A FUNÇÃO (ANTI)SOCIAL DA UNIVERSIDADE: NEOLIBERALISMO E O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Publicado em 25/11/2022 - ISBN: 978-65-5941-910-4

Título do Trabalho
A FUNÇÃO (ANTI)SOCIAL DA UNIVERSIDADE: NEOLIBERALISMO E O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Autores
  • Octávio Henrique Alves Costa de Oliveira
  • Marcos do Vale Araujo
  • Lucca Giannini Palermo Moreno Belfi
Modalidade
Trabalho avulso
Área temática
Ensino, Pesquisa e Extensão
Data de Publicação
25/11/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spabri2022/505659-a-funcao-(anti)social-da-universidade--neoliberalismo-e-o-ensino-superior-no-brasil-contemporaneo
ISBN
978-65-5941-910-4
Palavras-Chave
Neoliberalismo, Ensino Superior, Educação Brasileira
Resumo
A universidade, assim como quaisquer outras instituições, possui uma função social, a qual pode ser definida como a de ser uma unidade do saber, integrando a filosofia, as ciências, as artes e as técnicas, para atender a um único objetivo: entender o homem para servi-lo melhor, tanto como pessoa livre, quanto como sociedade pacífica. Este ideal, quase que utópico, tem sido ameaçado pelas pressões impostas pelo neoliberalismo, paradigma teorizado nos anos quarenta e cinquenta, exposto e praticado nos anos oitenta e estendido nos anos noventa até a atualidade, caracterizado pela priorização do individualismo, da concorrência, da meritocracia e da eficiência. Este processo não ocorre de forma puramente endógena, mas, na verdade, é fruto de uma complexa convergência de interesses entre forças sociais que atuam no âmbito das instituições financeiras internacionais e entidades domésticas ligadas ao lobby político neoliberal e ao capital do ensino superior privado. Estas forças, notadamente classes capitalistas transnacionais envolvidas nos processos globais de acumulação, operam como atores políticos, intelectuais, culturais e econômicos, influenciando o processo educacional doméstico brasileiro. Neste sentido, este ensaio se utiliza do caso educacional brasileiro para refletir acerca da influência do neoliberalismo no cumprimento da função social das universidades brasileiras, tanto no sentido do seu acesso pelos cidadãos brasileiros quanto na formação ética dos seus discentes. O trabalho possui natureza exploratória e majoritariamente qualitativa, a partir de pesquisas bibliográficas de autores críticos que versam sobre a conjuntura e estrutura educacional brasileira e documentos estatísticos sobre indicadores educacionais para remontar a construção do atual cenário educacional brasileiro. Para tanto, remontamos de perspectivas e terminologias oriundas da Teoria Crítica Neogramsciana, traçando as transformações internas ocorridas desde o surgimento das universidades no país nos anos 1920, além do papel exercido pelas instituições internacionais na garantia da coesão hegemônica em torno da estrutura social neoliberal.
Título do Evento
Seminário de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Relações Internacionais
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário de Graduação e Pós-graduação em Relações Internacionais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Octávio Henrique Alves Costa de; ARAUJO, Marcos do Vale; BELFI, Lucca Giannini Palermo Moreno. A FUNÇÃO (ANTI)SOCIAL DA UNIVERSIDADE: NEOLIBERALISMO E O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.. In: Anais do Seminário de Graduação e Pós-graduação em Relações Internacionais. Anais...São Paulo(SP) IRI-USP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spabri2022/505659-A-FUNCAO-(ANTI)SOCIAL-DA-UNIVERSIDADE--NEOLIBERALISMO-E-O-ENSINO-SUPERIOR-NO-BRASIL-CONTEMPORANEO. Acesso em: 21/05/2025

Trabalho

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