A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DO ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES PERTINENTES.

Publicado em 12/01/2021 - ISBN: 978-65-5941-062-0

DOI
10.29327/snctcacoal2020.281508  
Título do Trabalho
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DO ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES PERTINENTES.
Autores
  • Vera Lucia Lopes Silveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação & Tecnologias
Data de Publicação
12/01/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/snctcacoal2020/281508-a-relacao-professor-aluno-no-ensino-medio-sob-a-otica-do-estatuto-da-crianca-e-adolescente--algumas-reflexoes-per
ISBN
978-65-5941-062-0
Palavras-Chave
Adolescente, ECA, Relação professor-aluno.
Resumo
O artigo faz uma abordagem reflexiva a respeito da relação entre professor e aluno, sob o ponto de vista do Estatuto da Criança e Adolescente – ECA. Sua base teórica foi fundamentada no conteúdo do próprio documento, ou seja, a Lei 8.069 de 13 de julho de 1990 que regulamenta o artigo 227 da Constituição Federal de 1988 e seus respectivos parágrafos. Estes preconizam sobre o dever da família, da sociedade e do Estado em preservar os direitos da criança, jovem e adolescente. A pesquisa, de caráter teórico e documental, estabeleceu um diálogo com os autores Tardif, Libâneo, Silva e Aranha, no intuito de fazer um comparativo com as informações obtidas, utilizado a técnica da observação direta da realidade, realizada em reuniões de conselho de classe, conversas informais na sala de professores, participação em reuniões de pais, cursos de capacitação e exercício da docência. Apropriando-se do papel de professor/investigador a pesquisadora interpreta as informações a partir da abordagem qualitativa e aponta algumas considerações relevantes para uma relação professor/aluno saudável, que contribua para o processo de ensino e aprendizagem, sem, todavia, invadir a privacidade e intimidade do adolescente.
Título do Evento
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - IFRO-Campus Cacoal
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVEIRA, Vera Lucia Lopes. A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DO ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES PERTINENTES... In: Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal. Anais...Cacoal(RO) IFRO, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/snctcacoal2020/281508-A-RELACAO-PROFESSOR-ALUNO-NO-ENSINO-MEDIO-SOB-A-OTICA-DO-ESTATUTO-DA-CRIANCA-E-ADOLESCENTE--ALGUMAS-REFLEXOES-PER. Acesso em: 18/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes