinas colaborativas. Todas as atividades são on-line, gratuitas e calcadas no trabalho voluntário de estudantes de diferentes universidades brasileiras, o que não vincula o ampliaRI a uma determinada instituição. Nesse sentido, este artigo apresenta o perfil do público atendido pelo ampliaRI desde sua fundação, em 2020, até o primeiro semestre de 2022, e as variáveis que podem ser consideradas na decisão de ingressar na Pós-Graduação, bem como sua articulação com o mundo acadêmico das RI. Metodologicamente, a pesquisa utiliza dados quantitativos e qualitativos dos membros do ampliaRI, sendo eles revisores, candidatos e candidatas, construídos por meio de formulários que examinam os elementos sociodemográficos e acadêmicos formadores destes sujeitos, os quais analisam trabalhos e se postulam a vagas nos PPGRIs do país, respectivamente. Considerando as especificidades destes grupos e sua menor incidência nos currículos, salas de aula e eventos da área no Brasil, a experiência do ampliaRI é analisada sob a luz de trabalhos capitaneados por pesquisadores e pesquisadores das RI e áreas correlatas como Carneiro (2005), Fernández (2015), Halliday (1999), Kilomba (2016), Kretzer (2021), Morais (2021), Quadros (2019) e Silva (2021). Tais referências possibilitam uma compreensão crítica da iniciativa, haja vista as condições do campo de RI em absorver as diferentes caras, cores e origens na produção de alta qualidade das pesquisas brasileiras na área. Logo, essa pesquisa se insere justamente no grande tema do 8º Encontro Nacional da ABRI, pois ao discutir as “Relações Internacionais da América Latina para o Mundo” não há como circunscrever os problemas estruturais e estruturantes da educação do subcontinente que passa indubitavelmente pela exclusão social, preconceitos e silenciamentos epistêmicos hoje muito bem conhecidos, mas não necessariamente atacados com a ênfase necessária de transformação desses espaços e dessas estruturas acadêmicas que não correspondem com a realidade sociodemográfica brasileira. Um objetivo suplementar é o de compartilhar com a comunidade brasileira das RI a iniciativa ampliaRI, seus meandros, dificuldades e conquistas consolidadas até o presente. Sabemos também que não atuamos de maneira solitária, visto que florescem em todo país iniciativas de diferentes movimentos sociais, universidades e cursos que, de alguma forma, atuam pela diversificação do perfil dos pesquisadores e pesquisadores no Brasil ao acreditarem que esta é uma das saídas mais eficientes para a solução de problemas sociais. Para ser possível organizar e completar todos esses tópicos, além da introdução e das considerações finais, o artigo está dividido em duas partes: 1) A Pós-Graduação em RI no Brasil: a iniciativa ampliaRI; 2) Resultados e dificuldades do ampliaRI. Na primeira, observamos o perfil sociodemográfico de discentes, docentes e egressos do campo, em constante diálogo com teorias que abarcam raça, gênero e discutem a acessibilidade para podermos ter uma visão mais completa do universo dos PPGRIs. Na segunda parte do artigo, são analisados dados qualitativos e quantitativos do ampliaRI, criados via formulários que mapeiam a situação econômica, social e psicológica dos membros do ampliaRI. Os resultados são lidos com a lente de autores e autoras das RIs e áreas correlatas, assim como pesquisadores e pesquisadores situados no Brasil, de uma nova geração que coloca no cerne de suas investigações as intersecções das opressões e suas reproduções no nosso campo. Os resultados preliminares evidenciam que a experiência do ampliaRI representa para o ensino e pesquisa do campo no Brasil um exemplo de uma ação seminal que se soma ao aumento de consciência sobre a importância da justiça epistêmica, no sentido de reafirmar a necessidade de diversificar o perfil dos pesquisadores, para a própria inovação e qualidade da educação superior. Não menos relevante, a iniciativa aponta para outras necessidades e urgências a serem melhor observadas na pós-graduação, como questões de permanência discente, saúde mental, acessibilidades e demais direitos já consolidados nas universidades que, muitas vezes, são negligenciados pelos PPGRIs aos seus discentes e aspirantes a uma de suas vagas.
Título do Evento
Seminário de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Relações Internacionais
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário de Graduação e Pós-graduação em Relações Internacionais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNANDES, João Pedro Flor; DAUER, Gabriel Roberto; LIMA, Carolina Antunes Condé de. A PÓS-GRADUAÇÃO EM RI NO BRASIL: A INICIATIVA AMPLIARI (2020-2022).. In: Anais do Seminário de Graduação e Pós-graduação em Relações Internacionais. Anais...São Paulo(SP) IRI-USP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spabri2022/505663-A-POS-GRADUACAO-EM-RI-NO-BRASIL--A-INICIATIVA-AMPLIARI-(2020-2022). Acesso em: 06/07/2025

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