A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ATRAVÉS DA PARADIPLOMACIA NA FRONTEIRA TRINACIONAL.

Publicado em 25/11/2022 - ISBN: 978-65-5941-910-4

Título do Trabalho
A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ATRAVÉS DA PARADIPLOMACIA NA FRONTEIRA TRINACIONAL.
Autores
  • Suellen Mayara Péres de Oliveira
  • Gustavo Oliveira Vieira
Modalidade
Trabalho avulso
Área temática
Ensino, Pesquisa e Extensão
Data de Publicação
25/11/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spabri2022/505642-a-integracao-entre-ensino-pesquisa-e-extensao-de-relacoes-internacionais-atraves-da-paradiplomacia-na-fronteira-
ISBN
978-65-5941-910-4
Palavras-Chave
Paradiplomacia; cooperação transfronteiriça; pesquisa-participante
Resumo
A pesquisa apresentada aqui é resultado da cooperação entre universidade e poder público local, a partir de uma parceria entre o município fronteiriço de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, a partir da Divisão de Assuntos Internacionais (DAI), com acadêmicos docentes do bacharelado de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Tal cooperação ocorre por meio do projeto de extensão “Paradiplomacia para Integração Transfronteiriça” que visa implementar os Acordos de Localidades Fronteiriças Vinculadas dos países fronteiriços pela promoção de um Plano Municipal de Relações Internacionais (doravante denominado PLARIFI). Na geografia política que abarca o município de Foz do Iguaçu, promoveu-se o fenômeno da transfronteirização, que hoje define a região de uma tríplice fronteira em uma fronteira trinacional ou uma metrópole trinacional. Condição que favorece a paradiplomacia transfronteiriça (ODDONE, 2013). Desde 2019, o município de Foz do Iguaçu vem afirmando de modo estratégico sua identidade transfronteiriça por meio do retorno à participação nas redes internacionais de cidades, no bojo dessas ações, a (DAI), que estava vinculada à secretaria de Turismo até 2019, chamou os professores do curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) para prestar suporte técnico para elaboração do Plano Municipal de Relações Internacionais da cidade de Foz do Iguaçu. Essa demanda atende as dinâmicas locais de cooperação transfronteiriça que são praticadas de muitos modos nessas cidades, quer seja por atores locais com interesses internacionais, quer pela população que cruza a fronteira para estudar, trabalhar e curtir os espaços de lazer. Ela também atende a um regionalismo integrado pelas políticas do Mercosul e as relações binacionais da ITAIPU. Por ser uma prática social, as modalidades do exercício cotidiano dos poderes locais interferem nos tipos de práticas paradiplomáticas das entidades subnacionais, sobretudo nas cidades de fronteiras, onde esses poderes locais estão atuando sob práticas socioculturais, muitas vezes anteriores à construção das fronteiras nacionais. Entender a cooperação transfronteiriça a partir das interpretações dos atores locais, vem sendo uma abordagem que Krisztina Varró (2016) chamou de retorno da prática para o tema dos estudos fronteiriços. Para alinhar a pesquisa das práticas translocais chegou-se à conclusão que a metodologia mais adequada é a PAP (Pesquisa-Ação-Participante), pessoas que aprendem participando, proposta por Orlando Fals Borda na década de 1960 (FALS BORDA, 1983). Ao longo do projeto a DAI criou uma comissão para elaboração do Plano Municipal de Relações Internacionais (PLARIFI) composta pelos professores coordenadores do projeto, coordenadora do curso de Relações Internacionais da Universidade Dinâmica Cataratas (UDC), membro pesquisador do Programa Novos Arranjos para Inovação (NAPI), servidores e estagiários voluntários. Durante o ano de 2021 foi realizada a primeira fase correspondente ao mapeamento dos atores principais, realizando mais de 78 entrevistas orais com questionário semi-estruturado, equivalente a 117 horas. Nessa etapa estão sendo diagnosticadas as necessidades das áreas de: trânsito transfronteiriço, comércio aduaneiro, saúde, educação, Direitos Humanos, rede de assistência a emergência e desastres socioambientais, principalmente as demandas da Diretoria de Assuntos Internacionais. A fase de análise e diagnóstico serão realizadas em julho e agosto de 2022, que compreenderá a reunião de todos esses dados e a realização de oficinas do futuro com os gestores e lideranças comunitárias para construção dos cenários futuros para viver bem na tríplice fronteira. O resultado desse diagnóstico participativo será a base para o desenho da política pública a ser aprovado na câmara municipal, bem como será elaborada uma nota técnica de orientação para a implantação e o monitoramento do Plano de Relações Internacionais. Embora esteja em fase conclusão, alguns resultados do projeto podem ser sintetizados, o primeiro deles é o fato de que a “Chancelaria de Foz do Iguaçu” tornou-se um espaço educador de relações internacionais e cooperação transfronteiriça, onde não só participam os estudantes estagiários remunerados e não remunerados dos cursos de Relações Internacionais da UNILA e da UDC, como ela se tornou um polo de atuação da extensão universitária da UNILA, onde estão envolvidos 20 estudantes graduação e pós graduação em Relações Internacionais vinculados ao projeto de extensão. E uma disciplina optativa de paradiplomacia está sendo ministrada no formato do modelo de curricularização da extensão do curso de Relações Internacionais e Integração da UNILA. A pesquisa participante integrada ao ensino e a extensão através da parceria com o município de Foz do Iguaçu com acadêmicos da universidade (UNILA), por meio de um projeto de extensão (“Paradiplomacia para Cooperação Transfronteiriça”), permitiu valorizar o acúmulo de experiências e as percepções produzidas pelos saberes locais, para, assim, buscar identificar algumas sínteses do Interesse Local Internacional (Villarruel et all (2019) e, a partir daí, projetar um Plano Municipal de Relações Internacionais de Foz do Iguaçu, o PLARIFI. Bibliografia FALS BORDA, Orlando (1983). Conocimiento y poder popular. México: Siglo ZZI Editores. ODDONE, Nahuel & GALANTINI, Eduardo.(2013). Monte Caseros, Bella Unión, Barra do Quaraí: un escenario privilegiado para la cooperación transfronteriza en el corazón del Mercosur.1 edición. Merlo: Instituto Superior Dr. Arturo Jauretche. VARRÓ, Krisztina(2016). Recognising the emerging transnational spaces and subjectivities of Cross-border Cooperation: Towards a Reserarch Agenda. Geopolitics, 21:1,171-194. DOI: 10.1080/14650045.2015.1094462 VILLARRUEL, Daniel; RUA RODRÍGUEZ, Besty Karenina; MORALES PÉREZ, Ana Paula (2019). Actores e intereses en la construcción del interés local internacional del estado de Jalisco. In: VILLARRUEL, D.; LARA PACHECO, Ray Freddy; MORENO ARELLANO, Carlos Iván; SIGALA GÓMEZ, Miguel Ángel. Actores Locales, Impactos Globales: aportes académicos en paradiplomacia. Guadalajara: Universidad de Guadalajara, p. 14-33.
Título do Evento
Seminário de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Relações Internacionais
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário de Graduação e Pós-graduação em Relações Internacionais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Suellen Mayara Péres de; VIEIRA, Gustavo Oliveira. A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ATRAVÉS DA PARADIPLOMACIA NA FRONTEIRA TRINACIONAL... In: Anais do Seminário de Graduação e Pós-graduação em Relações Internacionais. Anais...São Paulo(SP) IRI-USP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spabri2022/505642-A-INTEGRACAO-ENTRE-ENSINO-PESQUISA-E-EXTENSAO-DE-RELACOES-INTERNACIONAIS-ATRAVES-DA-PARADIPLOMACIA-NA-FRONTEIRA-. Acesso em: 01/09/2025

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